Influência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portland

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Assis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/2246
Resumo: A urbanização acelerada e desordenada é a principal responsável pelo agravamento de problemas relacionados às atividades hidrológicas em ambientes urbanos. Estradas, ruas e calçadas impermeabilizam o solo, acentuam o escoamento superficial e aceleram o acúmulo da água em áreas baixas, amplificando os efeitos das cheias. Pavimentos permeáveis são técnicas compensatórias alternativas e sustentáveis capazes de mitigar estes efeitos e, aliados a um revestimento permeável, apresentam potencial de infiltração superior ao ambiente anterior à urbanização. Assim, o presente estudo avaliou o comportamento mecânico e hidráulico de quatro traços de concreto permeável de cimento Portland, diferenciados apenas pela granulometria da brita 0, com o objetivo de alcançar a resistência e a permeabilidade mínimas exigidas pela NBR 16416:2015, para aplicação da técnica como revestimento de pavimentos permeáveis em áreas de tráfego de veículos leves e de pedestres. Foram realizadas análises do comportamento do concreto no seu estado fresco, através de ensaios de massa específica e Slump Test, e no estado endurecido, através de ensaios de resistência à tração na flexão, resistência à tração por compressão diametral, resistência à compressão, índice de vazios e permeabilidade através dos métodos de carga constante e de carga variável. As caracterizações mecânicas e hidráulicas foram realizadas em corpos de prova moldados e em corpos de prova extraídos, simulando a situação do concreto encontrado em campo. Após a análise dos resultados, concluiu-se que corpos de todos os traços estudados podem ser aplicados em locais de tráfego de pedestres, desde que moldados no local. Contudo, o traço que melhor aliou resistência e permeabilidade foi o traço T4, composto por brita 0 sem distinção granulométrica, com resistência à tração na flexão de 2,84 MPa e permeabilidade de 0,39 cm/s, condições superiores ao mínimo exigido pela supra aludida norma para aplicação também em vias de tráfego de veículos leves.
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spelling Righi, Débora Pedrosohttp://lattes.cnpq.br/0116325855076919Fontana, Assis2018-12-28T11:43:36Z2018-12-28T11:43:36Z2018-10-092018-07-10A urbanização acelerada e desordenada é a principal responsável pelo agravamento de problemas relacionados às atividades hidrológicas em ambientes urbanos. Estradas, ruas e calçadas impermeabilizam o solo, acentuam o escoamento superficial e aceleram o acúmulo da água em áreas baixas, amplificando os efeitos das cheias. Pavimentos permeáveis são técnicas compensatórias alternativas e sustentáveis capazes de mitigar estes efeitos e, aliados a um revestimento permeável, apresentam potencial de infiltração superior ao ambiente anterior à urbanização. Assim, o presente estudo avaliou o comportamento mecânico e hidráulico de quatro traços de concreto permeável de cimento Portland, diferenciados apenas pela granulometria da brita 0, com o objetivo de alcançar a resistência e a permeabilidade mínimas exigidas pela NBR 16416:2015, para aplicação da técnica como revestimento de pavimentos permeáveis em áreas de tráfego de veículos leves e de pedestres. Foram realizadas análises do comportamento do concreto no seu estado fresco, através de ensaios de massa específica e Slump Test, e no estado endurecido, através de ensaios de resistência à tração na flexão, resistência à tração por compressão diametral, resistência à compressão, índice de vazios e permeabilidade através dos métodos de carga constante e de carga variável. As caracterizações mecânicas e hidráulicas foram realizadas em corpos de prova moldados e em corpos de prova extraídos, simulando a situação do concreto encontrado em campo. Após a análise dos resultados, concluiu-se que corpos de todos os traços estudados podem ser aplicados em locais de tráfego de pedestres, desde que moldados no local. Contudo, o traço que melhor aliou resistência e permeabilidade foi o traço T4, composto por brita 0 sem distinção granulométrica, com resistência à tração na flexão de 2,84 MPa e permeabilidade de 0,39 cm/s, condições superiores ao mínimo exigido pela supra aludida norma para aplicação também em vias de tráfego de veículos leves.-1FONTANA, Assis. Influência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portland. 2018. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 10 jul. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2246. http://hdl.handle.net/10737/2246http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessENGConcreto permeávelPavimentoEscoamento superficialResistênciaInfluência da granulometria do agregado de brita 0 nas propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto permeável de cimento portlandinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2018AssisFontana.pdf2018AssisFontana.pdfapplication/pdf9487750https://www.univates.br/bdu/bitstreams/eaa8df80-fef8-4643-8ff8-3d7d17f7059d/download627cd7f657c2fcf6023006e2d5c32577MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46https://www.univates.br/bdu/bitstreams/2eed36f3-2545-4c4f-8135-5bd3ec857bcc/download486e70aa6e7b0271de4953c01c4283fdMD52license_textlicense_texttext/html; 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description A urbanização acelerada e desordenada é a principal responsável pelo agravamento de problemas relacionados às atividades hidrológicas em ambientes urbanos. Estradas, ruas e calçadas impermeabilizam o solo, acentuam o escoamento superficial e aceleram o acúmulo da água em áreas baixas, amplificando os efeitos das cheias. Pavimentos permeáveis são técnicas compensatórias alternativas e sustentáveis capazes de mitigar estes efeitos e, aliados a um revestimento permeável, apresentam potencial de infiltração superior ao ambiente anterior à urbanização. Assim, o presente estudo avaliou o comportamento mecânico e hidráulico de quatro traços de concreto permeável de cimento Portland, diferenciados apenas pela granulometria da brita 0, com o objetivo de alcançar a resistência e a permeabilidade mínimas exigidas pela NBR 16416:2015, para aplicação da técnica como revestimento de pavimentos permeáveis em áreas de tráfego de veículos leves e de pedestres. Foram realizadas análises do comportamento do concreto no seu estado fresco, através de ensaios de massa específica e Slump Test, e no estado endurecido, através de ensaios de resistência à tração na flexão, resistência à tração por compressão diametral, resistência à compressão, índice de vazios e permeabilidade através dos métodos de carga constante e de carga variável. As caracterizações mecânicas e hidráulicas foram realizadas em corpos de prova moldados e em corpos de prova extraídos, simulando a situação do concreto encontrado em campo. Após a análise dos resultados, concluiu-se que corpos de todos os traços estudados podem ser aplicados em locais de tráfego de pedestres, desde que moldados no local. Contudo, o traço que melhor aliou resistência e permeabilidade foi o traço T4, composto por brita 0 sem distinção granulométrica, com resistência à tração na flexão de 2,84 MPa e permeabilidade de 0,39 cm/s, condições superiores ao mínimo exigido pela supra aludida norma para aplicação também em vias de tráfego de veículos leves.
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