Análise e melhoria do processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fin, Betina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/1431
Resumo: A concorrência acirrada que existe entre as empresas e as constantes mudanças que apresenta o mercado da moda, principalmente no ramo da confecção, faz com que as empresas necessitem analisar e aprimorar seus processos para poderem manter-se de maneira competitiva no mercado. Ante o exposto, este artigo objetiva propor melhorias no processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se: (1) Analisar o processo atual identificando possibilidades de melhoria; (2) Elaborar o fluxograma e a descrição do atual processo da empresa; (3) Apresentar um novo processo representado também graficamente através de um fluxograma seguido da descrição das melhorias sugeridas; (4) Elaborar um quadro com os problemas e sugestões de melhorias. Para efetivamente cumprir com estes objetivos, é utilizado o método de análise e melhoria de processo, que consiste em etapas a serem seguidas para obter melhorias na empresa. Nestas etapas são utilizadas ferramentas como brainstorming e o fluxograma de processos para poder entender, mapear e melhorar o processo. As observações foram feitas no local onde ocorre o atendimento aos clientes, com o objetivo de visualizar todos os detalhes relacionados às atividades da chegada do cliente até a finalização da compra. Realizada a análise, apresenta-se um quadro de melhorias seguidas objetivando a implementação das mesmas. Na fundamentação teórica, são abordados conceitos de gestão de processos, fluxograma, melhoria de processos e métodos. Quanto aos métodos utilizados, a pesquisa é classificada como aplicada e um estudo de caso de abordagem qualitativa.
id UVAT_a9063c5e97c3f9f58c54a9bf397db690
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/1431
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Diedrich, Héliohttp://lattes.cnpq.br/4826411542311932Fin, Betina2017-03-23T20:27:33Z2017-03-23T20:27:33Z2017-022015-06A concorrência acirrada que existe entre as empresas e as constantes mudanças que apresenta o mercado da moda, principalmente no ramo da confecção, faz com que as empresas necessitem analisar e aprimorar seus processos para poderem manter-se de maneira competitiva no mercado. Ante o exposto, este artigo objetiva propor melhorias no processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se: (1) Analisar o processo atual identificando possibilidades de melhoria; (2) Elaborar o fluxograma e a descrição do atual processo da empresa; (3) Apresentar um novo processo representado também graficamente através de um fluxograma seguido da descrição das melhorias sugeridas; (4) Elaborar um quadro com os problemas e sugestões de melhorias. Para efetivamente cumprir com estes objetivos, é utilizado o método de análise e melhoria de processo, que consiste em etapas a serem seguidas para obter melhorias na empresa. Nestas etapas são utilizadas ferramentas como brainstorming e o fluxograma de processos para poder entender, mapear e melhorar o processo. As observações foram feitas no local onde ocorre o atendimento aos clientes, com o objetivo de visualizar todos os detalhes relacionados às atividades da chegada do cliente até a finalização da compra. Realizada a análise, apresenta-se um quadro de melhorias seguidas objetivando a implementação das mesmas. Na fundamentação teórica, são abordados conceitos de gestão de processos, fluxograma, melhoria de processos e métodos. Quanto aos métodos utilizados, a pesquisa é classificada como aplicada e um estudo de caso de abordagem qualitativa.-1FIN, Betina. Análise e melhoria do processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções. 2015. Artigo (Graduação) – Curso de Administração - LFE Administração de Empresas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1431. http://hdl.handle.net/10737/1431http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAGestão de processoFluxogramaAnálise e melhoria de processoAnálise e melhoria do processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2015BetinaFin.pdf2015BetinaFin.pdfapplication/pdf796772https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f44b622e-d7e1-49b7-b7c9-29cf375a3fb6/downloadafca7cfb052fa7f9553857f22bd2415cMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43https://www.univates.br/bdu/bitstreams/29ebfe51-11ba-4235-8fec-7376e6a92e35/download321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/18dd305c-ea45-486a-adfa-9955dd77ac04/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/383d553b-52f1-4dda-8b9e-6963394826a2/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4628https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c2118d6f-8cc6-4725-821f-6124b8751899/download1ea3a8ba1035a9ae7417ae5efe19d140MD55TEXT2015BetinaFin.pdf.txt2015BetinaFin.pdf.txtExtracted texttext/plain53093https://www.univates.br/bdu/bitstreams/aaf1cc3e-f5b8-4280-bbae-eca45c2f2ddc/download9bc8119f8a56205a22e30d0a0fb75fecMD510THUMBNAIL2015BetinaFin.pdf.jpg2015BetinaFin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2509https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1da6bc76-7a31-4164-919d-95520d0261f6/download78999d9df3d35c82f465c0b9076506a3MD51110737/14312023-06-26 13:19:38.18http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/1431https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T13:19:38Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise e melhoria do processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções
title Análise e melhoria do processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções
spellingShingle Análise e melhoria do processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções
Fin, Betina
CSA
Gestão de processo
Fluxograma
Análise e melhoria de processo
title_short Análise e melhoria do processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções
title_full Análise e melhoria do processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções
title_fullStr Análise e melhoria do processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções
title_full_unstemmed Análise e melhoria do processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções
title_sort Análise e melhoria do processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções
author Fin, Betina
author_facet Fin, Betina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Diedrich, Hélio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4826411542311932
dc.contributor.author.fl_str_mv Fin, Betina
contributor_str_mv Diedrich, Hélio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CSA
topic CSA
Gestão de processo
Fluxograma
Análise e melhoria de processo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de processo
Fluxograma
Análise e melhoria de processo
description A concorrência acirrada que existe entre as empresas e as constantes mudanças que apresenta o mercado da moda, principalmente no ramo da confecção, faz com que as empresas necessitem analisar e aprimorar seus processos para poderem manter-se de maneira competitiva no mercado. Ante o exposto, este artigo objetiva propor melhorias no processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se: (1) Analisar o processo atual identificando possibilidades de melhoria; (2) Elaborar o fluxograma e a descrição do atual processo da empresa; (3) Apresentar um novo processo representado também graficamente através de um fluxograma seguido da descrição das melhorias sugeridas; (4) Elaborar um quadro com os problemas e sugestões de melhorias. Para efetivamente cumprir com estes objetivos, é utilizado o método de análise e melhoria de processo, que consiste em etapas a serem seguidas para obter melhorias na empresa. Nestas etapas são utilizadas ferramentas como brainstorming e o fluxograma de processos para poder entender, mapear e melhorar o processo. As observações foram feitas no local onde ocorre o atendimento aos clientes, com o objetivo de visualizar todos os detalhes relacionados às atividades da chegada do cliente até a finalização da compra. Realizada a análise, apresenta-se um quadro de melhorias seguidas objetivando a implementação das mesmas. Na fundamentação teórica, são abordados conceitos de gestão de processos, fluxograma, melhoria de processos e métodos. Quanto aos métodos utilizados, a pesquisa é classificada como aplicada e um estudo de caso de abordagem qualitativa.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-23T20:27:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-23T20:27:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FIN, Betina. Análise e melhoria do processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções. 2015. Artigo (Graduação) – Curso de Administração - LFE Administração de Empresas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1431.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/1431
identifier_str_mv FIN, Betina. Análise e melhoria do processo de atendimento dos clientes de uma loja de confecções. 2015. Artigo (Graduação) – Curso de Administração - LFE Administração de Empresas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1431.
url http://hdl.handle.net/10737/1431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f44b622e-d7e1-49b7-b7c9-29cf375a3fb6/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/29ebfe51-11ba-4235-8fec-7376e6a92e35/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/18dd305c-ea45-486a-adfa-9955dd77ac04/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/383d553b-52f1-4dda-8b9e-6963394826a2/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c2118d6f-8cc6-4725-821f-6124b8751899/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/aaf1cc3e-f5b8-4280-bbae-eca45c2f2ddc/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1da6bc76-7a31-4164-919d-95520d0261f6/download
bitstream.checksum.fl_str_mv afca7cfb052fa7f9553857f22bd2415c
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
1ea3a8ba1035a9ae7417ae5efe19d140
9bc8119f8a56205a22e30d0a0fb75fec
78999d9df3d35c82f465c0b9076506a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801842357132328960