Comportamento do consumidor: fatores que influenciam moradores de Lajeado a ter ou não um seguro de automóvel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/2571 |
Resumo: | A atividade seguradora no Brasil teve início em 1808, com a primeira companhia de seguros chamada “Seguros Boa-Fé”, criada com o intuito de operar no seguro marítimo e era regulada por leis portuguesas. As primeiras sucursais de seguros não obrigatórios foram sediadas no exterior por volta de 1862, e era para elas que os prêmios cobrados por cada seguro eram direcionados, somente em 1895 foi promulgada a Lei no 294 que determinava que os recursos dos prêmios cobrados pelas seguradoras brasileiras tivessem seus recursos aplicados no Brasil. A presente monografia tem como objetivo geral identificar os fatores levados em consideração e quais deles são determinantes para a contratação de um seguro de automóvel. Para aproveitar as oportunidades deste mercado em expansão é fundamental que o corretor\banco conheça muito bem o perfil dos seus clientes e saiba quais são os fatores que os mesmos consideram importantes ou não na hora de contratar um seguro de automóvel. A pesquisa teve seu embasamento teórico descrito por diversos autores, apresentando conceitos dentro da área de marketing, como: caracterização de serviço, marketing de serviços, marketing de seguros, perfil do consumidor, comportamento do consumidor, fatores sociais e fatores pessoais. O estudo foi formado por duas etapas: a primeira, exploratória e qualitativa e a segunda etapa, descritiva e quantitativa. A pesquisa foi aplicada no período de 29/03/2019 a 08/04/2019, por meio da técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Foi realizada a aplicação de um questionário para uma amostra de 80 pessoas, estas deveriam residir em Lajeado/RS e possuir ao menos um automóvel, com objetivo específico de verificar seus perfis, identificar quais são os fatores levados em consideração na hora de adquirir um seguro de automóvel e identificar também quais os fatores que são levados em consideração quando os pesquisados optam em não ter um seguro de automóvel. Os resultados permitem perceber que o perfil dos pesquisados na sua maioria é de homens, com idades entre 35 a 40 anos, casados, com Ensino Superior Completo, cuja ocupação profissional dominante é a de funcionários de empresas privadas, prevalecendo a renda familiar de dois a quatro salários mínimos. Alguns dos fatores que são levados em consideração na hora de adquirir um seguro são cobertura total, cobertura para terceiros e danos corporais. Quando os pesquisados optam em não ter um seguro de automóvel, na sua maioria, são por questões financeiras. |
id |
UVAT_dfddec038d51658f80e7b86f9360a93d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:univates.br:10737/2571 |
network_acronym_str |
UVAT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
repository_id_str |
1 |
spelling |
Berrá, Lizetehttp://lattes.cnpq.br/1575178775206272Stefani, Débora Helena2019-08-29T19:03:17Z2019-08-29T19:03:17Z2019-052019-06-05A atividade seguradora no Brasil teve início em 1808, com a primeira companhia de seguros chamada “Seguros Boa-Fé”, criada com o intuito de operar no seguro marítimo e era regulada por leis portuguesas. As primeiras sucursais de seguros não obrigatórios foram sediadas no exterior por volta de 1862, e era para elas que os prêmios cobrados por cada seguro eram direcionados, somente em 1895 foi promulgada a Lei no 294 que determinava que os recursos dos prêmios cobrados pelas seguradoras brasileiras tivessem seus recursos aplicados no Brasil. A presente monografia tem como objetivo geral identificar os fatores levados em consideração e quais deles são determinantes para a contratação de um seguro de automóvel. Para aproveitar as oportunidades deste mercado em expansão é fundamental que o corretor\banco conheça muito bem o perfil dos seus clientes e saiba quais são os fatores que os mesmos consideram importantes ou não na hora de contratar um seguro de automóvel. A pesquisa teve seu embasamento teórico descrito por diversos autores, apresentando conceitos dentro da área de marketing, como: caracterização de serviço, marketing de serviços, marketing de seguros, perfil do consumidor, comportamento do consumidor, fatores sociais e fatores pessoais. O estudo foi formado por duas etapas: a primeira, exploratória e qualitativa e a segunda etapa, descritiva e quantitativa. A pesquisa foi aplicada no período de 29/03/2019 a 08/04/2019, por meio da técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Foi