INSERÇÃO DOS EGRESSOS DO ENSINO TÉCNICO AO MERCADO DE TRABALHO DO SETOR MOVELEIRODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2776

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SPINATO, Paulo Roberto; Escola Técnica Estadual 25 de Julho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MESSER, Sylvia; Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, LAIMER, Claudionor Guedes; Faculdade Meridional - IMED
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2776
Resumo: A recente reforma curricular tem como pressuposto básico a educação profissional integrada ao ensino médio. Desse modo, este artigo tem como objetivo analisar a inserção dos egressos do ensino técnico ao mercado de trabalho, a partir do sistema de avaliação implantado com a reforma curricular. Com isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, com base em um estudo de caso de uma escola técnica. A coleta de dados foi realizada através de observações, documentos e entrevistas em profundidade com estudantes do curso técnico em móveis e com o gerente de produção de uma empresa moveleira. Como resultado, contatou-se que o gerente de produção teve dois estudantes aptos como seus estagiários, sendo um deles com um baixo nível de aptidão (50% a 60%) e outro com alto nível de aptidão (90% a 100%). Embora o atual sistema de avaliação não permita uma pontuação final (apenas uma relação de aptidão ou não), observou-se que os estudantes apresentam diferentes tipos e níveis de competências e habilidades adquiridas e/ou desenvolvidas durante a sua formação.
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