Conhecimento da equipe enfermagem sobre hemoterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Marina Da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/417
Resumo: As transfusões sanguíneas não estão livres de riscos. Complicações relacionadas à transfusão podem ocorrer, e algumas delas podem trazer sérios prejuízos aos pacientes, inclusive fatais. O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento da equipe enfermagem sobre hemoterapia. Pesquisa de campo com tipologia descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, os sujeitos da pesquisa foram sete enfermeiros/as e sete técnicos/as de enfermagem. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada em um hospital de médio porte no interior do RS. A análise dos resultados foi através do método de Bardin. Os resultados mostraram que muitos profissionais de enfermagem tem pouco conhecimento sobre as transfusões sanguíneas. Os enfermeiros conhecem alguns sinais e sintoma de reações transfusionais, mas não tem conhecimento do tempo maximo permitido que um hemocomponente pode permanecer infundindo no paciente. Os sujeitos entrevistados sentem-se despreparados para o assunto, e demonstram grande interesse em realizar novos aprendizados. Acredita-se com este estudo, que o assunto transfusões sanguíneas possam fazer parte da educação continuada e permanente de hospitais, pois o conhecimento técnico-científico destes profissionais permite o delineamento de medidas e atividades que objetivam melhorar, manter e promover a qualidade do atendimento prestada e, consequentemente, a melhoria de vida do paciente submetido à transfusão sanguínea.
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Os enfermeiros conhecem alguns sinais e sintoma de reações transfusionais, mas não tem conhecimento do tempo maximo permitido que um hemocomponente pode permanecer infundindo no paciente. Os sujeitos entrevistados sentem-se despreparados para o assunto, e demonstram grande interesse em realizar novos aprendizados. 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