Os meios de publicidade e propaganda advocatícia através da rede social Facebook no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Júlio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/2584
Resumo: Com o avanço da tecnologia, percebe-se que o advogado deve inovar, diante sua publicidade e propaganda para divulgar o seu trabalho, sendo assim, observa-se no dia-a-dia, que a as pessoas vivem, no mundo da conexão, afim de se manterem informadas sobre assuntos diversos. Diante disto, esta monografia tem por objetivo visa atingir seu objetivo geral, no qual se consiste em analisar as diretrizes ético-legais, diante da publicidade e propaganda dos advogados considerando o facebook. Para assim, hipoteticamente, ponderar limites mais flexíveis no campo da publicidade e propaganda no âmbito do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (EAOAB), Código de Ética e Disciplina (CED), bem como no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB. Sendo assim adota-se, uma pesquisa qualitativa, no que consiste, ter uma visão mais ampla, para se chegar até a resposta do problema, utiliza-se também o método dedutivo através de análises para se ter uma resposta mais concreta para a conclusão, seguindo-se de um instrumento técnico bibliográfico, através de artigos, legislação, ementas, provimentos e jurisprudências. Sendo abordado a historicidade da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como do EAOAB, traz a estrutura de cada órgão e também a importância do título privativo, para o advogado, com isto trazendo a importância da ética moral, tanto como a ética profissional para o advogado perante sua profissão e a sociedade, a qual necessita de seu trabalho jurídico. Em seguida se busca diferenciar a publicidade e a propaganda, sendo que, poderá se observar qual será permitida perante o CED. Diante disto, procura-se debater sobre os artigos que regem sobre os meios de comunicação sociais, meios eletrônicos e internet, a partir disto critica-se a obscuridade destes, no sentido que se possa ter diversos entendimentos a cerca, cogitando uma nova maneira mais flexível de se proferir da propaganda através da rede social facebook. Por fim traz o entendimento da publicidade se proferir através da rede social e quais os meios o qual pode se utilizar deste meio, abordando em vedações e permissões.
id UVAT_c9ac159d99e4491f8688418b5d580930
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/2584
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Magalhães, Loredana Gragnanihttp://lattes.cnpq.br/8214621146722112Schneider, Júlio2019-08-30T19:25:32Z2019-08-30T19:25:32Z2019-062019-07-02Com o avanço da tecnologia, percebe-se que o advogado deve inovar, diante sua publicidade e propaganda para divulgar o seu trabalho, sendo assim, observa-se no dia-a-dia, que a as pessoas vivem, no mundo da conexão, afim de se manterem informadas sobre assuntos diversos. Diante disto, esta monografia tem por objetivo visa atingir seu objetivo geral, no qual se consiste em analisar as diretrizes ético-legais, diante da publicidade e propaganda dos advogados considerando o facebook. Para assim, hipoteticamente, ponderar limites mais flexíveis no campo da publicidade e propaganda no âmbito do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (EAOAB), Código de Ética e Disciplina (CED), bem como no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB. Sendo assim adota-se, uma pesquisa qualitativa, no que consiste, ter uma visão mais ampla, para se chegar até a resposta do problema, utiliza-se também o método dedutivo através de análises para se ter uma resposta mais concreta para a conclusão, seguindo-se de um instrumento técnico bibliográfico, através de artigos, legislação, ementas, provimentos e jurisprudências. Sendo abordado a historicidade da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como do EAOAB, traz a estrutura de cada órgão e também a importância do título privativo, para o advogado, com isto trazendo a importância da ética moral, tanto como a ética profissional para o advogado perante sua profissão e a sociedade, a qual necessita de seu trabalho jurídico. Em seguida se busca diferenciar a publicidade e a propaganda, sendo que, poderá se observar qual será permitida perante o CED. Diante disto, procura-se debater sobre os artigos que regem sobre os meios de comunicação sociais, meios eletrônicos e internet, a partir disto critica-se a obscuridade destes, no sentido que se possa ter diversos entendimentos a cerca, cogitando uma nova maneira mais flexível de se proferir da propaganda através da rede social facebook. Por fim traz o entendimento da publicidade se proferir através da rede social e quais os meios o qual pode se