Influência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portland
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/2246 |
Resumo: | A urbanização acelerada e desordenada é a principal responsável pelo agravamento de problemas relacionados às atividades hidrológicas em ambientes urbanos. Estradas, ruas e calçadas impermeabilizam o solo, acentuam o escoamento superficial e aceleram o acúmulo da água em áreas baixas, amplificando os efeitos das cheias. Pavimentos permeáveis são técnicas compensatórias alternativas e sustentáveis capazes de mitigar estes efeitos e, aliados a um revestimento permeável, apresentam potencial de infiltração superior ao ambiente anterior à urbanização. Assim, o presente estudo avaliou o comportamento mecânico e hidráulico de quatro traços de concreto permeável de cimento Portland, diferenciados apenas pela granulometria da brita 0, com o objetivo de alcançar a resistência e a permeabilidade mínimas exigidas pela NBR 16416:2015, para aplicação da técnica como revestimento de pavimentos permeáveis em áreas de tráfego de veículos leves e de pedestres. Foram realizadas análises do comportamento do concreto no seu estado fresco, através de ensaios de massa específica e Slump Test, e no estado endurecido, através de ensaios de resistência à tração na flexão, resistência à tração por compressão diametral, resistência à compressão, índice de vazios e permeabilidade através dos métodos de carga constante e de carga variável. As caracterizações mecânicas e hidráulicas foram realizadas em corpos de prova moldados e em corpos de prova extraídos, simulando a situação do concreto encontrado em campo. Após a análise dos resultados, concluiu-se que corpos de todos os traços estudados podem ser aplicados em locais de tráfego de pedestres, desde que moldados no local. Contudo, o traço que melhor aliou resistência e permeabilidade foi o traço T4, composto por brita 0 sem distinção granulométrica, com resistência à tração na flexão de 2,84 MPa e permeabilidade de 0,39 cm/s, condições superiores ao mínimo exigido pela supra aludida norma para aplicação também em vias de tráfego de veículos leves. |
id |
UVAT_bef397e70b8d4719186360505de448ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:univates.br:10737/2246 |
network_acronym_str |
UVAT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
repository_id_str |
1 |
spelling |
Righi, Débora Pedrosohttp://lattes.cnpq.br/0116325855076919Fontana, Assis2018-12-28T11:43:36Z2018-12-28T11:43:36Z2018-10-092018-07-10A urbanização acelerada e desordenada é a principal responsável pelo agravamento de problemas relacionados às atividades hidrológicas em ambientes urbanos. Estradas, ruas e calçadas impermeabilizam o solo, acentuam o escoamento superficial e aceleram o acúmulo da água em áreas baixas, amplificando os efeitos das cheias. Pavimentos permeáveis são técnicas compensatórias alternativas e sustentáveis capazes de mitigar estes efeitos e, aliados a um revestimento permeável, apresentam potencial de infiltração superior ao ambiente anterior à urbanização. Assim, o presente estudo avaliou o comportamento mecânico e hidráulico de quatro traços de concreto permeável de cimento Portland, diferenciados apenas pela granulometria da brita 0, com o objetivo de alcançar a resistência e a permeabilidade mínimas exigidas pela NBR 16416:2015, para aplicação da técnica como revestimento de pavimentos permeáveis em áreas de tráfego de veículos leves e de pedestres. Foram realizadas análises do comportamento do concreto no seu estado fresco, através de ensaios de massa específica e Slump Test, e no estado endurecido, através de ensaios de resistência à tração na flexão, resistência à tração por compressão diametral, resistência à compressão, índice de vazios e permeabilidade através dos métodos de carga constante e de carga variável. As caracterizações mecânicas e hidráulicas foram realizadas em corpos de prova moldados e em corpos de prova extraídos, simulando a situação do concreto encontrado em campo. Após a análise dos resultados, concluiu-se que corpos de todos os traços estudados podem ser aplicados em locais de tráfego de pedestres, desde que moldados no local. Contudo, o traço que melhor aliou resistência e permeabilidade foi o traço T4, composto por brita 0 sem distinção granulométrica, com resistência à tração na flexão de 2,84 MPa e permeabilidade de 0,39 cm/s, condições superiores ao mínimo exigido pela supra aludida norma para aplicação também em vias de tráfego de veículos leves.-1FONTANA, Assis. Influência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portland. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 jul. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2246. http://hdl.handle.net/10737/2246http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessENGConcreto permeávelPavimentoEscoamento superficialResistênciaInfluência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portlandinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2018AssisFontana.pdf2018AssisFontana.pdfapplication/pdf9487750https://www.univates.br/bdu/bitstreams/eaa8df80-fef8-4643-8ff8-3d7d17f7059d/download627cd7f657c2fcf6023006e2d5c32577MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46https://www.univates.br/bdu/bitstreams/2eed36f3-2545-4c4f-8135-5bd3ec857bcc/download486e70aa6e7b0271de4953c01c4283fdMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8105ca33-a5b2-42b1-88cf-3549b5deef13/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/fccfcb86-98ab-4343-8a52-b154e330835c/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4634https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cd73560d-a324-48c8-adf5-07d8921a29c2/downloadc634c1c8f213f75e07111cf1e0112232MD55TEXT2018AssisFontana.pdf.txt2018AssisFontana.pdf.txtExtracted texttext/plain103493https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f951a145-d0fb-4f48-956b-886c5a416e31/download41bb7efe9af45754d7a737d84e245ce1MD58THUMBNAIL2018AssisFontana.pdf.jpg2018AssisFontana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4583https://www.univates.br/bdu/bitstreams/de546756-731e-415f-8266-65892ab62943/downloade42a0c1392dac2b7a262942237918be6MD5910737/22462023-06-26 12:42:53.617http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/2246https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T12:42:53Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Influência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portland |
