Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Alanna de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12901
Resumo: O presente trabalho analisa a lacuna legal do Código de Ética (CED) a respeito do uso das mídias sociais digitais como ferramentas de publicidade advocatícia. O tema versa a respeito da atividade do advogado na Internet e os limites éticos do uso das mídias sociais digitais. Visa responder à questão sobre a possibilidade de utilizar as mídias sociais como forma de promover o trabalho do advogado de forma ética, tendo como hipótese: é possível ao advogado usar de forma ética as mídias sociais digitais como forma de publicidade ante a lacuna legal. Justifica-se pelos questionamentos de advogados/as a respeito do uso ético das redes sociais digitais. Possui como objetivo geral a possibilidade de fazer publicidade por meio das mídias sociais sem ferir o CED. Os objetivos específicos são analisar as restrições a respeito da publicidade advocatícia; entender a proibição da mercantilização da advocacia e as limitações à publicidade; e indicar como fazer publicidade advocatícia por meio das mídias sociais digitais de forma ética. O método de pesquisa é de básico, qualitativo, exploratório, de método científico hipotético-dedutivo, realizada por levantamento bibliográfico. Divide-se em três capítulos, sendo o primeiro voltado às noções de Ética geral e profissional. O segundo capítulo aborda conceitos básicos de Publicidade e Propaganda e da publicidade advocatícia e suas restrições. O último capítulo analisa a jurisprudência produzida e conclui com indicações de como o/a advogado/a pode usar as redes sociais digitais de forma ética.
id UCB-2_6395d3a6731f392459d4b3482935626c
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/12901
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Karnikowski, Clarissa TeixeiraCorreia, Alanna de Oliveira2020-03-27T17:08:59Z2020-03-192020-03-27T17:08:59Z2019CORREIA, Alanna de Oliveira. Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais. 2019. 45 f. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12901O presente trabalho analisa a lacuna legal do Código de Ética (CED) a respeito do uso das mídias sociais digitais como ferramentas de publicidade advocatícia. O tema versa a respeito da atividade do advogado na Internet e os limites éticos do uso das mídias sociais digitais. Visa responder à questão sobre a possibilidade de utilizar as mídias sociais como forma de promover o trabalho do advogado de forma ética, tendo como hipótese: é possível ao advogado usar de forma ética as mídias sociais digitais como forma de publicidade ante a lacuna legal. Justifica-se pelos questionamentos de advogados/as a respeito do uso ético das redes sociais digitais. Possui como objetivo geral a possibilidade de fazer publicidade por meio das mídias sociais sem ferir o CED. Os objetivos específicos são analisar as restrições a respeito da publicidade advocatícia; entender a proibição da mercantilização da advocacia e as limitações à publicidade; e indicar como fazer publicidade advocatícia por meio das mídias sociais digitais de forma ética. O método de pesquisa é de básico, qualitativo, exploratório, de método científico hipotético-dedutivo, realizada por levantamento bibliográfico. Divide-se em três capítulos, sendo o primeiro voltado às noções de Ética geral e profissional. O segundo capítulo aborda conceitos básicos de Publicidade e Propaganda e da publicidade advocatícia e suas restrições. O último capítulo analisa a jurisprudência produzida e conclui com indicações de como o/a advogado/a pode usar as redes sociais digitais de forma ética.This paper analyzes the legal gap of the Code of Ethics (CED) regarding the use of digital social media as an advocacy tool. The theme is about the lawyer's activity on the Internet and the ethical limits of the use of digital social media. It aims to answer the problem about the possibility of using social media as a way to promote the work of the lawyer in an ethical way, having as hypothesis: it is possible for the lawyer to use digital social media as a way of advertising before the legal gap. It is justified by the lawyers' questions regarding the ethical use of digital social media. Its general objective is making advertising on social media without hurting CED. The specific objectives are to analyze the restrictions on attorney advertising; understand the prohibition of the commercialization of law and the limitations on its advertising; and indicate how to advocate through digital social media in an ethical manner. The research method is basic, qualitative, exploratory, hypothetical-deductive scientific method, performed by bibliographic survey. It is divided into three chapters, the first focusing on notions of general and professional ethics. The second chapter discusses basic concepts of publicity and advocacy and their restrictions. The last chapter analyzes jurisprudence and concludes with indications of how the lawyer can use digital social media in an ethical manner for advocacy advertising.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-03-19T18:04:57Z No. of bitstreams: 1 AlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf: 483958 bytes, checksum: 66828c87684b182a25a5bb3665d639bd (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-27T17:08:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf: 483958 bytes, checksum: 66828c87684b182a25a5bb3665d639bd (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-27T17:08:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf: 483958 bytes, checksum: 66828c87684b182a25a5bb3665d639bd (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Católica de BrasíliaDireito (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOAdvocaciaMídias sociaisÉtica advocatíciaPublicidade advocatíciaOs limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTAlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf.txtAlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain97195https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12901/3/AlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf.txt8ea9f57738ae33cd8987e6833886bb7bMD53ORIGINALAlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdfAlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdfMonografiaapplication/pdf483958https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12901/1/AlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf66828c87684b182a25a5bb3665d639bdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12901/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/129012020-06-09 03:52:28.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais
title Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais
spellingShingle Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais
Correia, Alanna de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Advocacia
Mídias sociais
Ética advocatícia
Publicidade advocatícia
title_short Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais
title_full Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais
title_fullStr Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais
title_full_unstemmed Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais
title_sort Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais
author Correia, Alanna de Oliveira
author_facet Correia, Alanna de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Karnikowski, Clarissa Teixeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Alanna de Oliveira
contributor_str_mv Karnikowski, Clarissa Teixeira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Advocacia
Mídias sociais
Ética advocatícia
Publicidade advocatícia
dc.subject.por.fl_str_mv Advocacia
Mídias sociais
Ética advocatícia
Publicidade advocatícia
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho analisa a lacuna legal do Código de Ética (CED) a respeito do uso das mídias sociais digitais como ferramentas de publicidade advocatícia. O tema versa a respeito da atividade do advogado na Internet e os limites éticos do uso das mídias sociais digitais. Visa responder à questão sobre a possibilidade de utilizar as mídias sociais como forma de promover o trabalho do advogado de forma ética, tendo como hipótese: é possível ao advogado usar de forma ética as mídias sociais digitais como forma de publicidade ante a lacuna legal. Justifica-se pelos questionamentos de advogados/as a respeito do uso ético das redes sociais digitais. Possui como objetivo geral a possibilidade de fazer publicidade por meio das mídias sociais sem ferir o CED. Os objetivos específicos são analisar as restrições a respeito da publicidade advocatícia; entender a proibição da mercantilização da advocacia e as limitações à publicidade; e indicar como fazer publicidade advocatícia por meio das mídias sociais digitais de forma ética. O método de pesquisa é de básico, qualitativo, exploratório, de método científico hipotético-dedutivo, realizada por levantamento bibliográfico. Divide-se em três capítulos, sendo o primeiro voltado às noções de Ética geral e profissional. O segundo capítulo aborda conceitos básicos de Publicidade e Propaganda e da publicidade advocatícia e suas restrições. O último capítulo analisa a jurisprudência produzida e conclui com indicações de como o/a advogado/a pode usar as redes sociais digitais de forma ética.
This paper analyzes the legal gap of the Code of Ethics (CED) regarding the use of digital social media as an advocacy tool. The theme is about the lawyer's activity on the Internet and the ethical limits of the use of digital social media. It aims to answer the problem about the possibility of using social media as a way to promote the work of the lawyer in an ethical way, having as hypothesis: it is possible for the lawyer to use digital social media as a way of advertising before the legal gap. It is justified by the lawyers' questions regarding the ethical use of digital social media. Its general objective is making advertising on social media without hurting CED. The specific objectives are to analyze the restrictions on attorney advertising; understand the prohibition of the commercialization of law and the limitations on its advertising; and indicate how to advocate through digital social media in an ethical manner. The research method is basic, qualitative, exploratory, hypothetical-deductive scientific method, performed by bibliographic survey. It is divided into three chapters, the first focusing on notions of general and professional ethics. The second chapter discusses basic concepts of publicity and advocacy and their restrictions. The last chapter analyzes jurisprudence and concludes with indications of how the lawyer can use digital social media in an ethical manner for advocacy advertising.
description O presente trabalho analisa a lacuna legal do Código de Ética (CED) a respeito do uso das mídias sociais digitais como ferramentas de publicidade advocatícia. O tema versa a respeito da atividade do advogado na Internet e os limites éticos do uso das mídias sociais digitais. Visa responder à questão sobre a possibilidade de utilizar as mídias sociais como forma de promover o trabalho do advogado de forma ética, tendo como hipótese: é possível ao advogado usar de forma ética as mídias sociais digitais como forma de publicidade ante a lacuna legal. Justifica-se pelos questionamentos de advogados/as a respeito do uso ético das redes sociais digitais. Possui como objetivo geral a possibilidade de fazer publicidade por meio das mídias sociais sem ferir o CED. Os objetivos específicos são analisar as restrições a respeito da publicidade advocatícia; entender a proibição da mercantilização da advocacia e as limitações à publicidade; e indicar como fazer publicidade advocatícia por meio das mídias sociais digitais de forma ética. O método de pesquisa é de básico, qualitativo, exploratório, de método científico hipotético-dedutivo, realizada por levantamento bibliográfico. Divide-se em três capítulos, sendo o primeiro voltado às noções de Ética geral e profissional. O segundo capítulo aborda conceitos básicos de Publicidade e Propaganda e da publicidade advocatícia e suas restrições. O último capítulo analisa a jurisprudência produzida e conclui com indicações de como o/a advogado/a pode usar as redes sociais digitais de forma ética.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-27T17:08:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-19
2020-03-27T17:08:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORREIA, Alanna de Oliveira. Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais. 2019. 45 f. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12901
identifier_str_mv CORREIA, Alanna de Oliveira. Os limites éticos da publicidade advocatícia nas mídias sociais digitais. 2019. 45 f. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Direito (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades, Negócios e Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12901/3/AlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12901/1/AlannadeOliveiraCorreiaTCCGraduacao2019.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12901/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ea9f57738ae33cd8987e6833886bb7b
66828c87684b182a25a5bb3665d639bd
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829922036285440