Violência simbólica: uma reflexão acerca do habitus docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandt, Jóice
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/626
Resumo: O presente trabalho de conclusão apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre o habitus docente e a violência simbólica. O objetivo deste trabalho é investigar de que forma a violência simbólica se manifesta, no campo escolar, através do habitus docente inserido no contexto curricular. Para tanto, são abordados os conceitos de campo, habitus e violência simbólica, de Pierre Bourdieu. O presente estudo se justifica por ser, atualmente, indispensável tratarmos sobre a violência em relação ao espaço escolar. Neste sentido é também de total relevância a discussão acerca de uma violência simbólica, que não se manifesta por agressões físicas, mas que pode estar implícita nas ações e relações de todos os indivíduos que são parte do espaço escolar. Através de estudos teóricos dos conceitos de Pierre Bourdieu, análise de questões pertinentes ao currículo escolar e de relações com a própria prática docente, pretende-se pensar na forma que a violência simbólica pode se manifestar por meio do habitus docente.
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Através de estudos teóricos dos conceitos de Pierre Bourdieu, análise de questões pertinentes ao currículo escolar e de relações com a própria prática docente, pretende-se pensar na forma que a violência simbólica pode se manifestar por meio do habitus docente.http://hdl.handle.net/10737/626http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCHViolência simbólicaEscolaCurrículo escolarHabitus docentePierre BourdieuViolência simbólica: uma reflexão acerca do habitus docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2014JoiceBrandt.pdf2014JoiceBrandt.pdfapplication/pdf582625https://www.univates.br/bdu/bitstreams/9837bf76-ea9d-4994-b454-f0be33bc27e1/downloadf9a3df862183c7a29661761185a54eafMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/09d20256-b0af-41be-8e04-8fc5a88a8eb9/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream22302https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cce3ddc2-b764-43f9-aa75-01ed86df0a83/download1e0094e9d8adcf16b18effef4ce7ed83MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148https://www.univates.br/bdu/bitstreams/e3f9e609-078b-475c-9d9b-6ae93cca67f7/download9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain3559https://www.univates.br/bdu/bitstreams/efa3246f-b8d3-4b4d-a2db-3204374b9ba0/download08a992a269798a3d2f82613c89585413MD55TEXT2014JoiceBrandt.pdf.txt2014JoiceBrandt.pdf.txtExtracted texttext/plain77486https://www.univates.br/bdu/bitstreams/9384e674-e902-4f2e-8716-d2295219f7dd/downloadb4f093ae1d1ada36fd26d7bc4eb9e31dMD512THUMBNAIL2014JoiceBrandt.pdf.jpg2014JoiceBrandt.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4080https://www.univates.br/bdu/bitstreams/2271b37e-dfd7-485b-9e4e-309fa0a411b0/download784313471af24e70cda8497b521a3faeMD51310737/6262023-06-26 12:21:42.269http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/oai:univates.br:10737/626https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T12:21:42Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - 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