Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Lucas de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/3696
Resumo: O aprendizado de máquina já é realidade a muito tempo na criação de ferramentas de visão computacional e recentemente tem se popularizado com a criação de carros autônomos que utilizam redes neurais convolucionais (RNC) para realizar a classificação e detecção de objetos em imagens, porém isso não necessariamente significa que as técnicas de visão computacional tradicionais se tornaram obsoletas e foram substituídas pelas RNC. Neste trabalho serão aplicados 5 métodos na tarefa de automatização de uma mesa de pinball, sendo 3 deles métodos tradicionais que são algoritmos matemáticos como transformada de Hough, diferença absoluta e segmentação por cor. E outros 2 métodos de aprendizado de máquina adaptados ao seu cenário de hardware com a biblioteca YOLO que utiliza RNC para ler e extrair informações de imagens com a proposta de ter alta velocidade de processamento sem abrir muita mão da precisão e da acurácia. Nos resultados deste trabalho é possível entender melhor as vantagens e desvantagens de cada abordagem por meio dos resultados de precisão, acurácia e tempo de processamento de cada solução.
id UVAT_e06203a23a7a18a1ce91ba3dbfaba308
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/3696
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Ahlert, Edson Moacirhttp://lattes.cnpq.br/2547339011790564Borba, Fabricio HartmannMeyer, ViniciusAssis, Lucas de2023-07-07T18:21:36Z2023-07-07T18:21:36Z2023-062023-06-30O aprendizado de máquina já é realidade a muito tempo na criação de ferramentas de visão computacional e recentemente tem se popularizado com a criação de carros autônomos que utilizam redes neurais convolucionais (RNC) para realizar a classificação e detecção de objetos em imagens, porém isso não necessariamente significa que as técnicas de visão computacional tradicionais se tornaram obsoletas e foram substituídas pelas RNC. Neste trabalho serão aplicados 5 métodos na tarefa de automatização de uma mesa de pinball, sendo 3 deles métodos tradicionais que são algoritmos matemáticos como transformada de Hough, diferença absoluta e segmentação por cor. E outros 2 métodos de aprendizado de máquina adaptados ao seu cenário de hardware com a biblioteca YOLO que utiliza RNC para ler e extrair informações de imagens com a proposta de ter alta velocidade de processamento sem abrir muita mão da precisão e da acurácia. Nos resultados deste trabalho é possível entender melhor as vantagens e desvantagens de cada abordagem por meio dos resultados de precisão, acurácia e tempo de processamento de cada solução.Machine learning has been a reality for a long time in the creation of computer vision tools and has recently become popular with the creation of autonomous cars that use convolutional neural networks (CNN) to perform the classification and detection of objects in images, but this does not necessarily means that traditional computer vision techniques have become obsolete and have been replaced by CNN. In this work, 5 methods will be applied in the task of automating a pinball table, 3 of them being traditional methods that are mathematical algorithms such as Hough transform, absolute difference and color segmentation. And 2 other machine learning methods adapted to your hardware scenario with the YOLO library that uses RNC to read and extract information from images with the proposal to have high processing speed without giving up much precision and accuracy. In the results of this work it is possible to better understand the advantages and disadvantages of each approach through the results of precision, accuracy and processing time of each solution.-1ASSIS, Lucas de. Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball. 2023. Monografia (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 jun. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3696. http://hdl.handle.net/10737/3696Attribution-NonCommercial 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessENGVisão computacionalAprendizado de máquinaMétodos tradicionaisComputer visionMachine learningTraditional methodsComparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinballinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINALCOMPARAÇÃO DE ALGORITMOS DE VISÃO COMPUTACIONAL TRADICIONAL E APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADOS NA AUTOMATIZAÇÃO DE UMA MESA DE PINBALL.pdfCOMPARAÇÃO DE ALGORITMOS DE VISÃO COMPUTACIONAL TRADICIONAL E APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADOS NA AUTOMATIZAÇÃO DE UMA MESA DE PINBALL.pdfapplication/pdf7465557https://www.univates.br/bdu/bitstreams/84702b8e-e1fb-484a-ae74-2d79fbf50029/download385fad08214e3cec0d0fcb359625f7a8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1082https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ca2c1a38-d9ab-4acd-befe-6559b7380b86/download01978bf0e057630b32edd4f9d41e68e8MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8920https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b940bd52-b9ef-48ec-8e38-89678778b694/download728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03MD52TEXTCOMPARAÇÃO DE ALGORITMOS DE VISÃO COMPUTACIONAL TRADICIONAL E APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADOS NA AUTOMATIZAÇÃO DE UMA MESA DE PINBALL.pdf.txtCOMPARAÇÃO DE ALGORITMOS DE VISÃO COMPUTACIONAL TRADICIONAL E APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADOS NA AUTOMATIZAÇÃO DE UMA MESA DE PINBALL.pdf.txtExtracted texttext/plain102692https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b0699bc4-6a12-4023-b047-26d6af1d260f/download2663e40ae77aa3e2d113738b99456188MD54THUMBNAILCOMPARAÇÃO DE ALGORITMOS DE VISÃO COMPUTACIONAL TRADICIONAL E APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADOS NA AUTOMATIZAÇÃO DE UMA MESA DE PINBALL.pdf.jpgCOMPARAÇÃO DE ALGORITMOS DE VISÃO COMPUTACIONAL TRADICIONAL E APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADOS NA AUTOMATIZAÇÃO DE UMA MESA DE PINBALL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4491https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cbefa693-50be-4661-820c-c300f4fbcf66/download83475b14e8f4ecf56411a1e81232e3c3MD5510737/36962023-07-12 03:01:51.453http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/Attribution-NonCommercial 3.0 Braziloai:univates.br:10737/3696https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-07-31T00:00Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.none.fl_str_mv Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball
title Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball
spellingShingle Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball
Assis, Lucas de
ENG
Visão computacional
Aprendizado de máquina
Métodos tradicionais
Computer vision
Machine learning
Traditional methods
title_short Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball
title_full Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball
title_fullStr Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball
title_full_unstemmed Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball
title_sort Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball
author Assis, Lucas de
author_facet Assis, Lucas de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ahlert, Edson Moacir
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2547339011790564
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Borba, Fabricio Hartmann
Meyer, Vinicius
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Lucas de
contributor_str_mv Ahlert, Edson Moacir
Borba, Fabricio Hartmann
Meyer, Vinicius
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENG
topic ENG
Visão computacional
Aprendizado de máquina
Métodos tradicionais
Computer vision
Machine learning
Traditional methods
dc.subject.por.fl_str_mv Visão computacional
Aprendizado de máquina
Métodos tradicionais
Computer vision
Machine learning
Traditional methods
description O aprendizado de máquina já é realidade a muito tempo na criação de ferramentas de visão computacional e recentemente tem se popularizado com a criação de carros autônomos que utilizam redes neurais convolucionais (RNC) para realizar a classificação e detecção de objetos em imagens, porém isso não necessariamente significa que as técnicas de visão computacional tradicionais se tornaram obsoletas e foram substituídas pelas RNC. Neste trabalho serão aplicados 5 métodos na tarefa de automatização de uma mesa de pinball, sendo 3 deles métodos tradicionais que são algoritmos matemáticos como transformada de Hough, diferença absoluta e segmentação por cor. E outros 2 métodos de aprendizado de máquina adaptados ao seu cenário de hardware com a biblioteca YOLO que utiliza RNC para ler e extrair informações de imagens com a proposta de ter alta velocidade de processamento sem abrir muita mão da precisão e da acurácia. Nos resultados deste trabalho é possível entender melhor as vantagens e desvantagens de cada abordagem por meio dos resultados de precisão, acurácia e tempo de processamento de cada solução.
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-07T18:21:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-07T18:21:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ASSIS, Lucas de. Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball. 2023. Monografia (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 jun. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3696.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/3696
identifier_str_mv ASSIS, Lucas de. Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball. 2023. Monografia (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 jun. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3696.
url http://hdl.handle.net/10737/3696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/84702b8e-e1fb-484a-ae74-2d79fbf50029/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ca2c1a38-d9ab-4acd-befe-6559b7380b86/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b940bd52-b9ef-48ec-8e38-89678778b694/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b0699bc4-6a12-4023-b047-26d6af1d260f/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cbefa693-50be-4661-820c-c300f4fbcf66/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 385fad08214e3cec0d0fcb359625f7a8
01978bf0e057630b32edd4f9d41e68e8
728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03
2663e40ae77aa3e2d113738b99456188
83475b14e8f4ecf56411a1e81232e3c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801842349555318784