realizada a aplicação de um questionário para uma amostra de 80 pessoas, estas deveriam residir em Lajeado/RS e possuir ao menos um automóvel, com objetivo específico de verificar seus perfis, identificar quais são os fatores levados em consideração na hora de adquirir um seguro de automóvel e identificar também quais os fatores que são levados em consideração quando os pesquisados optam em não ter um seguro de automóvel. Os resultados permitem perceber que o perfil dos pesquisados na sua maioria é de homens, com idades entre 35 a 40 anos, casados, com Ensino Superior Completo, cuja ocupação profissional dominante é a de funcionários de empresas privadas, prevalecendo a renda familiar de dois a quatro salários mínimos. Alguns dos fatores que são levados em consideração na hora de adquirir um seguro são cobertura total, cobertura para terceiros e danos corporais. Quando os pesquisados optam em não ter um seguro de automóvel, na sua maioria, são por questões financeiras.-1STEFANI, Débora Helena. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam moradores de Lajeado a ter ou não um seguro de automóvel. 2019. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 jun. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2571. http://hdl.handle.net/10737/2571http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSASeguradoSeguro de automóvelCorretorSeguradoraFatores pessoaisProcesso de compraComportamento do consumidor: fatores que influenciam moradores de Lajeado a ter ou não um seguro de automóvelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2019DeboraHelenaStefani.pdf2019DeboraHelenaStefani.pdfapplication/pdf1435673https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4be8831f-3e9f-4a40-8fd7-80f9aab7146a/download44c6cc5f583703c1a28c0b4a72b81203MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46https://www.univates.br/bdu/bitstreams/5902af4a-8ec2-4053-bb1b-bc805b99aa70/download587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/52f30018-b2e2-4779-88d1-7ac344c452f5/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/608d9ed4-3c9d-44ae-a4dd-d6f56695924f/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54TEXT2019DeboraHelenaStefani.pdf.txt2019DeboraHelenaStefani.pdf.txtExtracted texttext/plain102572https://www.univates.br/bdu/bitstreams/19e25a8b-43c7-4a3d-9f3d-e2c722e43a15/download9df4e81ec4dcc121dd06cd1e681c142dMD510LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4641https://www.univates.br/bdu/bitstreams/162f0a1b-f776-47c3-bffe-71ad12b2f0cb/download1ce9c4e3102dbcff9206de3179ac48c6MD55THUMBNAIL2019DeboraHelenaStefani.pdf.jpg2019DeboraHelenaStefani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4267https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4d1905d5-177e-4fe4-a41c-ac0209c68aca/downloadf0866697c35c4824310a0f15b19d46f4MD51110737/25712023-06-26 13:19:45.563http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/2571https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T13:19:45Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam moradores de Lajeado a ter ou não um seguro de automóvel |
title |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam moradores de Lajeado a ter ou não um seguro de automóvel |
spellingShingle |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam moradores de Lajeado a ter ou não um seguro de automóvel Stefani, Débora Helena CSA Segurado Seguro de automóvel Corretor Seguradora Fatores pessoais Processo de compra |
title_short |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam moradores de Lajeado a ter ou não um seguro de automóvel |
title_full |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam moradores de Lajeado a ter ou não um seguro de automóvel |
title_fullStr |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam moradores de Lajeado a ter ou não um seguro de automóvel |
title_full_unstemmed |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam moradores de Lajeado a ter ou não um seguro de automóvel |
title_sort |
Comportamento do consumidor: fatores que influenciam moradores de Lajeado a ter ou não um seguro de automóvel |
author |
Stefani, Débora Helena |
author_facet |
Stefani, Débora Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Berrá, Lizete |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1575178775206272 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stefani, Débora Helena |
contributor_str_mv |
Berrá, Lizete |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CSA |
topic |
