EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CONCEIÇÃO, Benedito Borel da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SÁNCHEZ, Damián S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1500
Resumo: A educação inclusiva tem uma longa história na caminhada de encontrar condições dignas para as pessoas se integrarem no meio social e assim erradicar o preconceito junto à sociedade acadêmica, mercado de trabalho e outros meios sociais que impedem o cidadão ou cidadã exercer o direito de cidadania com dignidade. Este artigo é fruto de estudo com alunos portadores de necessidades especiais na escola regular da educação básica, onde o aluno precisa ser parte íntegra do ensino aprendizado. A importância desse artigo está relacionada ao respeito às diferenças e diversidades encontradas no dia a dia da sala de aula, quando o sistema de educação permite a matrícula do aluno portador de necessidades especiais na escola pública sem a preocupação de subsidiar os recursos adequados para poder desenvolver as habilidades cognitivas, motora, psicossocial, visual, auditiva. Aliás a inclusão escolar, ainda é uma realidade crucial, que, vai além de uma matrícula, mas de todo os recursos tecnológicos, pedagógicos, estrutura física da escola e material humano com a formação e especialização específica do professor, capaz de acolher o aluno e construir a igualdade e assim fazer a diferença.Palavras Chaves: Educação Inclusiva, História, Caminhada, Conquistas, Cidadania.
id UVRV-2_ffa5c5b076ef06b448f723b908f1db4d
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/1500
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500A educação inclusiva tem uma longa história na caminhada de encontrar condições dignas para as pessoas se integrarem no meio social e assim erradicar o preconceito junto à sociedade acadêmica, mercado de trabalho e outros meios sociais que impedem o cidadão ou cidadã exercer o direito de cidadania com dignidade. Este artigo é fruto de estudo com alunos portadores de necessidades especiais na escola regular da educação básica, onde o aluno precisa ser parte íntegra do ensino aprendizado. A importância desse artigo está relacionada ao respeito às diferenças e diversidades encontradas no dia a dia da sala de aula, quando o sistema de educação permite a matrícula do aluno portador de necessidades especiais na escola pública sem a preocupação de subsidiar os recursos adequados para poder desenvolver as habilidades cognitivas, motora, psicossocial, visual, auditiva. Aliás a inclusão escolar, ainda é uma realidade crucial, que, vai além de uma matrícula, mas de todo os recursos tecnológicos, pedagógicos, estrutura física da escola e material humano com a formação e especialização específica do professor, capaz de acolher o aluno e construir a igualdade e assim fazer a diferença.Palavras Chaves: Educação Inclusiva, História, Caminhada, Conquistas, Cidadania.ABECCONCEIÇÃO, Benedito Borel da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGSÁNCHEZ, Damián S.2014-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/150010.5892/ruvrd.v12i1.1500Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 721-7292236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1500/pdf_15610.5892/ruvrd.v12i1.1500.g1226Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T14:23:17Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/1500Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:31:00.300350Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500
title EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500
spellingShingle EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500
CONCEIÇÃO, Benedito Borel da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
title_short EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500
title_full EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500
title_fullStr EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500
title_sort EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiaishttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500
author CONCEIÇÃO, Benedito Borel da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
author_facet CONCEIÇÃO, Benedito Borel da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
SÁNCHEZ, Damián S.
author_role author
author2 SÁNCHEZ, Damián S.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv CONCEIÇÃO, Benedito Borel da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
SÁNCHEZ, Damián S.
dc.subject.none.fl_str_mv


description A educação inclusiva tem uma longa história na caminhada de encontrar condições dignas para as pessoas se integrarem no meio social e assim erradicar o preconceito junto à sociedade acadêmica, mercado de trabalho e outros meios sociais que impedem o cidadão ou cidadã exercer o direito de cidadania com dignidade. Este artigo é fruto de estudo com alunos portadores de necessidades especiais na escola regular da educação básica, onde o aluno precisa ser parte íntegra do ensino aprendizado. A importância desse artigo está relacionada ao respeito às diferenças e diversidades encontradas no dia a dia da sala de aula, quando o sistema de educação permite a matrícula do aluno portador de necessidades especiais na escola pública sem a preocupação de subsidiar os recursos adequados para poder desenvolver as habilidades cognitivas, motora, psicossocial, visual, auditiva. Aliás a inclusão escolar, ainda é uma realidade crucial, que, vai além de uma matrícula, mas de todo os recursos tecnológicos, pedagógicos, estrutura física da escola e material humano com a formação e especialização específica do professor, capaz de acolher o aluno e construir a igualdade e assim fazer a diferença.Palavras Chaves: Educação Inclusiva, História, Caminhada, Conquistas, Cidadania.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-07
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1500
10.5892/ruvrd.v12i1.1500
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1500
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v12i1.1500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1500/pdf_156
10.5892/ruvrd.v12i1.1500.g1226
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 721-729
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v12i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051204992237568