Comum e Comnós, por que não? o pulsar do consumo colaborativo na cidade de Lajeado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rockenbach, Cecília Maire
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/1046
Resumo: Uma carona informal, sebos, brechós, ajuda entre vizinhos. E de repente, sistemas onde é possível usufruir de uma bicicleta compartilhada, vender uma peça usada na internet ou ainda, alugar o sofá de um desconhecido. A prática do consumo colaborativo não é de hoje, no entanto, percebe-se que vem ganhando espaço e força, especialmente, a partir de plataformas online. Presente em diversos contextos da sociedade, o tema se reflete em muitos exemplos além dos já citados e suscita questionamentos acerca destas “novas” formas de consumir. Nesta monografia, tem-se por objetivo compreender como o consumo colaborativo é percebido e como se revela nos consumidores da cidade de Lajeado/RS e para tanto, a pesquisa, de natureza qualitativa, aplica-se com múltiplas técnicas de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista em profundidade, entrevista autodirigida com imagens, observação participante e não participante. Os resultados sinalizam quatro categorias: a) O cenário do consumo colaborativo; b) Ações colaborativas; c) O consumo colaborativo e as organizações; e d) Porque consumir de forma colaborativa. Compreende-se assim, que o conceito, embora desconhecido, é praticado pelos consumidores lajeadenses e tais práticas se apresentam tanto no ambiente físico quanto digital. E, ainda que incipiente, verifica-se que o movimento colaborativo está presente também nas empresas. Apesar de identificadas algumas objeções ao desenvolvimento do sistema, as motivações e influências para as práticas do consumo colaborativo se demonstram relevantes e preponderantes, relacionando-se a aspectos pessoais – como o estilo de vida – e externos – como socioculturais. Percebe-se também, que interações em diversos âmbitos têm sinalizado a incorporação de outros valores culturais, evidenciando a heterogeneidade da cultura e indo ao encontro de conceitos propostos pela abordagem da Consumer Culture Theory (CCT). Espera-se que este estudo contribua com a ampliação da lente teórica e, especialmente, com o desenvolvimento do sistema na cidade de Lajeado e região, de modo que empresas e consumidores possam evoluir relacionamentos, vivências e práticas de consumo, colaborando também com o meio ambiente.
id UVAT_c1a9cf6c1fcc52074980f2431005183a
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/1046
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Durayski, Julianahttp://lattes.cnpq.br/3301366924457502Durayski, JulianaKreutz, ElizeteBrod, Rodrigo de AzambujaRockenbach, Cecília Maire2016-07-01T21:36:45Z2016-07-01T21:36:45Z2016-062015-12-08Uma carona informal, sebos, brechós, ajuda entre vizinhos. E de repente, sistemas onde é possível usufruir de uma bicicleta compartilhada, vender uma peça usada na internet ou ainda, alugar o sofá de um desconhecido. A prática do consumo colaborativo não é de hoje, no entanto, percebe-se que vem ganhando espaço e força, especialmente, a partir de plataformas online. Presente em diversos contextos da sociedade, o tema se reflete em muitos exemplos além dos já citados e suscita questionamentos acerca destas “novas” formas de consumir. Nesta monografia, tem-se por objetivo compreender como o consumo colaborativo é percebido e como se revela nos consumidores da cidade de Lajeado/RS e para tanto, a pesquisa, de natureza qualitativa, aplica-se com múltiplas técnicas de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista em profundidade, entrevista autodirigida com imagens, observação participante e não participante. Os resultados sinalizam quatro categorias: a) O cenário do consumo colaborativo; b) Ações colaborativas; c) O consumo colaborativo e as organizações; e d) Porque consumir de forma colaborativa. Compreende-se assim, que o conceito, embora desconhecido, é praticado pelos consumidores lajeadenses e tais práticas se apresentam tanto no ambiente físico quanto digital. E, ainda que incipiente, verifica-se que o movimento colaborativo está presente também nas empresas. Apesar de identificadas algumas objeções ao desenvolvimento do sistema, as motivações e influências para as práticas do consumo colaborativo se demonstram relevantes e preponderantes, relacionando-se a aspectos pessoais – como o estilo de vida – e externos – como socioculturais. Percebe-se também, que interações em diversos âmbitos têm sinalizado a incorporação de outros valores culturais, evidenciando a heterogeneidade da cultura e indo ao encontro de conceitos propostos pela abordagem da Consumer Culture Theory (CCT). Espera-se que este estudo contribua com a ampliação da lente teórica e, especialmente, com o desenvolvimento do sistema na cidade de Lajeado e região, de modo que empresas e consumidores possam evoluir