Resistência dos materiais na engenharia: o uso do GeoGebra para o ensino de flexão em estruturas
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/3294 |
Resumo: | Diante dos resultados poucos satisfatórios de turmas do curso de engenharia, mais especificamente na disciplina de Resistência dos Materiais, numa faculdade privada, suscitaram esta proposta de pesquisa, que consistiu em investigar se a utilização de um recurso tecnológico contribui no ensino de flexões de estruturas, desenvolvendo uma prática pedagógica sequencial. Além disso, objetivou identificar os conhecimentos prévios dos alunos participantes da pesquisa, em relação a conteúdos que são requisitos da disciplina. O método escolhido para realizar o estudo foi qualitativo, por meio da descrição detalhada das etapas. Os dados foram obtidos basicamente de formulários semiestruturados e de vídeos com a gravação dos encontros, que ocorreram de forma on-line, devido à pandemia ocasionada pela COVID-19. A pesquisa restringiu-se ao uso do GeoGebra no ensino das influências de cargas externas em estruturas, especificamente, a flexão. Foi proposta uma situação-problema que solicitava a análise de uma viga numa construção, após ser submetida a carregamentos externos. Na proposta didática, foi utilizada uma viga; contudo, pode ser também desenvolvido e analisado em qualquer outro elemento estrutural. A investigação apresentou resultados satisfatórios, sendo os objetivos previstos alcançados, principalmente, na percepção dos alunos participantes que classificaram o recurso como um agente facilitador na resolução do problema. Apesar de algumas dificuldades pontuais ante a novidade, os alunos conseguiram realizar as atividades propostas. Ao final da intervenção, os resultados foram analisados, ficando evidenciado que o uso do GeoGebra no ensino de flexões proporciona uma visualização gráfica dos diagramas, o que simplifica a análise. Também facilitou na obtenção de valores pontuais, sem a necessidade de cálculos manuais, o que agilizou a resolução. Além disso, permitiu uma interatividade contínua entre os estudantes e o estudo, com o professor. |
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Os dados foram obtidos basicamente de formulários semiestruturados e de vídeos com a gravação dos encontros, que ocorreram de forma on-line, devido à pandemia ocasionada pela COVID-19. A pesquisa restringiu-se ao uso do GeoGebra no ensino das influências de cargas externas em estruturas, especificamente, a flexão. Foi proposta uma situação-problema que solicitava a análise de uma viga numa construção, após ser submetida a carregamentos externos. Na proposta didática, foi utilizada uma viga; contudo, pode ser também desenvolvido e analisado em qualquer outro elemento estrutural. A investigação apresentou resultados satisfatórios, sendo os objetivos previstos alcançados, principalmente, na percepção dos alunos participantes que classificaram o recurso como um agente facilitador na resolução do problema. Apesar de algumas dificuldades pontuais ante a novidade, os alunos conseguiram realizar as atividades propostas. Ao final da intervenção, os resultados foram analisados, ficando evidenciado que o uso do GeoGebra no ensino de flexões proporciona uma visualização gráfica dos diagramas, o que simplifica a análise. Também facilitou na obtenção de valores pontuais, sem a necessidade de cálculos manuais, o que agilizou a resolução. Além disso, permitiu uma interatividade contínua entre os estudantes e o estudo, com o professor.In view of the unsatisfactory results of classes in the engineering course, more specifically in the discipline of Strength of Materials, at a private college, they raised this research proposal, which consisted of investigating whether the use of a technological resource contributes to the teaching of structural flexions, developing a sequential pedagogical practice. In addition, it aimed to identify the previous knowledge of students participating in the research, in relation to content that are requirements of the discipline. The method chosen to carry out the study was qualitative, through the detailed description of the steps. The data were basically obtained from semi-structured forms and videos with the recording of the meetings, which took place online, due to the pandemic caused by COVID-19. The research was restricted to the use of GeoGebra in teaching the influence of external loads on structures, specifically, flexion. A problem situation was proposed that required the analysis of a beam in a construction, after being subjected to external loads. In the didactic proposal, a beam was used; however, it can also be developed and analyzed in any other structural element. The investigation showed satisfactory results, with the predicted objectives being achieved, mainly, in the perception of the participating students who classified the resource as a facilitating agent in solving the problem. Despite some occasional difficulties in view of the novelty, the students were able to carry out the proposed activities. At the end of the intervention, the results were analyzed, showing that the use of GeoGebra in the teaching of push-ups provides a graphical visualization of the diagrams, which simplifies the analysis. It also made it easier to obtain point values, without the need for manual calculations, which speeded up the resolution. In addition, it allowed continuous interactivity between students and the study, with the teacher.-1SANTOS, Gutemberg Torquato dos. Resistência dos materiais na engenharia: o uso do GeoGebra para o ensino de flexão em estruturas. 2021. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 jan. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3294. http://hdl.handle.net/10737/3294CETEnsino de engenhariaResistência dos materiaisTecnologias no ensinoGeoGebraEngineering teachingStrength of materialsTechnologies in teachingResistência dos materiais na engenharia: o uso do GeoGebra para o ensino de flexão em estruturasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPPGECE;Ensino de Ciências Exatasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates 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Diante dos resultados poucos satisfatórios de turmas do curso de engenharia, mais especificamente na disciplina de Resistência dos Materiais, numa faculdade privada, suscitaram esta proposta de pesquisa, que consistiu em investigar se a utilização de um recurso tecnológico contribui no ensino de flexões de estruturas, desenvolvendo uma prática pedagógica sequencial. Além disso, objetivou identificar os conhecimentos prévios dos alunos participantes da pesquisa, em relação a conteúdos que são requisitos da disciplina. O método escolhido para realizar o estudo foi qualitativo, por meio da descrição detalhada das etapas. Os dados foram obtidos basicamente de formulários semiestruturados e de vídeos com a gravação dos encontros, que ocorreram de forma on-line, devido à pandemia ocasionada pela COVID-19. A pesquisa restringiu-se ao uso do GeoGebra no ensino das influências de cargas externas em estruturas, especificamente, a flexão. Foi proposta uma situação-problema que solicitava a análise de uma viga numa construção, após ser submetida a carregamentos externos. Na proposta didática, foi utilizada uma viga; contudo, pode ser também desenvolvido e analisado em qualquer outro elemento estrutural. A investigação apresentou resultados satisfatórios, sendo os objetivos previstos alcançados, principalmente, na percepção dos alunos participantes que classificaram o recurso como um agente facilitador na resolução do problema. Apesar de algumas dificuldades pontuais ante a novidade, os alunos conseguiram realizar as atividades propostas. Ao final da intervenção, os resultados foram analisados, ficando evidenciado que o uso do GeoGebra no ensino de flexões proporciona uma visualização gráfica dos diagramas, o que simplifica a análise. Também facilitou na obtenção de valores pontuais, sem a necessidade de cálculos manuais, o que agilizou a resolução. Além disso, permitiu uma interatividade contínua entre os estudantes e o estudo, com o professor. |
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