INSERÇÃO DOS EGRESSOS DO ENSINO TÉCNICO AO MERCADO DE TRABALHO DO SETOR MOVELEIRODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2776
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Data de Publicação: | 2016 |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2776 |
Resumo: | A recente reforma curricular tem como pressuposto básico a educação profissional integrada ao ensino médio. Desse modo, este artigo tem como objetivo analisar a inserção dos egressos do ensino técnico ao mercado de trabalho, a partir do sistema de avaliação implantado com a reforma curricular. Com isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, com base em um estudo de caso de uma escola técnica. A coleta de dados foi realizada através de observações, documentos e entrevistas em profundidade com estudantes do curso técnico em móveis e com o gerente de produção de uma empresa moveleira. Como resultado, contatou-se que o gerente de produção teve dois estudantes aptos como seus estagiários, sendo um deles com um baixo nível de aptidão (50% a 60%) e outro com alto nível de aptidão (90% a 100%). Embora o atual sistema de avaliação não permita uma pontuação final (apenas uma relação de aptidão ou não), observou-se que os estudantes apresentam diferentes tipos e níveis de competências e habilidades adquiridas e/ou desenvolvidas durante a sua formação. |
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INSERÇÃO DOS EGRESSOS DO ENSINO TÉCNICO AO MERCADO DE TRABALHO DO SETOR MOVELEIRODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2776Ciências Sociais Aplicadas; AdministraçãoCompetências. Habilidades. Sistema de avaliação. Mercado de trabalho. Setor moveleiro.CompetênciasA recente reforma curricular tem como pressuposto básico a educação profissional integrada ao ensino médio. Desse modo, este artigo tem como objetivo analisar a inserção dos egressos do ensino técnico ao mercado de trabalho, a partir do sistema de avaliação implantado com a reforma curricular. Com isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, com base em um estudo de caso de uma escola técnica. A coleta de dados foi realizada através de observações, documentos e entrevistas em profundidade com estudantes do curso técnico em móveis e com o gerente de produção de uma empresa moveleira. Como resultado, contatou-se que o gerente de produção teve dois estudantes aptos como seus estagiários, sendo um deles com um baixo nível de aptidão (50% a 60%) e outro com alto nível de aptidão (90% a 100%). Embora o atual sistema de avaliação não permita uma pontuação final (apenas uma relação de aptidão ou não), observou-se que os estudantes apresentam diferentes tipos e níveis de competências e habilidades adquiridas e/ou desenvolvidas durante a sua formação.ABECSPINATO, Paulo Roberto; Escola Técnica Estadual 25 de JulhoMESSER, Sylvia; Instituto Federal Farroupilha – Campus PanambiLAIMER, Claudionor Guedes; Faculdade Meridional - IMED2016-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/277610.5892/ruvrd.v14i2.2776Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 875-8862236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2776/pdf_58010.5892/ruvrd.v14i2.2776.g2640Região sul, Rio Grande do Sul, Ijuí.TransversalEstudo de caso com entrevistasDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:04:37ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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A recente reforma curricular tem como pressuposto básico a educação profissional integrada ao ensino médio. Desse modo, este artigo tem como objetivo analisar a inserção dos egressos do ensino técnico ao mercado de trabalho, a partir do sistema de avaliação implantado com a reforma curricular. Com isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, com base em um estudo de caso de uma escola técnica. A coleta de dados foi realizada através de observações, documentos e entrevistas em profundidade com estudantes do curso técnico em móveis e com o gerente de produção de uma empresa moveleira. Como resultado, contatou-se que o gerente de produção teve dois estudantes aptos como seus estagiários, sendo um deles com um baixo nível de aptidão (50% a 60%) e outro com alto nível de aptidão (90% a 100%). Embora o atual sistema de avaliação não permita uma pontuação final (apenas uma relação de aptidão ou não), observou-se que os estudantes apresentam diferentes tipos e níveis de competências e habilidades adquiridas e/ou desenvolvidas durante a sua formação. |
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