relacionamentos, vivências e práticas de consumo, colaborando também com o meio ambiente.Sharing a ride somewhere, helping neighbors, flea markets and garage sales. Then, all of a sudden, systems in which bicycles are shared, used items are sold through the internet, or maybe a couch that can be rented from a stranger. Collaborative consumption practices are not new. However, they have been gaining territory and strength, especially on online platforms. Present on several social contexts, the idea underlines many practices beyond the ones mentioned and raises questions regarding these “new” ways of consumption. In this monograph, the objective is to understand how collaborative consumption is perceived and how it reveals in consumers in the city of Lajeado/RS, and, for that, the research, of qualitative nature, is applied with multiple data techniques: bibliographical research, documental research, in-depth interview, self-directed interview with images, participant and non-participant observation. The results indicate four categories: a) The setting of collaborative consumption; b) Collaborative actions; c) Collaborative consumption and organizations; and d) Why consume in a collaborative way. Therefore, it is understood the concept, albeit unknown, is practiced by the city's consumers, and these practices are shown as much in the physical as in the digital environments. And it is verified that, however incipient, the collaborative movement is present also in companies. Although some objections to the development of the system are identified, the motivations and influences to the practice of collaborative consumption have shown themselves to be relevant and preponderant, relating to personal aspects – such as lifestyle – and external aspects – such as sociocultural. It is also perceived that interactions on various ambits have signaled the incorporation of other cultural values, evidencing the heterogeneity of the culture and converging with concepts stated by the theoretical lens of Consumer Culture Theory (CCT). It is hoped this study will contribute to the broadening of the theoretical lens and, especially, with the development of the system in the city of Lajeado and its outskirts, so that companies and consumers can improve relationships, experiences and consuming practices, as well as collaborate with the environment.-1ROCKENBACH, Cecília Maire. Comum e Comnós, por que não? o pulsar do consumo colaborativo na cidade de Lajeado. 2015. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 08 dez. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1046. http://hdl.handle.net/10737/1046An error occurred on the license name.An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessCSAConsumo colaborativoComportamento do consumidorCultura e consumoComum e Comnós, por que não? o pulsar do consumo colaborativo na cidade de Lajeadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2015CeciliaMaireRockenbach.pdf2015CeciliaMaireRockenbach.pdfapplication/pdf2749968https://www.univates.br/bdu/bitstreams/eb72a7f9-e720-41a7-96e0-5bc1477a615b/download17354d68e10e527796f7bc81f680a2b4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-89https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f268513d-84db-4663-a3a8-2bcd5f0eae5d/download42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7affMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4641https://www.univates.br/bdu/bitstreams/0868160a-b103-4bc9-aac9-24f43b30c76e/download9118ed8317b22f12cae6f913ad54c1efMD53TEXT2015CeciliaMaireRockenbach.pdf.txt2015CeciliaMaireRockenbach.pdf.txtExtracted texttext/plain102474https://www.univates.br/bdu/bitstreams/80312dee-e95f-4697-81b8-a46811317f83/download4c4ed2df4caf24634b42e7497e751e6dMD58THUMBNAIL2015CeciliaMaireRockenbach.pdf.jpg2015CeciliaMaireRockenbach.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4335https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f472e610-518a-49af-bd81-ce4891eadf55/download9710c400291a90fe08afa9638990c559MD5910737/10462023-06-23 16:53:27.972An error occurred getting the license - uri.openAccessoai:univates.br:10737/1046https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-23T16:53:27Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comum e Comnós, por que não? o pulsar do consumo colaborativo na cidade de Lajeado
title Comum e Comnós, por que não? o pulsar do consumo colaborativo na cidade de Lajeado
spellingShingle Comum e Comnós, por que não? o pulsar do consumo colaborativo na cidade de Lajeado
Rockenbach, Cecília Maire
CSA
Consumo colaborativo
Comportamento do consumidor
Cultura e consumo
title_short Comum e Comnós, por que não? o pulsar do consumo colaborativo na cidade de Lajeado
title_full Comum e Comnós, por que não? o pulsar do consumo colaborativo na cidade de Lajeado
title_fullStr Comum e Comnós, por que não? o pulsar do consumo colaborativo na cidade de Lajeado
