Unidades potencialmente significativas aliadas à construção de jogos digitais como propulsores de uma aprendizagem matemática significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Teresinha Aparecida Faccio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/3272
Resumo: Promover a aprendizagem matemática significativa que transcenda a memorização e a utilização de fórmulas descontextualizadas e que motive e desperte o interesse do aluno é desafio de muitos docentes. Soma-se a esse cenário a dinamização dos jogos digitais que, com uma interface atrativa, recursos de animação, possibilidade de programação e versatilidade, podem potencializar os processos de ensino e de aprendizagem. Assim, com base em estudos da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968, 1976, 1980, 2003) e de Moreira (2010a; 2010b; 2011a; 2011b; 2012), ao propor as Unidades Potencialmente Significativas (UEPS), além de autores que abordam a temática dos jogos digitais como ferramenta de ensino, delineou-se esta pesquisa de cunho qualitativo. Nela, buscou-se investigar como o desenvolvimento de uma UEPS, aliada à construção de jogos digitais, pode promover a Aprendizagem Significativa de quadriláteros e ângulos. A investigação ocorreu a partir do desenvolvimento de duas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, com alunos de 7o e 8o ano do Ensino Fundamental, em que foram analisados dados coletados por meio de um questionário, construção de mapa mental e conceitual, diário de bordo, gravações e produções dos alunos. A análise dos dados permite inferir que a UEPS contribuiu para um estudo aprofundado dos quadriláteros e ângulos; as atividades iniciais funcionaram como organizadores prévios para a retomada de conhecimentos inconsistentes; a multiplicidade de recursos e estratégias favoreceu a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora, potencializando a relação triádica entre aluno, docente e materiais educativos. Além disso, a construção dos jogos digitais no Scratch colaborou para que os alunos mobilizassem os conhecimentos, por vezes obliterados, acerca de quadriláteros e ângulos em um novo contexto; fortaleceu e ampliou o conhecimento dos referidos conteúdos, tornando-os mais consistente e capazes de ancorar novas aprendizagens; favoreceu o desenvolvimento de habilidades de interpretação, resolução de problemas, criação, produção e criatividade, atribuindo dinamismo e aumento da motivação e pré-disposição à aprendizagem, requisitos para a Aprendizagem Significativa. Assim, espera-se que este estudo possa despertar o interesse de educadores pela elaboração criteriosa de UEPSs, aliado à construção de jogos digitais, haja vista o potencial da proposta para a promoção de aprendizagem matemática significativa. Salienta-se a importância de os jogos digitais estarem alicerçados em uma consistente proposta pedagógica e com uma mediação docente que instigue a autonomia, a criatividade e a resolução de problemas.
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Assim, com base em estudos da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968, 1976, 1980, 2003) e de Moreira (2010a; 2010b; 2011a; 2011b; 2012), ao propor as Unidades Potencialmente Significativas (UEPS), além de autores que abordam a temática dos jogos digitais como ferramenta de ensino, delineou-se esta pesquisa de cunho qualitativo. Nela, buscou-se investigar como o desenvolvimento de uma UEPS, aliada à construção de jogos digitais, pode promover a Aprendizagem Significativa de quadriláteros e ângulos. A investigação ocorreu a partir do desenvolvimento de duas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, com alunos de 7o e 8o ano do Ensino Fundamental, em que foram analisados dados coletados por meio de um questionário, construção de mapa mental e conceitual, diário de bordo, gravações e produções dos alunos. A análise dos dados permite inferir que a UEPS contribuiu para um estudo aprofundado dos quadriláteros e ângulos; as atividades iniciais funcionaram como organizadores prévios para a retomada de conhecimentos inconsistentes; a multiplicidade de recursos e estratégias favoreceu a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora, potencializando a relação triádica entre aluno, docente e materiais educativos. Além disso, a construção dos jogos digitais no Scratch colaborou para que os alunos mobilizassem os conhecimentos, por vezes obliterados, acerca de quadriláteros e ângulos em um novo contexto; fortaleceu e ampliou o conhecimento dos referidos conteúdos, tornando-os mais consistente e capazes de ancorar novas aprendizagens; favoreceu o desenvolvimento de habilidades de interpretação, resolução de problemas, criação, produção e