utilizar deste meio, abordando em vedações e permissões.With the advancement of technology, it is clear that the lawyer must innovate, given his publicity and publicity to spread his work, so it is observed in everyday life that people live in the world of connection, in order to keep themselves informed on various subjects. In the view of this, this work aims to achieve its general objective, which consists in analyzing the ethical-legal guidelines, before the advertising and merchandising of lawyers considering facebook. In order to hypothetically consider more flexible limits in the field of advertising and publicity within the scope of the Brazilian Statue of Brazilian Lawyer Association (EAOAB), Code of Ethics and Discipline (CED), as well as in the Ethics and Discipline Tribunal of OAB. Thus, a qualitative research, which consists of having a wide view, is used to reach at the answer of the problem, the deductive method is also used through analysis to have a more concrete answer to the conclusion, followed by a technical bibliographical instrument, through articles, legislation, articles, regulations and jurisprudence. The approach of the Brazilian Lawyer Association, as well as of the EAOAB, addresses the structure of each part and also the importance of the private title for the lawyer, bringing with it the importance of moral ethics, as well as the professional ethics for the lawyer before his profession and society, which needs his legal work. Next, we seek to differentiate advertising and merchandising, and we can observe what will be allowed before the CED. In view of this, we try to discuss the articles that govern the social media, electronic media and the internet, from this criticizes the obscurity of these, in the sense that one can have several understandings around, thinking about a new way more flexible to spread the word through facebook social network. Finally, it brings the understanding of the publicity to be made through the social network and what means can be used of this medium, approaching in fences and permissions.-1SCHNEIDER, Júlio. Os meios de publicidade e propaganda advocatícia através da rede social Facebook no Brasil. 2019. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 02 jul. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2584. http://hdl.handle.net/10737/2584http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAPublicidade AdvocatíciaÉtica ProfissionalRede SocialFacebookAdvertisingAdvocacyProfessional EthicsOs meios de publicidade e propaganda advocatícia através da rede social Facebook no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESTEXT2019JulioSchneider.pdf.txt2019JulioSchneider.pdf.txtExtracted texttext/plain102819https://www.univates.br/bdu/bitstreams/95623a3f-f530-4199-ac70-878d0e02f885/download031a120cbae93c44430505f10caff6d1MD510THUMBNAIL2019JulioSchneider.pdf.jpg2019JulioSchneider.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4522https://www.univates.br/bdu/bitstreams/d01c62a4-6689-4429-9cb0-b358a9fb1500/downloadfdda93e1c0a857b39db8d15614f46612MD511ORIGINAL2019JulioSchneider.pdf2019JulioSchneider.pdfapplication/pdf546060https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8f550d95-5881-4d0b-8139-a000e5e0d027/download27a62638a4c0740ad4111fcefea1cadeMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f16a2bf4-eb8c-4106-8bb1-997b9821ffcf/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/2b3aea8c-be6e-4288-a5b6-38190e595bfd/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ec38f3d8-c91d-4833-b49e-a0ae12034715/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4580https://www.univates.br/bdu/bitstreams/db038dfc-813b-485c-9d1f-a5541e7ec333/downloadb4ee1817ae1a84c375ad76d771e6fe4bMD5510737/25842023-06-29 03:02:52.55http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/2584https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-29T03:02:52Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os meios de publicidade e propaganda advocatícia através da rede social Facebook no Brasil
title Os meios de publicidade e propaganda advocatícia através da rede social Facebook no Brasil
spellingShingle Os meios de publicidade e propaganda advocatícia através da rede social Facebook no Brasil
Schneider, Júlio
CSA
Publicidade Advocatícia
Ética Profissional
Rede Social
Facebook
Advertising
Advocacy
Professional Ethics
title_short Os meios de publicidade e propaganda advocatícia através da rede social Facebook no Brasil
title_full Os meios de publicidade e propaganda advocatícia através da rede social Facebook no Brasil
title_fullStr Os meios de publicidade e propaganda advocatícia através da rede social Facebook no Brasil