title |
Influência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portland |
spellingShingle |
Influência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portland Fontana, Assis ENG Concreto permeável Pavimento Escoamento superficial Resistência |
title_short |
Influência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portland |
title_full |
Influência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portland |
title_fullStr |
Influência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portland |
title_full_unstemmed |
Influência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portland |
title_sort |
Influência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portland |
author |
Fontana, Assis |
author_facet |
Fontana, Assis |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Righi, Débora Pedroso |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0116325855076919 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontana, Assis |
contributor_str_mv |
Righi, Débora Pedroso |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENG |
topic |
ENG Concreto permeável Pavimento Escoamento superficial Resistência |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concreto permeável Pavimento Escoamento superficial Resistência |
description |
A urbanização acelerada e desordenada é a principal responsável pelo agravamento de problemas relacionados às atividades hidrológicas em ambientes urbanos. Estradas, ruas e calçadas impermeabilizam o solo, acentuam o escoamento superficial e aceleram o acúmulo da água em áreas baixas, amplificando os efeitos das cheias. Pavimentos permeáveis são técnicas compensatórias alternativas e sustentáveis capazes de mitigar estes efeitos e, aliados a um revestimento permeável, apresentam potencial de infiltração superior ao ambiente anterior à urbanização. Assim, o presente estudo avaliou o comportamento mecânico e hidráulico de quatro traços de concreto permeável de cimento Portland, diferenciados apenas pela granulometria da brita 0, com o objetivo de alcançar a resistência e a permeabilidade mínimas exigidas pela NBR 16416:2015, para aplicação da técnica como revestimento de pavimentos permeáveis em áreas de tráfego de veículos leves e de pedestres. Foram realizadas análises do comportamento do concreto no seu estado fresco, através de ensaios de massa específica e Slump Test, e no estado endurecido, através de ensaios de resistência à tração na flexão, resistência à tração por compressão diametral, resistência à compressão, índice de vazios e permeabilidade através dos métodos de carga constante e de carga variável. As caracterizações mecânicas e hidráulicas foram realizadas em corpos de prova moldados e em corpos de prova extraídos, simulando a situação do concreto encontrado em campo. Após a análise dos resultados, concluiu-se que corpos de todos os traços estudados podem ser aplicados em locais de tráfego de pedestres, desde que moldados no local. Contudo, o traço que melhor aliou resistência e permeabilidade foi o traço T4, composto por brita 0 sem distinção granulométrica, com resistência à tração na flexão de 2,84 MPa e permeabilidade de 0,39 cm/s, condições superiores ao mínimo exigido pela supra aludida norma para aplicação também em vias de tráfego de veículos leves. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-07-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-28T11:43:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-28T11:43:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-10-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FONTANA, Assis. Influência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portland. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 jul. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2246. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10737/2246 |
identifier_str_mv |
FONTANA, Assis. Influência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portland. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 jul. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2246. |
url |
http://hdl.handle.net/10737/2246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
collection |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/eaa8df80-fef8-4643-8ff8-3d7d17f7059d/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/2eed36f3-2545-4c4f-8135-5bd3ec857bcc/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8105ca33-a5b2-42b1-88cf-3549b5deef13/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/fccfcb86-98ab-4343-8a52-b154e330835c/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cd73560d-a324-48c8-adf5-07d8921a29c2/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f951a145-d0fb-4f48-956b-886c5a416e31/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/de546756-731e-415f-8266-65892ab62943/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
627cd7f657c2fcf6023006e2d5c32577 486e70aa6e7b0271de4953c01c4283fd d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e c634c1c8f213f75e07111cf1e0112232 41bb7efe9af45754d7a737d84e245ce1 e42a0c1392dac2b7a262942237918be6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813262416939581440 |