criatividade, atribuindo dinamismo e aumento da motivação e pré-disposição à aprendizagem, requisitos para a Aprendizagem Significativa. Assim, espera-se que este estudo possa despertar o interesse de educadores pela elaboração criteriosa de UEPSs, aliado à construção de jogos digitais, haja vista o potencial da proposta para a promoção de aprendizagem matemática significativa. Salienta-se a importância de os jogos digitais estarem alicerçados em uma consistente proposta pedagógica e com uma mediação docente que instigue a autonomia, a criatividade e a resolução de problemas.Promoting a meaningful mathematical learning that goes beyond memorizing and using formulas out of a context and that motivates and interests students is a challenge to many teachers. On the other hand, improved digital games with attractive interfaces, animation resources, programming possibilities and versatility may enhance the teaching and learning processes. Thus, based on Ausubel’s (1968, 1976, 1980, 2003) and Moreira’s (2010a; 2010b; 2011a; 2011b; 2012), studies on Meaningful Learning with their proposition of Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU), as well as on other authors who approach digital games as teaching tools, this qualitative research was designed. It attempted to investigate how the development of a PMTU connected with the design of digital games may promote meaningful learning of quadrilaterals and angles. The investigation encompassed the development of two PMTUs with 7th and 8th graders, in which data was collected through a questionnaire, mental and conceptual map, journals, recordings, and students’ productions. Data analysis enabled the inference that the PMTU contributed to a deeper study of quadrilaterals and angles; initial activities served as prior organizers to reinforce knowledge; the myriad of resources and strategies promoted progressive differentiation and integrative reconciliation, thus improving the triadic relation among students, teacher, and educational materials. In addition to that, constructing digital games on Scratch supported students in using their sometimes fading knowledge about quadrilaterals and angles within a new context; strengthened and enhanced their knowledge of the said topics, making them more consistent and a firm soil to ground new learning; favored the development of abilities to comprehend and solve problems, to create, produce, assigning dynamicity and an increased motivation and willingness to learn, which are requirements of a meaningful learning. Therefore, this study is expected to raise educators’ interest in the thorough design of PMTUs in connection with constructing digital games, due to the vast potential it has to promote a meaningful mathematical learning. It is worth to highlight the relevance of basing these digital games on a consistent pedagogical proposition, with teachers intermediating it to promote autonomy, creativity, and problem resolution.Promover el aprendizaje matemático significativo que transcienda la memorización y la utilización de fórmulas descontextualizadas y que motive y despierte el interés del alumno es desafío de muchos docentes. Se suma a ese escenario la dinamización de los juegos digitales que, con una interfaz atractiva, recursos de animación, posibilidad de programación y versatilidad, pueden potencializar los procesos de enseñanza y de aprendizaje. Así, con base en estudios de Aprendizaje Significativo de Ausubel (1968, 1976, 1980, 2003) y de Moreira (2010a; 2010b; 2011a; 2011b; 2012), al proponer las Unidades Potencialmente Significativas (UEPS), además de autores que aborden la temática de los juegos digitales como herramienta de enseñanza, delineó esta pesquisa de cuño cualitativo. En ella, se buscó investigar como el desarrollo de una UEPS, aliada a la construcción de juegos digitales, puede promover el aprendizaje significativo de cuadriláteros y ángulos. La investigación ocurrió a partir del desarrollo de dos Unidades de Enseñanza Potencialmente Significativas, con alumnos de 7o y 8o año de la Enseñanza Fundamental, en que fueron analizados datos colectados por medio de un cuestionario, construcción de mapa mental y conceptual, diario de a bordo, grabaciones y producciones de los alumnos. El análisis de los datos permite inferir que la UEPS contribuyó para un estudio profundizado de los cuadriláteros y ángulos; las actividades iniciales funcionaron como organizadores previos para la retomada de conocimientos inconsistentes; la multiplicidad de recursos y estrategias favoreció la diferenciación progresiva y la reconciliación integrante, potencializando la relación tríada entre alumno, docente y materiales educativos. Además de, la construcción