A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRABALHADA NO COLÉGIO ESTADUAL ANITA GRANDI SALMON, SENGÉS - PARANÁDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2192
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2192 |
Resumo: | Neste texto são abordadas questões relacionadas ao ensino de Educação Ambiental (EA) no contexto escolar e a necessidade de mudança no comportamento do ser humano em relação ao meio ambiente. Assim, esta pesquisa teve por objetivo analisar como vem sendo trabalhada a EA no Colégio Estadual Anita Grandi Salmon Ensino Fundamental e Médio em Sengés-PR. A metodologia consistiu em aplicação de questionários aos alunos (96 participantes), composto de quatro (4) questões, e professores (41 participantes), composto de três (3) questões. Foi possível constatar que os alunos ainda não compreendem muito bem a necessidade de se conservar o meio ambiente e o desenvolvimento com sustentabilidade e que os professores trabalham a EA apenas em dias ou semanas temáticos, ou seja, de forma esporádica. |
id |
UVRV-2_044e110ada1136be4e7c06f607b0b5c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/2192 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRABALHADA NO COLÉGIO ESTADUAL ANITA GRANDI SALMON, SENGÉS - PARANÁDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2192Educação; Educação ambiental.Educação ambiental; Sustentabilidade; Professores; Alunos; Colégio Estadual Anita Grandi Salmon.Educação ambientalNeste texto são abordadas questões relacionadas ao ensino de Educação Ambiental (EA) no contexto escolar e a necessidade de mudança no comportamento do ser humano em relação ao meio ambiente. Assim, esta pesquisa teve por objetivo analisar como vem sendo trabalhada a EA no Colégio Estadual Anita Grandi Salmon Ensino Fundamental e Médio em Sengés-PR. A metodologia consistiu em aplicação de questionários aos alunos (96 participantes), composto de quatro (4) questões, e professores (41 participantes), composto de três (3) questões. Foi possível constatar que os alunos ainda não compreendem muito bem a necessidade de se conservar o meio ambiente e o desenvolvimento com sustentabilidade e que os professores trabalham a EA apenas em dias ou semanas temáticos, ou seja, de forma esporádica.ABECABRAÃO, Sandro Aparecido; Secretaria de Estado da Educação do Estado do ParanáMACHADO, Alessandra Cristina Jacopetti; Secretaria da Educacao do Estado de Sao PauloZAVASTZKI, Silvia; Secretaria de Estado da Educação do Estado do ParanáCLETO, Alexandra Jacimara Ribeiro Fernandes; Secretaria de Estado da Educação do Estado do ParanáSTRACHULSKI, Juliano; Universidade Estadual de Ponta Grossa2015-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionA metodologia utilizada se refere a aplicação de questionários.application/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/219210.5892/ruvrd.v13i1.2192Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 13, n. 1 (2015); 722-7342236-53621517-027610.5892/ruvrd.v13i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2192/pdf_34710.5892/ruvrd.v13i1.2192.g2110Colégio Estadual Anita Grandi Salmon Ensino Fundamental e Médio em Sengés-PR.Presente; Ano de 2012.Participaram da pesquisa professores e alunos do Colégio Estadual Anita Grandi Salmon.Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-03T20:23:34Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/2192Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:46.503665Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRABALHADA NO COLÉGIO ESTADUAL ANITA GRANDI SALMON, SENGÉS - PARANÁDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2192 |
title |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRABALHADA NO COLÉGIO ESTADUAL ANITA GRANDI SALMON, SENGÉS - PARANÁDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2192 |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRABALHADA NO COLÉGIO ESTADUAL ANITA GRANDI SALMON, SENGÉS - PARANÁDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2192 ABRAÃO, Sandro Aparecido; Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná Educação; Educação ambiental. Educação ambiental; Sustentabilidade; Professores; Alunos; Colégio Estadual Anita Grandi Salmon. Educação ambiental |
title_short |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRABALHADA NO COLÉGIO ESTADUAL ANITA GRANDI SALMON, SENGÉS - PARANÁDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2192 |
title_full |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRABALHADA NO COLÉGIO ESTADUAL ANITA GRANDI SALMON, SENGÉS - PARANÁDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2192 |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRABALHADA NO COLÉGIO ESTADUAL ANITA GRANDI SALMON, SENGÉS - PARANÁDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2192 |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRABALHADA NO COLÉGIO ESTADUAL ANITA GRANDI SALMON, SENGÉS - PARANÁDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2192 |
title_sort |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRABALHADA NO COLÉGIO ESTADUAL ANITA GRANDI SALMON, SENGÉS - PARANÁDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2192 |
author |
ABRAÃO, Sandro Aparecido; Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná |
author_facet |
ABRAÃO, Sandro Aparecido; Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná MACHADO, Alessandra Cristina Jacopetti; Secretaria da Educacao do Estado de Sao Paulo ZAVASTZKI, Silvia; Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná CLETO, Alexandra Jacimara Ribeiro Fernandes; Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná STRACHULSKI, Juliano; Universidade Estadual de Ponta Grossa |
author_role |
author |
author2 |
MACHADO, Alessandra Cristina Jacopetti; Secretaria da Educacao do Estado de Sao Paulo ZAVASTZKI, Silvia; Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná CLETO, Alexandra Jacimara Ribeiro Fernandes; Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná STRACHULSKI, Juliano; Universidade Estadual de Ponta Grossa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ABRAÃO, Sandro Aparecido; Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná MACHADO, Alessandra Cristina Jacopetti; Secretaria da Educacao do Estado de Sao Paulo ZAVASTZKI, Silvia; Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná CLETO, Alexandra Jacimara Ribeiro Fernandes; Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná STRACHULSKI, Juliano; Universidade Estadual de Ponta Grossa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação ambiental. Educação ambiental; Sustentabilidade; Professores; Alunos; Colégio Estadual Anita Grandi Salmon. Educação ambiental |
topic |
Educação; Educação ambiental. Educação ambiental; Sustentabilidade; Professores; Alunos; Colégio Estadual Anita Grandi Salmon. Educação ambiental |
description |
Neste texto são abordadas questões relacionadas ao ensino de Educação Ambiental (EA) no contexto escolar e a necessidade de mudança no comportamento do ser humano em relação ao meio ambiente. Assim, esta pesquisa teve por objetivo analisar como vem sendo trabalhada a EA no Colégio Estadual Anita Grandi Salmon Ensino Fundamental e Médio em Sengés-PR. A metodologia consistiu em aplicação de questionários aos alunos (96 participantes), composto de quatro (4) questões, e professores (41 participantes), composto de três (3) questões. Foi possível constatar que os alunos ainda não compreendem muito bem a necessidade de se conservar o meio ambiente e o desenvolvimento com sustentabilidade e que os professores trabalham a EA apenas em dias ou semanas temáticos, ou seja, de forma esporádica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion A metodologia utilizada se refere a aplicação de questionários. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2192 10.5892/ruvrd.v13i1.2192 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2192 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v13i1.2192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2192/pdf_347 10.5892/ruvrd.v13i1.2192.g2110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Colégio Estadual Anita Grandi Salmon Ensino Fundamental e Médio em Sengés-PR. Presente; Ano de 2012. Participaram da pesquisa professores e alunos do Colégio Estadual Anita Grandi Salmon. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 13, n. 1 (2015); 722-734 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v13i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051203342827520 |