Determinação de parâmetros termodinâmicos para projetos de equipamentos de refrigeração para carrocerias frigoríficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Maico Ismael
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/1264
Resumo: O transporte refrigerado de cargas sensíveis a temperatura exige o emprego de carrocerias frigoríficas isoladas equipadas com sistemas de refrigeração. As carrocerias frigoríficas são submetidas às mais diversas situações de transporte de calor, entre elas altas temperaturas externas e irradiação solar. Na manutenção da qualidade dos produtos transportados com temperatura estável, o correto dimensionamento do equipamento de geração de frio é imprescindível. A avaliação da carga térmica devido a penetração de calor durante o período de transporte se mostra fundamental para a seleção deste equipamento. Este trabalho objetiva comparar a carga térmica teórica para uma carroceria frigorífica de transporte de alimentos em condições críticas de operação, com a carga térmica verificada experimentalmente para a mesma condição. Nos testes experimentais foram obtidos registros de variações de temperaturas em diversos pontos da carroceria frigorífica ao longo do tempo, permitindo o cálculo da carga térmica a partir dos dados coletados, o que foi comparado com o cálculo teórico, empregando equações de transferência de calor. Os resultados obtidos indicam similaridade na ordem de grandeza das cargas térmicas determinadas teórica e experimentalmente, validando a aplicabilidade das equações de transporte de calor.
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spelling Lehn, Daniel Neutzlinghttp://lattes.cnpq.br/5454474578459492Lehn, Daniel NeutzlingHermany, LoberToso, Marcelo AndréSchmitz, Maico Ismael2017-02-03T19:42:43Z2017-02-03T19:42:43Z2017-012016-06-28O transporte refrigerado de cargas sensíveis a temperatura exige o emprego de carrocerias frigoríficas isoladas equipadas com sistemas de refrigeração. As carrocerias frigoríficas são submetidas às mais diversas situações de transporte de calor, entre elas altas temperaturas externas e irradiação solar. Na manutenção da qualidade dos produtos transportados com temperatura estável, o correto dimensionamento do equipamento de geração de frio é imprescindível. A avaliação da carga térmica devido a penetração de calor durante o período de transporte se mostra fundamental para a seleção deste equipamento. Este trabalho objetiva comparar a carga térmica teórica para uma carroceria frigorífica de transporte de alimentos em condições críticas de operação, com a carga térmica verificada experimentalmente para a mesma condição. Nos testes experimentais foram obtidos registros de variações de temperaturas em diversos pontos da carroceria frigorífica ao longo do tempo, permitindo o cálculo da carga térmica a partir dos dados coletados, o que foi comparado com o cálculo teórico, empregando equações de transferência de calor. Os resultados obtidos indicam similaridade na ordem de grandeza das cargas térmicas determinadas teórica e experimentalmente, validando a aplicabilidade das equações de transporte de calor.The refrigerated transport of sensitive loads temperature requires the use of insulated refrigerated truck bodies equipped with cooling systems. The refrigerated bodies are subjected to various heat transport conditions, including high external temperature and solar irradiation. For maintaining the quality of the products transported with stable temperature, the correct dimensioning of the cold generating equipment is essential. The evaluation of the thermal load due to heat penetration during the transportation period is fundamental to the selection of the equipment. This study aims to compare the theoretical thermal load to a cold body of food transport in critical operating conditions, with the experimentally verified thermal load for the same condition. In the experimental tests were obtained records of temperature variations in various points of the cooling body over time, permitting the calculation of the thermal load from the collected data, that was compared with the theoretical calculation, employing heat transfer equations. The obtained results indicate similarity in the order of magnitude of the determinates theoretical and experimental thermal loads validating the applicability of heat transport equations.-1SCHMITZ, Maico Ismael. Determinação de parâmetros termodinâmicos para projetos de equipamentos de refrigeração para carrocerias frigoríficas. 2016. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1264. http://hdl.handle.net/10737/1264http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessENGDimensionamentoCaminhão frigorificoCarga térmicaDeterminação de parâmetros termodinâmicos para projetos de equipamentos de refrigeração para carrocerias frigoríficasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2016MaicoIsmaelSchmitz.pdf2016MaicoIsmaelSchmitz.pdfapplication/pdf2395411https://www.univates.br/bdu/bitstreams/533a121e-d6ba-4625-a033-c605b122fef8/downloadfe515b8b2ad9f794b1c844115cadb5ebMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43https://www.univates.br/bdu/bitstreams/67c9e28f-d1cc-4227-bf74-c6388275fde6/download321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_texttext/html; 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