de los juegos digitales en Scratch colaboró para que los alumnos movilizasen los conocimientos, por veces obliterados, sobre cuadriláteros y ángulos en un nuevo contexto; fortaleció y amplió el conocimiento de los referidos contenidos, tornando más consistente y capaces de aportar nuevos aprendizajes; favoreció el desarrollo de habilidades de interpretación, resolución de problemas, creación, producción y creatividad, atribuyendo dinamismo y aumento de la motivación y pre disposición al aprendizaje, requisitos para el aprendizaje significativo. Así, se espera que este estudio pueda despertar el interés de educadores por la elaboración de criterios de UEPSs, aliado a la construcción de juegos digitales, como el potencial de la propuesta para la promoción de aprendizaje matemático significativo. Se destaca la importancia de que los juegos digitales estén sostenidos en una consistente propuesta pedagógica y con una mediación docente que instigue la autonomía, la creatividad y la resolución de problemas.-1PADILHA, Teresinha Aparecida Faccio. Unidades potencialmente significativas aliadas à construção de jogos digitais como propulsores de uma aprendizagem matemática significativa. 2021. Monografia (Doutorado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 jun. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3272. http://hdl.handle.net/10737/3272http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCHAprendizagem significativaJogos digitaisUnidades potencialmente significativasMeaningful learningDigital gamesPotentially meaningful unitsAprendizaje significativoJuegos digitalesUnidades potencialmente significativasUnidades potencialmente significativas aliadas à construção de jogos digitais como propulsores de uma aprendizagem matemática significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPPGEnsino;Ensinoporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates 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description Promover a aprendizagem matemática significativa que transcenda a memorização e a utilização de fórmulas descontextualizadas e que motive e desperte o interesse do aluno é desafio de muitos docentes. Soma-se a esse cenário a dinamização dos jogos digitais que, com uma interface atrativa, recursos de animação, possibilidade de programação e versatilidade, podem potencializar os processos de ensino e de aprendizagem. Assim, com base em estudos da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968, 1976, 1980, 2003) e de Moreira (2010a; 2010b; 2011a; 2011b; 2012), ao propor as Unidades Potencialmente Significativas (UEPS), além de autores que abordam a temática dos jogos digitais como ferramenta de ensino, delineou-se esta pesquisa de cunho qualitativo. Nela, buscou-se investigar como o desenvolvimento de uma UEPS, aliada à construção de jogos digitais, pode promover a Aprendizagem Significativa de quadriláteros e ângulos. A investigação ocorreu a partir do desenvolvimento de duas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, com alunos de 7o e 8o ano do Ensino Fundamental, em que foram analisados dados coletados por meio de um questionário, construção de mapa mental e conceitual, diário de bordo, gravações e produções dos alunos. A análise dos dados permite inferir que a UEPS contribuiu para um estudo aprofundado dos quadriláteros e ângulos; as atividades iniciais funcionaram como organizadores prévios para a retomada de conhecimentos inconsistentes; a multiplicidade de recursos e estratégias favoreceu a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora, potencializando a relação triádica entre aluno, docente e materiais educativos. Além disso, a construção dos jogos digitais no Scratch colaborou para que os alunos mobilizassem os conhecimentos, por vezes obliterados, acerca de quadriláteros e ângulos em um novo contexto; fortaleceu e ampliou o conhecimento dos referidos conteúdos, tornando-os mais consistente e capazes de ancorar novas aprendizagens; favoreceu o desenvolvimento de habilidades de interpretação, resolução de problemas, criação, produção e criatividade, atribuindo dinamismo e aumento da motivação e pré-disposição à aprendizagem, requisitos para a Aprendizagem Significativa. Assim, espera-se que este estudo possa despertar o interesse de educadores pela elaboração criteriosa de UEPSs, aliado à construção de jogos digitais, haja vista o potencial da proposta para a promoção de aprendizagem matemática significativa. Salienta-se a importância de os jogos digitais estarem alicerçados em uma consistente proposta pedagógica e com uma mediação docente que instigue a autonomia, a criatividade e a resolução de problemas.
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