As crônicas de Odisseu - jogo eletrônico mobile como ferramenta de incentivo à leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spohr, Luís Guilherme
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/2701
Resumo: O presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo eletrônico mobile que incentive o hábito da leitura, com intuito de proporcionar uma experiência mais atrativa, interativa e abrangente entre usuário e leitura. Para isso, observou-se o panorama da relação entre leitor e leitura no Brasil, assim como os benefícios da mesma para o desenvolvimento intelectual. Regeu-se também, um estudo referencial acerca da visão contemporânea das competências do design no cotidiano, assim como um olhar mais aprofundado nas atribuições da figura do designer, principalmente no que tange ao profissional inserido na esfera dos jogos eletrônicos, o qual teve papel fundamental na construção de uma indústria extremamente popular e lucrativa. O referencial ainda apresenta o entendimento do videogame como um suporte potencial de ensino e conscientização, além da convergência entre conceitos de jogos eletrônicos e design instrucional. Apresenta-se também, com base em um levantamento de dados, um quadro atual da popularidade dos smartphones e o seu uso como console de jogos. Para a construção do projeto, buscou-se um maior entendimento do processo convencional de desenvolvimento de um game, no entanto, a construção se delineará pelos conceitos metodológicos de Garrett (2011), os quais compreendem a experiência do usuário como tema central de desenvolvimento, para assim proporcionar a melhor experiência de interação possível. Por fim, é apresentado um protótipo de jogo eletrônico mobile como motor de incentivo ao desenvolvimento do ato contínuo da leitura.
id UVAT_a7e877b71d539f03d34df72e19cbdda4
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/2701
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Teixeira, Bruno da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5057377626171449Teixeira, Bruno da SilvaDapper, Silvia Trein HeimfarthBrod, Rodrigo de AzambujaSpohr, Luís Guilherme2020-04-06T19:11:38Z2020-04-06T19:11:38Z2019-112019-12-02O presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo eletrônico mobile que incentive o hábito da leitura, com intuito de proporcionar uma experiência mais atrativa, interativa e abrangente entre usuário e leitura. Para isso, observou-se o panorama da relação entre leitor e leitura no Brasil, assim como os benefícios da mesma para o desenvolvimento intelectual. Regeu-se também, um estudo referencial acerca da visão contemporânea das competências do design no cotidiano, assim como um olhar mais aprofundado nas atribuições da figura do designer, principalmente no que tange ao profissional inserido na esfera dos jogos eletrônicos, o qual teve papel fundamental na construção de uma indústria extremamente popular e lucrativa. O referencial ainda apresenta o entendimento do videogame como um suporte potencial de ensino e conscientização, além da convergência entre conceitos de jogos eletrônicos e design instrucional. Apresenta-se também, com base em um levantamento de dados, um quadro atual da popularidade dos smartphones e o seu uso como console de jogos. Para a construção do projeto, buscou-se um maior entendimento do processo convencional de desenvolvimento de um game, no entanto, a construção se delineará pelos conceitos metodológicos de Garrett (2011), os quais compreendem a experiência do usuário como tema central de desenvolvimento, para assim proporcionar a melhor experiência de interação possível. Por fim, é apresentado um protótipo de jogo eletrônico mobile como motor de incentivo ao desenvolvimento do ato contínuo da leitura.This project aims to develop an electronic mobile game that encourages the reading habit, in order to provide a more attractive, interactive and comprehensive user-reading experience. For this, the panorama of the relation between reader and reading in Brazil was observed, as well as the benefits of the same for the intellectual development. A bibliographical study was also carried out on the contemporary vision of the competences of the design in the daily life, as well as a more in-depth look at the attributions of the figure of the designer, especially with regard to the professional inserted in the sphere of electronic games, which played a fundamental role in building an extremely popular and lucrative industry. The referential still presents the understanding of videogame as a potential support of teaching and awareness, as well as the convergence between concepts of electronic games and instructional design. Based on a data survey, a current picture of the popularity of smartphones and their potential use as a gaming console is also presented. For the construction of the project, a greater understanding of the conventional process of game development was sought, however, the construction will be delineated by the methodological concepts of Garrett (2011), which understand the user experience as a central theme of development, to provide the best possible interaction experience. Finally, a mobile electronic game prototype is presented as an incentive engine for the development of the continuous act of reading.-1SPOHR, Luís Guilherme. As crônicas de Odisseu - jogo eletrônico mobile como ferramenta de incentivo à leitura. 2019. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 02 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2701. http://hdl.handle.net/10737/2701http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAJogos eletrônicosDesignJogos mobileLeituraElectronic gamesMobile gamesReadingAs crônicas de Odisseu - jogo eletrônico mobile como ferramenta de incentivo à leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2019LuisGuilhermeSpohr.pdf2019LuisGuilhermeSpohr.pdfapplication/pdf26781192https://www.univates.br/bdu/bitstreams/979f397d-4ca2-4217-b98f-b9d6c37411ee/download5957c391b6a262ef9a3b23f6e7e07dc8MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/2d6bd02a-965b-4e10-a5ea-707a31ad3e88/download924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/0f859267-a021-4cb0-890e-d7680258ed57/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/0635996a-1378-4fec-8ff4-737c1b6fe76f/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4576https://www.univates.br/bdu/bitstreams/82582e3e-3428-466d-bc0c-05c789ab376d/downloadc31e8116f0c42bd73fcea6927f4f02d1MD55TEXT2019LuisGuilhermeSpohr.pdf.txt2019LuisGuilhermeSpohr.pdf.txtExtracted texttext/plain102676https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b15b1270-85df-4b27-9abd-956aa74bd204/download325b153cf683d7863791f46d2434ecebMD510THUMBNAIL2019LuisGuilhermeSpohr.pdf.jpg2019LuisGuilhermeSpohr.