Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/3696 |
Resumo: | O aprendizado de máquina já é realidade a muito tempo na criação de ferramentas de visão computacional e recentemente tem se popularizado com a criação de carros autônomos que utilizam redes neurais convolucionais (RNC) para realizar a classificação e detecção de objetos em imagens, porém isso não necessariamente significa que as técnicas de visão computacional tradicionais se tornaram obsoletas e foram substituídas pelas RNC. Neste trabalho serão aplicados 5 métodos na tarefa de automatização de uma mesa de pinball, sendo 3 deles métodos tradicionais que são algoritmos matemáticos como transformada de Hough, diferença absoluta e segmentação por cor. E outros 2 métodos de aprendizado de máquina adaptados ao seu cenário de hardware com a biblioteca YOLO que utiliza RNC para ler e extrair informações de imagens com a proposta de ter alta velocidade de processamento sem abrir muita mão da precisão e da acurácia. Nos resultados deste trabalho é possível entender melhor as vantagens e desvantagens de cada abordagem por meio dos resultados de precisão, acurácia e tempo de processamento de cada solução. |
id |
UVAT_e06203a23a7a18a1ce91ba3dbfaba308 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:univates.br:10737/3696 |
network_acronym_str |
UVAT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
repository_id_str |
1 |
spelling |
Ahlert, Edson Moacirhttp://lattes.cnpq.br/2547339011790564Borba, Fabricio HartmannMeyer, ViniciusAssis, Lucas de2023-07-07T18:21:36Z2023-07-07T18:21:36Z2023-062023-06-30O aprendizado de máquina já é realidade a muito tempo na criação de ferramentas de visão computacional e recentemente tem se popularizado com a criação de carros autônomos que utilizam redes neurais convolucionais (RNC) para realizar a classificação e detecção de objetos em imagens, porém isso não necessariamente significa que as técnicas de visão computacional tradicionais se tornaram obsoletas e foram substituídas pelas RNC. Neste trabalho serão aplicados 5 métodos na tarefa de automatização de uma mesa de pinball, sendo 3 deles métodos tradicionais que são algoritmos matemáticos como transformada de Hough, diferença absoluta e segmentação por cor. E outros 2 métodos de aprendizado de máquina adaptados ao seu cenário de hardware com a biblioteca YOLO que utiliza RNC para ler e extrair informações de imagens com a proposta de ter alta velocidade de processamento sem abrir muita mão da precisão e da acurácia. Nos resultados deste trabalho é possível entender melhor as vantagens e desvantagens de cada abordagem por meio dos resultados de precisão, acurácia e tempo de processamento de cada solução.Machine learning has been a reality for a long time in the creation of computer vision tools and has recently become popular with the creation of autonomous cars that use convolutional neural networks (CNN) to perform the classification and detection of objects in images, but this does not necessarily means that traditional computer vision techniques have become obsolete and have been replaced by CNN. In this work, 5 methods will be applied in the task of automating a pinball table, 3 of them being traditional methods that are mathematical algorithms such as Hough transform, absolute difference and color segmentation. And 2 other machine learning methods adapted to your hardware scenario with the YOLO library that uses RNC to read and extract information from images with the proposal to have high processing speed without giving up much precision and accuracy. In the results of this work it is possible to better understand the advantages and disadvantages of each approach through the results of precision, accuracy and processing time of each solution.-1ASSIS, Lucas de. Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball. 2023. Monografia (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 jun. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3696. http://hdl.handle.net/10737/3696Attribution-NonCommercial 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessENGVisão computacionalAprendizado de máquinaMétodos tradicionaisComputer visionMachine learningTraditional methodsComparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinballinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINALCOMPARAÇÃO DE ALGORITMOS DE VISÃO COMPUTACIONAL TRADICIONAL E APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADOS NA AUTOMATIZAÇÃO DE UMA MESA DE PINBALL.pdfCOMPARAÇÃO DE ALGORITMOS DE VISÃO COMPUTACIONAL TRADICIONAL E APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADOS NA AUTOMATIZAÇÃO DE UMA MESA DE PINBALL.pdfapplication/pdf7465557https://www.univates.br/bdu/bitstreams/84702b8e-e1fb-484a-ae74-2d79fbf50029/download385fad08214e3cec0d0fcb359625f7a8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1082https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ca2c1a38-d9ab-4acd-befe-6559b7380b86/download01978bf0e057630b32edd4f9d41e68e8MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8920https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b940bd52-b9ef-48ec-8e38-89678778b694/download728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03MD52TEXTCOMPARAÇÃO DE ALGORITMOS DE VISÃO COMPUTACIONAL TRADICIONAL E APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADOS NA AUTOMATIZAÇÃO DE UMA MESA DE PINBALL.pdf.txtCOMPARAÇÃO DE ALGORITMOS DE VISÃO COMPUTACIONAL