O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sheldon William; Universidade Federal de Lavras
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde, Silva, Marcelo Ribeiro; Universidade Presbiteriana Mackenzie, Melo, Tuane Ferreira; Universidade Federal de Lavras, Sarno Carvalho, João Francisco; Universidade Federal de Minas Gerais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6480
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar a percepção de estudantes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) diante da aplicação da metodologia marshmallow challenge para conteúdos de gestão.  Teve por pretensão demonstrar o papel do professor no uso de metodologias ativas e identificar o alcance dos objetivos de aprendizagem e produção de novos conhecimentos. A pesquisa foi realizada com estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Araçuaí. Caracterizou-se como uma pesquisa-ação quantitativa, de caráter exploratório e descritiva. Os dados coletados foram analisados estatisticamente. A partir dos resultados obtidos e análise realizada, constatou-se que o professor desempenha um papel imprescindível no uso de metodologias ativas de aprendizagem, mediando o processo de ensino e aprendizagem para que os propósitos e objetivos de conteúdo e geração de conhecimento sejam alcançados. Concluiu-se que a metodologia do marshmallow challenge contribui para o alcance dos objetivos de aprendizagem e produção de novos conhecimentos, ainda que os conhecimentos teóricos fundamentais sejam importantes balizadores para a conclusão das tarefas.
id UVRV-2_15dc46537c98906a52dd2e11e93113af
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/6480
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e TecnológicoMarshmallow Challenge. Ensino Básico. Ensino Técnico. Ensino Profissional. Metodologias Ativas.O presente trabalho objetivou investigar a percepção de estudantes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) diante da aplicação da metodologia marshmallow challenge para conteúdos de gestão.  Teve por pretensão demonstrar o papel do professor no uso de metodologias ativas e identificar o alcance dos objetivos de aprendizagem e produção de novos conhecimentos. A pesquisa foi realizada com estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Araçuaí. Caracterizou-se como uma pesquisa-ação quantitativa, de caráter exploratório e descritiva. Os dados coletados foram analisados estatisticamente. A partir dos resultados obtidos e análise realizada, constatou-se que o professor desempenha um papel imprescindível no uso de metodologias ativas de aprendizagem, mediando o processo de ensino e aprendizagem para que os propósitos e objetivos de conteúdo e geração de conhecimento sejam alcançados. Concluiu-se que a metodologia do marshmallow challenge contribui para o alcance dos objetivos de aprendizagem e produção de novos conhecimentos, ainda que os conhecimentos teóricos fundamentais sejam importantes balizadores para a conclusão das tarefas.ABECSilva, Sheldon William; Universidade Federal de LavrasFonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio VerdeSilva, Marcelo Ribeiro; Universidade Presbiteriana MackenzieMelo, Tuane Ferreira; Universidade Federal de LavrasSarno Carvalho, João Francisco; Universidade Federal de Minas Gerais2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/648010.5892/ruvrd.v21i1.6480Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 21, n. 1 (2022): Fluxo Contínuo; 1-162236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6480/pdf_113510.5892/ruvrd.v21i1.6480.g10952248Direitos autorais 2022 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T19:04:56Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6480Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-12-22T19:04:56Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
title O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
spellingShingle O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Silva, Sheldon William; Universidade Federal de Lavras
Marshmallow Challenge. Ensino Básico. Ensino Técnico. Ensino Profissional. Metodologias Ativas.
title_short O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
title_full O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
title_fullStr O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
title_full_unstemmed O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
title_sort O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
author Silva, Sheldon William; Universidade Federal de Lavras
author_facet Silva, Sheldon William; Universidade Federal de Lavras
Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde
Silva, Marcelo Ribeiro; Universidade Presbiteriana Mackenzie
Melo, Tuane Ferreira; Universidade Federal de Lavras
Sarno Carvalho, João Francisco; Universidade Federal de Minas Gerais
author_role author
author2 Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde
Silva, Marcelo Ribeiro; Universidade Presbiteriana Mackenzie
Melo, Tuane Ferreira; Universidade Federal de Lavras
Sarno Carvalho, João Francisco; Universidade Federal de Minas Gerais
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sheldon William; Universidade Federal de Lavras
Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde
Silva, Marcelo Ribeiro; Universidade Presbiteriana Mackenzie
Melo, Tuane Ferreira; Universidade Federal de Lavras
Sarno Carvalho, João Francisco; Universidade Federal de Minas Gerais
dc.subject.por.fl_str_mv Marshmallow Challenge. Ensino Básico. Ensino Técnico. Ensino Profissional. Metodologias Ativas.
topic Marshmallow Challenge. Ensino Básico. Ensino Técnico. Ensino Profissional. Metodologias Ativas.
description O presente trabalho objetivou investigar a percepção de estudantes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) diante da aplicação da metodologia marshmallow challenge para conteúdos de gestão.  Teve por pretensão demonstrar o papel do professor no uso de metodologias ativas e identificar o alcance dos objetivos de aprendizagem e produção de novos conhecimentos. A pesquisa foi realizada com estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Araçuaí. Caracterizou-se como uma pesquisa-ação quantitativa, de caráter exploratório e descritiva. Os dados coletados foram analisados estatisticamente. A partir dos resultados obtidos e análise realizada, constatou-se que o professor desempenha um papel imprescindível no uso de metodologias ativas de aprendizagem, mediando o processo de ensino e aprendizagem para que os propósitos e objetivos de conteúdo e geração de conhecimento sejam alcançados. Concluiu-se que a metodologia do marshmallow challenge contribui para o alcance dos objetivos de aprendizagem e produção de novos conhecimentos, ainda que os conhecimentos teóricos fundamentais sejam importantes balizadores para a conclusão das tarefas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6480
10.5892/ruvrd.v21i1.6480
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6480
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v21i1.6480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6480/pdf_1135
10.5892/ruvrd.v21i1.6480.g10952248
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 21, n. 1 (2022): Fluxo Contínuo; 1-16
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v21i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051197464510464