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4341https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4d990535-b5d2-4a07-9a2a-5f44c8393225/download5895049ec4311877f49daec8eb62637fMD51110737/27012023-06-26 11:56:42.55http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/2701https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T11:56:42Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As crônicas de Odisseu - jogo eletrônico mobile como ferramenta de incentivo à leitura
title As crônicas de Odisseu - jogo eletrônico mobile como ferramenta de incentivo à leitura
spellingShingle As crônicas de Odisseu - jogo eletrônico mobile como ferramenta de incentivo à leitura
Spohr, Luís Guilherme
CSA
Jogos eletrônicos
Design
Jogos mobile
Leitura
Electronic games
Mobile games
Reading
title_short As crônicas de Odisseu - jogo eletrônico mobile como ferramenta de incentivo à leitura
title_full As crônicas de Odisseu - jogo eletrônico mobile como ferramenta de incentivo à leitura
title_fullStr As crônicas de Odisseu - jogo eletrônico mobile como ferramenta de incentivo à leitura
title_full_unstemmed As crônicas de Odisseu - jogo eletrônico mobile como ferramenta de incentivo à leitura
title_sort As crônicas de Odisseu - jogo eletrônico mobile como ferramenta de incentivo à leitura
author Spohr, Luís Guilherme
author_facet Spohr, Luís Guilherme
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Bruno da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5057377626171449
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Teixeira, Bruno da Silva
Dapper, Silvia Trein Heimfarth
Brod, Rodrigo de Azambuja
dc.contributor.author.fl_str_mv Spohr, Luís Guilherme
contributor_str_mv Teixeira, Bruno da Silva
Teixeira, Bruno da Silva
Dapper, Silvia Trein Heimfarth
Brod, Rodrigo de Azambuja
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CSA
topic CSA
Jogos eletrônicos
Design
Jogos mobile
Leitura
Electronic games
Mobile games
Reading
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Design
Jogos mobile
Leitura
Electronic games
Mobile games
Reading
description O presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo eletrônico mobile que incentive o hábito da leitura, com intuito de proporcionar uma experiência mais atrativa, interativa e abrangente entre usuário e leitura. Para isso, observou-se o panorama da relação entre leitor e leitura no Brasil, assim como os benefícios da mesma para o desenvolvimento intelectual. Regeu-se também, um estudo referencial acerca da visão contemporânea das competências do design no cotidiano, assim como um olhar mais aprofundado nas atribuições da figura do designer, principalmente no que tange ao profissional inserido na esfera dos jogos eletrônicos, o qual teve papel fundamental na construção de uma indústria extremamente popular e lucrativa. O referencial ainda apresenta o entendimento do videogame como um suporte potencial de ensino e conscientização, além da convergência entre conceitos de jogos eletrônicos e design instrucional. Apresenta-se também, com base em um levantamento de dados, um quadro atual da popularidade dos smartphones e o seu uso como console de jogos. Para a construção do projeto, buscou-se um maior entendimento do processo convencional de desenvolvimento de um game, no entanto, a construção se delineará pelos conceitos metodológicos de Garrett (2011), os quais compreendem a experiência do usuário como tema central de desenvolvimento, para assim proporcionar a melhor experiência de interação possível. Por fim, é apresentado um protótipo de jogo eletrônico mobile como motor de incentivo ao desenvolvimento do ato contínuo da leitura.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-12-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-06T19:11:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-06T19:11:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SPOHR, Luís Guilherme. As crônicas de Odisseu - jogo eletrônico mobile como ferramenta de incentivo à leitura. 2019. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 02 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2701.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/2701
identifier_str_mv SPOHR, Luís Guilherme. As crônicas de Odisseu - jogo eletrônico mobile como ferramenta de incentivo à leitura. 2019. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 02 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2701.
url http://hdl.handle.net/10737/2701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/979f397d-4ca2-4217-b98f-b9d6c37411ee/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/2d6bd02a-965b-4e10-a5ea-707a31ad3e88/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/0f859267-a021-4cb0-890e-d7680258ed57/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/0635996a-1378-4fec-8ff4-737c1b6fe76f/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/82582e3e-3428-466d-bc0c-05c789ab376d/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b15b1270-85df-4b27-9abd-956aa74bd204/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4d990535-b5d2-4a07-9a2a-5f44c8393225/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 5957c391b6a262ef9a3b23f6e7e07dc8
924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
c31e8116f0c42bd73fcea6927f4f02d1
325b153cf683d7863791f46d2434eceb
5895049ec4311877f49daec8eb62637f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801842346444193792