TRADICIONAL E APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADOS NA AUTOMATIZAÇÃO DE UMA MESA DE PINBALL.pdf.txtExtracted texttext/plain102692https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b0699bc4-6a12-4023-b047-26d6af1d260f/download2663e40ae77aa3e2d113738b99456188MD54THUMBNAILCOMPARAÇÃO DE ALGORITMOS DE VISÃO COMPUTACIONAL TRADICIONAL E APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADOS NA AUTOMATIZAÇÃO DE UMA MESA DE PINBALL.pdf.jpgCOMPARAÇÃO DE ALGORITMOS DE VISÃO COMPUTACIONAL TRADICIONAL E APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADOS NA AUTOMATIZAÇÃO DE UMA MESA DE PINBALL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4491https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cbefa693-50be-4661-820c-c300f4fbcf66/download83475b14e8f4ecf56411a1e81232e3c3MD5510737/36962023-07-12 03:01:51.453http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/Attribution-NonCommercial 3.0 Braziloai:univates.br:10737/3696https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-07-31T00:00Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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 |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball |
title |
Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball |
spellingShingle |
Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball Assis, Lucas de ENG Visão computacional Aprendizado de máquina Métodos tradicionais Computer vision Machine learning Traditional methods |
title_short |
Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball |
title_full |
Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball |
title_fullStr |
Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball |
title_full_unstemmed |
Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball |
title_sort |
Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball |
author |
Assis, Lucas de |
author_facet |
Assis, Lucas de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ahlert, Edson Moacir |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2547339011790564 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Borba, Fabricio Hartmann Meyer, Vinicius |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Lucas de |
contributor_str_mv |
Ahlert, Edson Moacir Borba, Fabricio Hartmann Meyer, Vinicius |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENG |
topic |
ENG Visão computacional Aprendizado de máquina Métodos tradicionais Computer vision Machine learning Traditional methods |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visão computacional Aprendizado de máquina Métodos tradicionais Computer vision Machine learning Traditional methods |
description |
O aprendizado de máquina já é realidade a muito tempo na criação de ferramentas de visão computacional e recentemente tem se popularizado com a criação de carros autônomos que utilizam redes neurais convolucionais (RNC) para realizar a classificação e detecção de objetos em imagens, porém isso não necessariamente significa que as técnicas de visão computacional tradicionais se tornaram obsoletas e foram substituídas pelas RNC. Neste trabalho serão aplicados 5 métodos na tarefa de automatização de uma mesa de pinball, sendo 3 deles métodos tradicionais que são algoritmos matemáticos como transformada de Hough, diferença absoluta e segmentação por cor. E outros 2 métodos de aprendizado de máquina adaptados ao seu cenário de hardware com a biblioteca YOLO que utiliza RNC para ler e extrair informações de imagens com a proposta de ter alta velocidade de processamento sem abrir muita mão da precisão e da acurácia. Nos resultados deste trabalho é possível entender melhor as vantagens e desvantagens de cada abordagem por meio dos resultados de precisão, acurácia e tempo de processamento de cada solução. |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-07T18:21:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-07T18:21:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ASSIS, Lucas de. Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball. 2023. Monografia (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 jun. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3696. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10737/3696 |
identifier_str_mv |
ASSIS, Lucas de. Comparação de algoritmos de visão computacional tradicional e aprendizado de máquina aplicados na automatização de uma mesa de pinball. 2023. Monografia (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 jun. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3696. |
url |
http://hdl.handle.net/10737/3696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
collection |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/84702b8e-e1fb-484a-ae74-2d79fbf50029/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ca2c1a38-d9ab-4acd-befe-6559b7380b86/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b940bd52-b9ef-48ec-8e38-89678778b694/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b0699bc4-6a12-4023-b047-26d6af1d260f/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cbefa693-50be-4661-820c-c300f4fbcf66/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
385fad08214e3cec0d0fcb359625f7a8 01978bf0e057630b32edd4f9d41e68e8 728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03 2663e40ae77aa3e2d113738b99456188 83475b14e8f4ecf56411a1e81232e3c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801842349555318784 |