“Orgulhosas e felizes de sermos mulheres”: o diálogo entre ethé em discursos feministas e antifeministas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/2706 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a ser um movimento de diálogo em um cenário cada dia mais monológico. Dessa forma, tem como objetivo fazer dialogar (BAKHTIN apud FARACO, 2009) duas diferentes formas de ver o mundo (a feminista e a antifeminista). Para tanto, utiliza-se como referencial teórico-metodológico a concepção de ethos proposta, principalmente, por Maingueneau (1993; 2005; 2018a), mas recuperada por diversos autores, entre os quais Charaudeau (2008a) e Amossy (2018a; 2018b), além dos pressupostos feministas, que visam discutir o problema de gênero para além da linguagem, mas na forma como ele permeia nossa sociedade como um todo. Nessa perspectiva, recorre-se a autoras como Márcia Tiburi (2018), Marli Gonçalves (2019), bem como às concepções de Chimamanda Ngozi Adichie (2015; 2017; 2019). Propõe-se, dessa forma, uma análise dos ethé evocados pelo livro Sejamos todos feministas, de Chimamanda, e pelo blog Mulheres contra o feminismo, de modo a verificar as convergências e divergências entre eles, sua relação com o estereótipo do feminismo e, consequentemente, conceber em que medida eles dialogam. Com este percurso, foi possível perceber que há muito mais consonâncias do que dissonâncias entre os discursos analisados, de modo que é possível afirmar que as fiadoras (categoria que compõe a noção de ethos) do blog e do livro compartilham visões de mundo muitíssimo semelhantes e que, em diversos momentos, suas ideias e imagens se confundem. Há, no entanto, uma diferença primordial entre os discursos analisados: a posição ideológica com relação ao signo linguístico feminista. Enquanto no livro Sejamos todos feministas a fiadora apoia-se no estereótipo feminista para remodelar o pensamento a respeito do feminismo como um todo, no blog Mulheres contra o feminismo é justamente o oposto que ocorre: a fiadora ancora-se no estereótipo feminista para reafirmá-lo e, dessa forma, propagar seu discurso. Ao fim deste processo, no entanto, foi possível constatar que há um diálogo entre feministas e antifeministas, visto que as visões de mundo e ideais desses dois grupos, embora pareçam opostos à primeira vista, são bastante semelhantes. Além disso, poderia-se dizer que é apenas através do diálogo que se conseguirá reestruturar e repensar as concepções tidas como irredutíveis e finalizadas. |
id |
UVAT_ede29e54ceea9ca05505164b068f822c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:univates.br:10737/2706 |
network_acronym_str |
UVAT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
repository_id_str |
1 |
spelling |
Fuchs, Juliana Thiesenhttp://lattes.cnpq.br/5869288894597398Baierle, Magali Beatriz2020-04-06T19:52:09Z2020-04-06T19:52:09Z2019-122019-12-04Este trabalho se propõe a ser um movimento de diálogo em um cenário cada dia mais monológico. Dessa forma, tem como objetivo fazer dialogar (BAKHTIN apud FARACO, 2009) duas diferentes formas de ver o mundo (a feminista e a antifeminista). Para tanto, utiliza-se como referencial teórico-metodológico a concepção de ethos proposta, principalmente, por Maingueneau (1993; 2005; 2018a), mas recuperada por diversos autores, entre os quais Charaudeau (2008a) e Amossy (2018a; 2018b), além dos pressupostos feministas, que visam discutir o problema de gênero para além da linguagem, mas na forma como ele permeia nossa sociedade como um todo. Nessa perspectiva, recorre-se a autoras como Márcia Tiburi (2018), Marli Gonçalves (2019), bem como às concepções de Chimamanda Ngozi Adichie (2015; 2017; 2019). Propõe-se, dessa forma, uma análise dos ethé evocados pelo livro Sejamos todos feministas, de Chimamanda, e pelo blog Mulheres contra o feminismo, de modo a verificar as convergências e divergências entre eles, sua relação com o estereótipo do feminismo e, consequentemente, conceber em que medida eles dialogam. Com este percurso, foi possível perceber que há muito mais consonâncias do que dissonâncias entre os discursos analisados, de modo que é possível afirmar que as fiadoras (categoria que compõe a noção de ethos) do blog e do livro