O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6480 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou investigar a percepção de estudantes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) diante da aplicação da metodologia marshmallow challenge para conteúdos de gestão. Teve por pretensão demonstrar o papel do professor no uso de metodologias ativas e identificar o alcance dos objetivos de aprendizagem e produção de novos conhecimentos. A pesquisa foi realizada com estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Araçuaí. Caracterizou-se como uma pesquisa-ação quantitativa, de caráter exploratório e descritiva. Os dados coletados foram analisados estatisticamente. A partir dos resultados obtidos e análise realizada, constatou-se que o professor desempenha um papel imprescindível no uso de metodologias ativas de aprendizagem, mediando o processo de ensino e aprendizagem para que os propósitos e objetivos de conteúdo e geração de conhecimento sejam alcançados. Concluiu-se que a metodologia do marshmallow challenge contribui para o alcance dos objetivos de aprendizagem e produção de novos conhecimentos, ainda que os conhecimentos teóricos fundamentais sejam importantes balizadores para a conclusão das tarefas. |
id |
UVRV-2_15dc46537c98906a52dd2e11e93113af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/6480 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e TecnológicoMarshmallow Challenge. Ensino Básico. Ensino Técnico. Ensino Profissional. Metodologias Ativas.O presente trabalho objetivou investigar a percepção de estudantes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) diante da aplicação da metodologia marshmallow challenge para conteúdos de gestão. Teve por pretensão demonstrar o papel do professor no uso de metodologias ativas e identificar o alcance dos objetivos de aprendizagem e produção de novos conhecimentos. A pesquisa foi realizada com estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Araçuaí. Caracterizou-se como uma pesquisa-ação quantitativa, de caráter exploratório e descritiva. Os dados coletados foram analisados estatisticamente. A partir dos resultados obtidos e análise realizada, constatou-se que o professor desempenha um papel imprescindível no uso de metodologias ativas de aprendizagem, mediando o processo de ensino e aprendizagem para que os propósitos e objetivos de conteúdo e geração de conhecimento sejam alcançados. Concluiu-se que a metodologia do marshmallow challenge contribui para o alcance dos objetivos de aprendizagem e produção de novos conhecimentos, ainda que os conhecimentos teóricos fundamentais sejam importantes balizadores para a conclusão das tarefas.ABECSilva, Sheldon William; Universidade Federal de LavrasFonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio VerdeSilva, Marcelo Ribeiro; Universidade Presbiteriana MackenzieMelo, Tuane Ferreira; Universidade Federal de LavrasSarno Carvalho, João Francisco; Universidade Federal de Minas Gerais2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/648010.5892/ruvrd.v21i1.6480Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 21, n. 1 (2022): Fluxo Contínuo; 1-162236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6480/pdf_113510.5892/ruvrd.v21i1.6480.g10952248Direitos autorais 2022 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T19:04:56Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6480Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-12-22T19:04:56Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico |
title |
O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico |
spellingShingle |
O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Silva, Sheldon William; Universidade Federal de Lavras Marshmallow Challenge. Ensino Básico. Ensino Técnico. Ensino Profissional. Metodologias Ativas. |
title_short |
O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico |
title_full |
O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico |
title_fullStr |
O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico |
title_sort |
O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico |
author |
Silva, Sheldon William; Universidade Federal de Lavras |
author_facet |
Silva, Sheldon William; Universidade Federal de Lavras Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde Silva, Marcelo Ribeiro; Universidade Presbiteriana Mackenzie Melo, Tuane Ferreira; Universidade Federal de Lavras Sarno Carvalho, João Francisco; Universidade Federal de Minas Gerais |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde Silva, Marcelo Ribeiro; Universidade Presbiteriana Mackenzie Melo, Tuane Ferreira; Universidade Federal de Lavras Sarno Carvalho, João Francisco; Universidade Federal de Minas Gerais |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sheldon William; Universidade Federal de Lavras Fonseca, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde Silva, Marcelo Ribeiro; Universidade Presbiteriana Mackenzie Melo, Tuane Ferreira; Universidade Federal de Lavras Sarno Carvalho, João Francisco; Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marshmallow Challenge. Ensino Básico. Ensino Técnico. Ensino Profissional. Metodologias Ativas. |
topic |
Marshmallow Challenge. Ensino Básico. Ensino Técnico. Ensino Profissional. Metodologias Ativas. |
description |
O presente trabalho objetivou investigar a percepção de estudantes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) diante da aplicação da metodologia marshmallow challenge para conteúdos de gestão. Teve por pretensão demonstrar o papel do professor no uso de metodologias ativas e identificar o alcance dos objetivos de aprendizagem e produção de novos conhecimentos. A pesquisa foi realizada com estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Araçuaí. Caracterizou-se como uma pesquisa-ação quantitativa, de caráter exploratório e descritiva. Os dados coletados foram analisados estatisticamente. A partir dos resultados obtidos e análise realizada, constatou-se que o professor desempenha um papel imprescindível no uso de metodologias ativas de aprendizagem, mediando o processo de ensino e aprendizagem para que os propósitos e objetivos de conteúdo e geração de conhecimento sejam alcançados. Concluiu-se que a metodologia do marshmallow challenge contribui para o alcance dos objetivos de aprendizagem e produção de novos conhecimentos, ainda que os conhecimentos teóricos fundamentais sejam importantes balizadores para a conclusão das tarefas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6480 10.5892/ruvrd.v21i1.6480 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6480 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v21i1.6480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6480/pdf_1135 10.5892/ruvrd.v21i1.6480.g10952248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 21, n. 1 (2022): Fluxo Contínuo; 1-16 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v21i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051197464510464 |