title_full_unstemmed Comum e Comnós, por que não? o pulsar do consumo colaborativo na cidade de Lajeado
title_sort Comum e Comnós, por que não? o pulsar do consumo colaborativo na cidade de Lajeado
author Rockenbach, Cecília Maire
author_facet Rockenbach, Cecília Maire
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Durayski, Juliana
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3301366924457502
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Durayski, Juliana
Kreutz, Elizete
Brod, Rodrigo de Azambuja
dc.contributor.author.fl_str_mv Rockenbach, Cecília Maire
contributor_str_mv Durayski, Juliana
Durayski, Juliana
Kreutz, Elizete
Brod, Rodrigo de Azambuja
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CSA
topic CSA
Consumo colaborativo
Comportamento do consumidor
Cultura e consumo
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo colaborativo
Comportamento do consumidor
Cultura e consumo
description Uma carona informal, sebos, brechós, ajuda entre vizinhos. E de repente, sistemas onde é possível usufruir de uma bicicleta compartilhada, vender uma peça usada na internet ou ainda, alugar o sofá de um desconhecido. A prática do consumo colaborativo não é de hoje, no entanto, percebe-se que vem ganhando espaço e força, especialmente, a partir de plataformas online. Presente em diversos contextos da sociedade, o tema se reflete em muitos exemplos além dos já citados e suscita questionamentos acerca destas “novas” formas de consumir. Nesta monografia, tem-se por objetivo compreender como o consumo colaborativo é percebido e como se revela nos consumidores da cidade de Lajeado/RS e para tanto, a pesquisa, de natureza qualitativa, aplica-se com múltiplas técnicas de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista em profundidade, entrevista autodirigida com imagens, observação participante e não participante. Os resultados sinalizam quatro categorias: a) O cenário do consumo colaborativo; b) Ações colaborativas; c) O consumo colaborativo e as organizações; e d) Porque consumir de forma colaborativa. Compreende-se assim, que o conceito, embora desconhecido, é praticado pelos consumidores lajeadenses e tais práticas se apresentam tanto no ambiente físico quanto digital. E, ainda que incipiente, verifica-se que o movimento colaborativo está presente também nas empresas. Apesar de identificadas algumas objeções ao desenvolvimento do sistema, as motivações e influências para as práticas do consumo colaborativo se demonstram relevantes e preponderantes, relacionando-se a aspectos pessoais – como o estilo de vida – e externos – como socioculturais. Percebe-se também, que interações em diversos âmbitos têm sinalizado a incorporação de outros valores culturais, evidenciando a heterogeneidade da cultura e indo ao encontro de conceitos propostos pela abordagem da Consumer Culture Theory (CCT). Espera-se que este estudo contribua com a ampliação da lente teórica e, especialmente, com o desenvolvimento do sistema na cidade de Lajeado e região, de modo que empresas e consumidores possam evoluir relacionamentos, vivências e práticas de consumo, colaborando também com o meio ambiente.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-01T21:36:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-01T21:36:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCKENBACH, Cecília Maire. Comum e Comnós, por que não? o pulsar do consumo colaborativo na cidade de Lajeado. 2015. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 08 dez. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1046.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/1046
identifier_str_mv ROCKENBACH, Cecília Maire. Comum e Comnós, por que não? o pulsar do consumo colaborativo na cidade de Lajeado. 2015. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 08 dez. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1046.
url http://hdl.handle.net/10737/1046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv An error occurred on the license name.
An error occurred getting the license - uri.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv An error occurred on the license name.
An error occurred getting the license - uri.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/eb72a7f9-e720-41a7-96e0-5bc1477a615b/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f268513d-84db-4663-a3a8-2bcd5f0eae5d/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/0868160a-b103-4bc9-aac9-24f43b30c76e/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/80312dee-e95f-4697-81b8-a46811317f83/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f472e610-518a-49af-bd81-ce4891eadf55/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 17354d68e10e527796f7bc81f680a2b4
42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff
9118ed8317b22f12cae6f913ad54c1ef
4c4ed2df4caf24634b42e7497e751e6d
9710c400291a90fe08afa9638990c559
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801842364283617280