compartilham visões de mundo muitíssimo semelhantes e que, em diversos momentos, suas ideias e imagens se confundem. Há, no entanto, uma diferença primordial entre os discursos analisados: a posição ideológica com relação ao signo linguístico feminista. Enquanto no livro Sejamos todos feministas a fiadora apoia-se no estereótipo feminista para remodelar o pensamento a respeito do feminismo como um todo, no blog Mulheres contra o feminismo é justamente o oposto que ocorre: a fiadora ancora-se no estereótipo feminista para reafirmá-lo e, dessa forma, propagar seu discurso. Ao fim deste processo, no entanto, foi possível constatar que há um diálogo entre feministas e antifeministas, visto que as visões de mundo e ideais desses dois grupos, embora pareçam opostos à primeira vista, são bastante semelhantes. Além disso, poderia-se dizer que é apenas através do diálogo que se conseguirá reestruturar e repensar as concepções tidas como irredutíveis e finalizadas.-1BAIERLE, Magali Beatriz. “Orgulhosas e felizes de sermos mulheres”: o diálogo entre ethé em discursos feministas e antifeministas. 2019. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2706. http://hdl.handle.net/10737/2706http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLLAEthosAnálise do discursoFeminismoEstereótipo“Orgulhosas e felizes de sermos mulheres”: o diálogo entre ethé em discursos feministas e antifeministasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2019MagaliBeatrizBaierle.pdf2019MagaliBeatrizBaierle.pdfapplication/pdf472480https://www.univates.br/bdu/bitstreams/bd2a559c-4986-4d43-8433-4a22483c22ed/downloada099810f004617b4b65949b515ae4b33MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/559b1f1e-b5bf-4fca-bb79-c1d8c03fe2d0/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/a3ac5e42-6c8e-409c-aed9-41990ab26306/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c222c42e-bf12-473f-8d16-5a1151c33d0d/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4597https://www.univates.br/bdu/bitstreams/25e3a6a9-b6a9-4161-8152-4830785be166/downloadc1db8e47a1e9d10c23fddb131faaae41MD55TEXT2019MagaliBeatrizBaierle.pdf.txt2019MagaliBeatrizBaierle.pdf.txtExtracted texttext/plain103097https://www.univates.br/bdu/bitstreams/a883c78d-68cb-4d60-a410-7904917495fd/downloadf19e17805b24d8095de075c26f596c02MD510THUMBNAIL2019MagaliBeatrizBaierle.pdf.jpg2019MagaliBeatrizBaierle.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3927https://www.univates.br/bdu/bitstreams/3d3f5bae-705f-4ccc-b582-871e218472b1/downloadfdc52835348824434651b00ee24d2fbfMD51110737/27062023-06-23 09:16:42.639http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/2706https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-23T09:16:42Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Orgulhosas e felizes de sermos mulheres”: o diálogo entre ethé em discursos feministas e antifeministas |
title |
“Orgulhosas e felizes de sermos mulheres”: o diálogo entre ethé em discursos feministas e antifeministas |
spellingShingle |
“Orgulhosas e felizes de sermos mulheres”: o diálogo entre ethé em discursos feministas e antifeministas Baierle, Magali Beatriz LLA Ethos Análise do discurso Feminismo Estereótipo |
title_short |
“Orgulhosas e felizes de sermos mulheres”: o diálogo entre ethé em discursos feministas e antifeministas |
title_full |
“Orgulhosas e felizes de sermos mulheres”: o diálogo entre ethé em discursos feministas e antifeministas |
title_fullStr |
“Orgulhosas e felizes de sermos mulheres”: o diálogo entre ethé em discursos feministas e antifeministas |
title_full_unstemmed |
“Orgulhosas e felizes de sermos mulheres”: o diálogo entre ethé em discursos feministas e antifeministas |
title_sort |
“Orgulhosas e felizes de sermos mulheres”: o diálogo entre ethé em discursos feministas e antifeministas |
author |
Baierle, Magali Beatriz |
author_facet |
Baierle, Magali Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fuchs, Juliana Thiesen |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5869288894597398 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baierle, Magali Beatriz |
contributor_str_mv |
Fuchs, Juliana Thiesen |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LLA |
topic |
