APLICAÇÃO DE LODO DE CURTUME BOVINO EM PLANTAS DE FEIJOEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Gislayne de Araujo; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana. Professor substituto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castanho, Rafael Nogueira; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana., Guidorissi, Natália da Silva; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana., Flores, Jaine Pereira; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana., Laura, Valdemir Antônio; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte.
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6257
Resumo: O processo de curtimento do couro bovino gera resíduos com potencial de uso como corretivo e fertilizante, no entanto, alguns de seus constituintes podem inviabilizar sua utilização nos sistemas de produção. O objetivo com este trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação do lodo de curtume no crescimento de Phaseolus vulgaris L (feijão) para verificar a possibilidade de utilização desse resíduo sem comprometer a performance das plantas. O experimento foi conduzido na casa de vegetação, os vasos foram preenchidos com 4 kg de solo e o lodo foi aplicado nas doses: 0; 0,1; 1; 10; 100; 250 g kg-1 em cinco repetições, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado. Após 30 dias de cultivo, as variáveis avaliadas foram: comprimento de raiz (CR) e da parte aérea das plantas (CPA), diâmetro de caule (DC), número de folhas (NF) e massa seca de raiz (MSR) e de parte aérea (MSPA). A dose de 250 g.kg-1 inibiu a germinação das sementes, não emergindo plântulas. O uso de lodo misturado ao solo no crescimento de feijoeiro na dose de 100 g.kg-1 ocasionou efeitos de toxicidade nas plantas. Com base nos resultados, recomenda-se a utilização de até 10 g kg-1 de lodo de curtume sem interferências na performance das plantas de feijoeiro.
id UVRV-2_09ce0e8065cca4b865b5199155b1bfa3
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/6257
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling APLICAÇÃO DE LODO DE CURTUME BOVINO EM PLANTAS DE FEIJOEIROBiofertilizante. Resíduo. Tratamento de Couro. ToxicidadeO processo de curtimento do couro bovino gera resíduos com potencial de uso como corretivo e fertilizante, no entanto, alguns de seus constituintes podem inviabilizar sua utilização nos sistemas de produção. O objetivo com este trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação do lodo de curtume no crescimento de Phaseolus vulgaris L (feijão) para verificar a possibilidade de utilização desse resíduo sem comprometer a performance das plantas. O experimento foi conduzido na casa de vegetação, os vasos foram preenchidos com 4 kg de solo e o lodo foi aplicado nas doses: 0; 0,1; 1; 10; 100; 250 g kg-1 em cinco repetições, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado. Após 30 dias de cultivo, as variáveis avaliadas foram: comprimento de raiz (CR) e da parte aérea das plantas (CPA), diâmetro de caule (DC), número de folhas (NF) e massa seca de raiz (MSR) e de parte aérea (MSPA). A dose de 250 g.kg-1 inibiu a germinação das sementes, não emergindo plântulas. O uso de lodo misturado ao solo no crescimento de feijoeiro na dose de 100 g.kg-1 ocasionou efeitos de toxicidade nas plantas. Com base nos resultados, recomenda-se a utilização de até 10 g kg-1 de lodo de curtume sem interferências na performance das plantas de feijoeiro.ABECBitencourt, Gislayne de Araujo; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana. Professor substitutoCastanho, Rafael Nogueira; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana.Guidorissi, Natália da Silva; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana.Flores, Jaine Pereira; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana.Laura, Valdemir Antônio; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte.2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/625710.5892/ruvrd.v20i2.6257Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 20, n. 2 (2021): Revista da Universidade Vale do Rio Verde2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v20i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6257/pdf_1076http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/6257/49910.5892/ruvrd.v20i2.6257.g1095216810.5892/ruvrd.v20i2.6257.s499Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-30T14:49:43ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DE LODO DE CURTUME BOVINO EM PLANTAS DE FEIJOEIRO
title APLICAÇÃO DE LODO DE CURTUME BOVINO EM PLANTAS DE FEIJOEIRO
spellingShingle APLICAÇÃO DE LODO DE CURTUME BOVINO EM PLANTAS DE FEIJOEIRO
Bitencourt, Gislayne de Araujo; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana. Professor substituto
Biofertilizante. Resíduo. Tratamento de Couro. Toxicidade
title_short APLICAÇÃO DE LODO DE CURTUME BOVINO EM PLANTAS DE FEIJOEIRO
title_full APLICAÇÃO DE LODO DE CURTUME BOVINO EM PLANTAS DE FEIJOEIRO
title_fullStr APLICAÇÃO DE LODO DE CURTUME BOVINO EM PLANTAS DE FEIJOEIRO
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DE LODO DE CURTUME BOVINO EM PLANTAS DE FEIJOEIRO
title_sort APLICAÇÃO DE LODO DE CURTUME BOVINO EM PLANTAS DE FEIJOEIRO
author Bitencourt, Gislayne de Araujo; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana. Professor substituto
author_facet Bitencourt, Gislayne de Araujo; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana. Professor substituto
Castanho, Rafael Nogueira; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana.
Guidorissi, Natália da Silva; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana.
Flores, Jaine Pereira; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana.
Laura, Valdemir Antônio; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte.
author_role author
author2 Castanho, Rafael Nogueira; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana.
Guidorissi, Natália da Silva; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana.
Flores, Jaine Pereira; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana.
Laura, Valdemir Antônio; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitencourt, Gislayne de Araujo; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana. Professor substituto
Castanho, Rafael Nogueira; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana.
Guidorissi, Natália da Silva; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana.
Flores, Jaine Pereira; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Universidade Universitária de Aquidauana.
Laura, Valdemir Antônio; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte.
dc.subject.por.fl_str_mv Biofertilizante. Resíduo. Tratamento de Couro. Toxicidade
topic Biofertilizante. Resíduo. Tratamento de Couro. Toxicidade
description O processo de curtimento do couro bovino gera resíduos com potencial de uso como corretivo e fertilizante, no entanto, alguns de seus constituintes podem inviabilizar sua utilização nos sistemas de produção. O objetivo com este trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação do lodo de curtume no crescimento de Phaseolus vulgaris L (feijão) para verificar a possibilidade de utilização desse resíduo sem comprometer a performance das plantas. O experimento foi conduzido na casa de vegetação, os vasos foram preenchidos com 4 kg de solo e o lodo foi aplicado nas doses: 0; 0,1; 1; 10; 100; 250 g kg-1 em cinco repetições, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado. Após 30 dias de cultivo, as variáveis avaliadas foram: comprimento de raiz (CR) e da parte aérea das plantas (CPA), diâmetro de caule (DC), número de folhas (NF) e massa seca de raiz (MSR) e de parte aérea (MSPA). A dose de 250 g.kg-1 inibiu a germinação das sementes, não emergindo plântulas. O uso de lodo misturado ao solo no crescimento de feijoeiro na dose de 100 g.kg-1 ocasionou efeitos de toxicidade nas plantas. Com base nos resultados, recomenda-se a utilização de até 10 g kg-1 de lodo de curtume sem interferências na performance das plantas de feijoeiro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6257
10.5892/ruvrd.v20i2.6257
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6257
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v20i2.6257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6257/pdf_1076
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/6257/499
10.5892/ruvrd.v20i2.6257.g10952168
10.5892/ruvrd.v20i2.6257.s499
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 20, n. 2 (2021): Revista da Universidade Vale do Rio Verde
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v20i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454439028195328