EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1500 |
Resumo: | A educação inclusiva tem uma longa história na caminhada de encontrar condições dignas para as pessoas se integrarem no meio social e assim erradicar o preconceito junto à sociedade acadêmica, mercado de trabalho e outros meios sociais que impedem o cidadão ou cidadã exercer o direito de cidadania com dignidade. Este artigo é fruto de estudo com alunos portadores de necessidades especiais na escola regular da educação básica, onde o aluno precisa ser parte íntegra do ensino aprendizado. A importância desse artigo está relacionada ao respeito às diferenças e diversidades encontradas no dia a dia da sala de aula, quando o sistema de educação permite a matrícula do aluno portador de necessidades especiais na escola pública sem a preocupação de subsidiar os recursos adequados para poder desenvolver as habilidades cognitivas, motora, psicossocial, visual, auditiva. Aliás a inclusão escolar, ainda é uma realidade crucial, que, vai além de uma matrícula, mas de todo os recursos tecnológicos, pedagógicos, estrutura física da escola e material humano com a formação e especialização específica do professor, capaz de acolher o aluno e construir a igualdade e assim fazer a diferença.Palavras Chaves: Educação Inclusiva, História, Caminhada, Conquistas, Cidadania. |
id |
UVRV-2_10355e4c3e57e47e3817118d338ec8d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/1500 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500A educação inclusiva tem uma longa história na caminhada de encontrar condições dignas para as pessoas se integrarem no meio social e assim erradicar o preconceito junto à sociedade acadêmica, mercado de trabalho e outros meios sociais que impedem o cidadão ou cidadã exercer o direito de cidadania com dignidade. Este artigo é fruto de estudo com alunos portadores de necessidades especiais na escola regular da educação básica, onde o aluno precisa ser parte íntegra do ensino aprendizado. A importância desse artigo está relacionada ao respeito às diferenças e diversidades encontradas no dia a dia da sala de aula, quando o sistema de educação permite a matrícula do aluno portador de necessidades especiais na escola pública sem a preocupação de subsidiar os recursos adequados para poder desenvolver as habilidades cognitivas, motora, psicossocial, visual, auditiva. Aliás a inclusão escolar, ainda é uma realidade crucial, que, vai além de uma matrícula, mas de todo os recursos tecnológicos, pedagógicos, estrutura física da escola e material humano com a formação e especialização específica do professor, capaz de acolher o aluno e construir a igualdade e assim fazer a diferença.Palavras Chaves: Educação Inclusiva, História, Caminhada, Conquistas, Cidadania.ABECCONCEIÇÃO, Benedito Borel da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGSÁNCHEZ, Damián S.2014-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/150010.5892/ruvrd.v12i1.1500Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 721-7292236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1500/pdf_15610.5892/ruvrd.v12i1.1500.g1226Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T14:23:17ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500 |
title |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500 |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500 CONCEIÇÃO, Benedito Borel da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG |
title_short |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500 |
title_full |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500 |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500 |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500 |
title_sort |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500 |
author |
CONCEIÇÃO, Benedito Borel da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG |
author_facet |
CONCEIÇÃO, Benedito Borel da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG SÁNCHEZ, Damián S. |
author_role |
author |
author2 |
SÁNCHEZ, Damián S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CONCEIÇÃO, Benedito Borel da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG SÁNCHEZ, Damián S. |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A educação inclusiva tem uma longa história na caminhada de encontrar condições dignas para as pessoas se integrarem no meio social e assim erradicar o preconceito junto à sociedade acadêmica, mercado de trabalho e outros meios sociais que impedem o cidadão ou cidadã exercer o direito de cidadania com dignidade. Este artigo é fruto de estudo com alunos portadores de necessidades especiais na escola regular da educação básica, onde o aluno precisa ser parte íntegra do ensino aprendizado. A importância desse artigo está relacionada ao respeito às diferenças e diversidades encontradas no dia a dia da sala de aula, quando o sistema de educação permite a matrícula do aluno portador de necessidades especiais na escola pública sem a preocupação de subsidiar os recursos adequados para poder desenvolver as habilidades cognitivas, motora, psicossocial, visual, auditiva. Aliás a inclusão escolar, ainda é uma realidade crucial, que, vai além de uma matrícula, mas de todo os recursos tecnológicos, pedagógicos, estrutura física da escola e material humano com a formação e especialização específica do professor, capaz de acolher o aluno e construir a igualdade e assim fazer a diferença.Palavras Chaves: Educação Inclusiva, História, Caminhada, Conquistas, Cidadania. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1500 10.5892/ruvrd.v12i1.1500 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1500 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v12i1.1500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1500/pdf_156 10.5892/ruvrd.v12i1.1500.g1226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 721-729 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v12i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454440227766272 |