title_full_unstemmed Os meios de publicidade e propaganda advocatícia através da rede social Facebook no Brasil
title_sort Os meios de publicidade e propaganda advocatícia através da rede social Facebook no Brasil
author Schneider, Júlio
author_facet Schneider, Júlio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magalhães, Loredana Gragnani
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8214621146722112
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Júlio
contributor_str_mv Magalhães, Loredana Gragnani
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CSA
topic CSA
Publicidade Advocatícia
Ética Profissional
Rede Social
Facebook
Advertising
Advocacy
Professional Ethics
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade Advocatícia
Ética Profissional
Rede Social
Facebook
Advertising
Advocacy
Professional Ethics
description Com o avanço da tecnologia, percebe-se que o advogado deve inovar, diante sua publicidade e propaganda para divulgar o seu trabalho, sendo assim, observa-se no dia-a-dia, que a as pessoas vivem, no mundo da conexão, afim de se manterem informadas sobre assuntos diversos. Diante disto, esta monografia tem por objetivo visa atingir seu objetivo geral, no qual se consiste em analisar as diretrizes ético-legais, diante da publicidade e propaganda dos advogados considerando o facebook. Para assim, hipoteticamente, ponderar limites mais flexíveis no campo da publicidade e propaganda no âmbito do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (EAOAB), Código de Ética e Disciplina (CED), bem como no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB. Sendo assim adota-se, uma pesquisa qualitativa, no que consiste, ter uma visão mais ampla, para se chegar até a resposta do problema, utiliza-se também o método dedutivo através de análises para se ter uma resposta mais concreta para a conclusão, seguindo-se de um instrumento técnico bibliográfico, através de artigos, legislação, ementas, provimentos e jurisprudências. Sendo abordado a historicidade da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como do EAOAB, traz a estrutura de cada órgão e também a importância do título privativo, para o advogado, com isto trazendo a importância da ética moral, tanto como a ética profissional para o advogado perante sua profissão e a sociedade, a qual necessita de seu trabalho jurídico. Em seguida se busca diferenciar a publicidade e a propaganda, sendo que, poderá se observar qual será permitida perante o CED. Diante disto, procura-se debater sobre os artigos que regem sobre os meios de comunicação sociais, meios eletrônicos e internet, a partir disto critica-se a obscuridade destes, no sentido que se possa ter diversos entendimentos a cerca, cogitando uma nova maneira mais flexível de se proferir da propaganda através da rede social facebook. Por fim traz o entendimento da publicidade se proferir através da rede social e quais os meios o qual pode se utilizar deste meio, abordando em vedações e permissões.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-07-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-30T19:25:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-30T19:25:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCHNEIDER, Júlio. Os meios de publicidade e propaganda advocatícia através da rede social Facebook no Brasil. 2019. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 02 jul. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2584.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/2584
identifier_str_mv SCHNEIDER, Júlio. Os meios de publicidade e propaganda advocatícia através da rede social Facebook no Brasil. 2019. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 02 jul. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2584.
url http://hdl.handle.net/10737/2584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/95623a3f-f530-4199-ac70-878d0e02f885/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/d01c62a4-6689-4429-9cb0-b358a9fb1500/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8f550d95-5881-4d0b-8139-a000e5e0d027/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f16a2bf4-eb8c-4106-8bb1-997b9821ffcf/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/2b3aea8c-be6e-4288-a5b6-38190e595bfd/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ec38f3d8-c91d-4833-b49e-a0ae12034715/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/db038dfc-813b-485c-9d1f-a5541e7ec333/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 031a120cbae93c44430505f10caff6d1
fdda93e1c0a857b39db8d15614f46612
27a62638a4c0740ad4111fcefea1cade
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
b4ee1817ae1a84c375ad76d771e6fe4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801842352044638208