LLA Ethos Análise do discurso Feminismo Estereótipo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ethos Análise do discurso Feminismo Estereótipo |
description |
Este trabalho se propõe a ser um movimento de diálogo em um cenário cada dia mais monológico. Dessa forma, tem como objetivo fazer dialogar (BAKHTIN apud FARACO, 2009) duas diferentes formas de ver o mundo (a feminista e a antifeminista). Para tanto, utiliza-se como referencial teórico-metodológico a concepção de ethos proposta, principalmente, por Maingueneau (1993; 2005; 2018a), mas recuperada por diversos autores, entre os quais Charaudeau (2008a) e Amossy (2018a; 2018b), além dos pressupostos feministas, que visam discutir o problema de gênero para além da linguagem, mas na forma como ele permeia nossa sociedade como um todo. Nessa perspectiva, recorre-se a autoras como Márcia Tiburi (2018), Marli Gonçalves (2019), bem como às concepções de Chimamanda Ngozi Adichie (2015; 2017; 2019). Propõe-se, dessa forma, uma análise dos ethé evocados pelo livro Sejamos todos feministas, de Chimamanda, e pelo blog Mulheres contra o feminismo, de modo a verificar as convergências e divergências entre eles, sua relação com o estereótipo do feminismo e, consequentemente, conceber em que medida eles dialogam. Com este percurso, foi possível perceber que há muito mais consonâncias do que dissonâncias entre os discursos analisados, de modo que é possível afirmar que as fiadoras (categoria que compõe a noção de ethos) do blog e do livro compartilham visões de mundo muitíssimo semelhantes e que, em diversos momentos, suas ideias e imagens se confundem. Há, no entanto, uma diferença primordial entre os discursos analisados: a posição ideológica com relação ao signo linguístico feminista. Enquanto no livro Sejamos todos feministas a fiadora apoia-se no estereótipo feminista para remodelar o pensamento a respeito do feminismo como um todo, no blog Mulheres contra o feminismo é justamente o oposto que ocorre: a fiadora ancora-se no estereótipo feminista para reafirmá-lo e, dessa forma, propagar seu discurso. Ao fim deste processo, no entanto, foi possível constatar que há um diálogo entre feministas e antifeministas, visto que as visões de mundo e ideais desses dois grupos, embora pareçam opostos à primeira vista, são bastante semelhantes. Além disso, poderia-se dizer que é apenas através do diálogo que se conseguirá reestruturar e repensar as concepções tidas como irredutíveis e finalizadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-12-04 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-06T19:52:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-06T19:52:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BAIERLE, Magali Beatriz. “Orgulhosas e felizes de sermos mulheres”: o diálogo entre ethé em discursos feministas e antifeministas. 2019. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2706. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10737/2706 |
identifier_str_mv |
BAIERLE, Magali Beatriz. “Orgulhosas e felizes de sermos mulheres”: o diálogo entre ethé em discursos feministas e antifeministas. 2019. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2706. |
url |
http://hdl.handle.net/10737/2706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
collection |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/bd2a559c-4986-4d43-8433-4a22483c22ed/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/559b1f1e-b5bf-4fca-bb79-c1d8c03fe2d0/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/a3ac5e42-6c8e-409c-aed9-41990ab26306/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c222c42e-bf12-473f-8d16-5a1151c33d0d/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/25e3a6a9-b6a9-4161-8152-4830785be166/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/a883c78d-68cb-4d60-a410-7904917495fd/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/3d3f5bae-705f-4ccc-b582-871e218472b1/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a099810f004617b4b65949b515ae4b33 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e c1db8e47a1e9d10c23fddb131faaae41 f19e17805b24d8095de075c26f596c02 fdc52835348824434651b00ee24d2fbf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801842335328239616 |