CSA Segurado Seguro de automóvel Corretor Seguradora Fatores pessoais Processo de compra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segurado Seguro de automóvel Corretor Seguradora Fatores pessoais Processo de compra |
description |
A atividade seguradora no Brasil teve início em 1808, com a primeira companhia de seguros chamada “Seguros Boa-Fé”, criada com o intuito de operar no seguro marítimo e era regulada por leis portuguesas. As primeiras sucursais de seguros não obrigatórios foram sediadas no exterior por volta de 1862, e era para elas que os prêmios cobrados por cada seguro eram direcionados, somente em 1895 foi promulgada a Lei no 294 que determinava que os recursos dos prêmios cobrados pelas seguradoras brasileiras tivessem seus recursos aplicados no Brasil. A presente monografia tem como objetivo geral identificar os fatores levados em consideração e quais deles são determinantes para a contratação de um seguro de automóvel. Para aproveitar as oportunidades deste mercado em expansão é fundamental que o corretor\banco conheça muito bem o perfil dos seus clientes e saiba quais são os fatores que os mesmos consideram importantes ou não na hora de contratar um seguro de automóvel. A pesquisa teve seu embasamento teórico descrito por diversos autores, apresentando conceitos dentro da área de marketing, como: caracterização de serviço, marketing de serviços, marketing de seguros, perfil do consumidor, comportamento do consumidor, fatores sociais e fatores pessoais. O estudo foi formado por duas etapas: a primeira, exploratória e qualitativa e a segunda etapa, descritiva e quantitativa. A pesquisa foi aplicada no período de 29/03/2019 a 08/04/2019, por meio da técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Foi realizada a aplicação de um questionário para uma amostra de 80 pessoas, estas deveriam residir em Lajeado/RS e possuir ao menos um automóvel, com objetivo específico de verificar seus perfis, identificar quais são os fatores levados em consideração na hora de adquirir um seguro de automóvel e identificar também quais os fatores que são levados em consideração quando os pesquisados optam em não ter um seguro de automóvel. Os resultados permitem perceber que o perfil dos pesquisados na sua maioria é de homens, com idades entre 35 a 40 anos, casados, com Ensino Superior Completo, cuja ocupação profissional dominante é a de funcionários de empresas privadas, prevalecendo a renda familiar de dois a quatro salários mínimos. Alguns dos fatores que são levados em consideração na hora de adquirir um seguro são cobertura total, cobertura para terceiros e danos corporais. Quando os pesquisados optam em não ter um seguro de automóvel, na sua maioria, são por questões financeiras. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-06-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-29T19:03:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-29T19:03:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
STEFANI, Débora Helena. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam moradores de Lajeado a ter ou não um seguro de automóvel. 2019. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 jun. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2571. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10737/2571 |
identifier_str_mv |
STEFANI, Débora Helena. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam moradores de Lajeado a ter ou não um seguro de automóvel. 2019. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 jun. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2571. |
url |
http://hdl.handle.net/10737/2571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
collection |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4be8831f-3e9f-4a40-8fd7-80f9aab7146a/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/5902af4a-8ec2-4053-bb1b-bc805b99aa70/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/52f30018-b2e2-4779-88d1-7ac344c452f5/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/608d9ed4-3c9d-44ae-a4dd-d6f56695924f/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/19e25a8b-43c7-4a3d-9f3d-e2c722e43a15/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/162f0a1b-f776-47c3-bffe-71ad12b2f0cb/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4d1905d5-177e-4fe4-a41c-ac0209c68aca/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44c6cc5f583703c1a28c0b4a72b81203 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9df4e81ec4dcc121dd06cd1e681c142d 1ce9c4e3102dbcff9206de3179ac48c6 f0866697c35c4824310a0f15b19d46f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801842361826803712 |