DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Italo Rafael; Universidade Estadual da Paraíba
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba, AQUINO, Raiane Alves de; Universidade Estadual da Paraíba, SILVA, Patrícia Ozelita da; Universidade Estadual da Paraíba, SOUSA, Alielson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2461
Resumo: A utilização dos recursos digitais na educação vem sendo incorporada pelas escolas como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem. Com a chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas, evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e aos tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorre no cotidiano da escola. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento sobre a utilização dos recursos digitais nas escolas estaduais da 8ª Região de Ensino do Município de Catolé do Rocha-PB. Foi aplicado um formulário contendo duas perguntas objetivas sobre a importância dos recursos tecnológicos na escola e quanto a sua utilização no processo de ensino aprendizagem a um grupo de 50 professores dos 05 municípios (Riacho dos Cavalos, Catolé do Rocha, Mato Grosso, Jericó e Brejo do Cruz) que compõe a 8ª Região de Ensino do Estado da Paraíba. Diante dos resultados, notou-se que 44% dos professores entrevistados apontam a importância do uso das tecnologias educacionais sendo indispensável no processo ensino-aprendizagem enquanto 38% dos professores eventualmente ou raramente utilizam as TIC na sua prática pedagógica e 18% dos professores entrevistados não vêem de forma positiva o uso dessas ferramentas como forma de incluir no processo de formação educacional e profissional dos educandos as novas tecnologias educacionais, uma vez que essas tecnologias de informação e comunicação já fazem parte do cotidiano da qual elas se mostram indispensáveis no processo de formação desses indivíduos. 
id UVRV-2_239bef50428643ae3d401b4e48d282a9
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/2461
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461A utilização dos recursos digitais na educação vem sendo incorporada pelas escolas como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem. Com a chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas, evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e aos tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorre no cotidiano da escola. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento sobre a utilização dos recursos digitais nas escolas estaduais da 8ª Região de Ensino do Município de Catolé do Rocha-PB. Foi aplicado um formulário contendo duas perguntas objetivas sobre a importância dos recursos tecnológicos na escola e quanto a sua utilização no processo de ensino aprendizagem a um grupo de 50 professores dos 05 municípios (Riacho dos Cavalos, Catolé do Rocha, Mato Grosso, Jericó e Brejo do Cruz) que compõe a 8ª Região de Ensino do Estado da Paraíba. Diante dos resultados, notou-se que 44% dos professores entrevistados apontam a importância do uso das tecnologias educacionais sendo indispensável no processo ensino-aprendizagem enquanto 38% dos professores eventualmente ou raramente utilizam as TIC na sua prática pedagógica e 18% dos professores entrevistados não vêem de forma positiva o uso dessas ferramentas como forma de incluir no processo de formação educacional e profissional dos educandos as novas tecnologias educacionais, uma vez que essas tecnologias de informação e comunicação já fazem parte do cotidiano da qual elas se mostram indispensáveis no processo de formação desses indivíduos. ABECDANTAS, Italo Rafael; Universidade Estadual da ParaíbaMELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da ParaíbaAQUINO, Raiane Alves de; Universidade Estadual da ParaíbaSILVA, Patrícia Ozelita da; Universidade Estadual da ParaíbaSOUSA, Alielson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba2016-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/246110.5892/ruvrd.v14i1.2461Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 271-2782236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2461/pdf_43810.5892/ruvrd.v14i1.2461.g2323Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:34ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461
title DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461
spellingShingle DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461
DANTAS, Italo Rafael; Universidade Estadual da Paraíba
title_short DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461
title_full DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461
title_fullStr DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461
title_full_unstemmed DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461
title_sort DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461
author DANTAS, Italo Rafael; Universidade Estadual da Paraíba
author_facet DANTAS, Italo Rafael; Universidade Estadual da Paraíba
MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba
AQUINO, Raiane Alves de; Universidade Estadual da Paraíba
SILVA, Patrícia Ozelita da; Universidade Estadual da Paraíba
SOUSA, Alielson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba
author_role author
author2 MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba
AQUINO, Raiane Alves de; Universidade Estadual da Paraíba
SILVA, Patrícia Ozelita da; Universidade Estadual da Paraíba
SOUSA, Alielson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, Italo Rafael; Universidade Estadual da Paraíba
MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba
AQUINO, Raiane Alves de; Universidade Estadual da Paraíba
SILVA, Patrícia Ozelita da; Universidade Estadual da Paraíba
SOUSA, Alielson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba
dc.subject.none.fl_str_mv


description A utilização dos recursos digitais na educação vem sendo incorporada pelas escolas como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem. Com a chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas, evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e aos tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorre no cotidiano da escola. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento sobre a utilização dos recursos digitais nas escolas estaduais da 8ª Região de Ensino do Município de Catolé do Rocha-PB. Foi aplicado um formulário contendo duas perguntas objetivas sobre a importância dos recursos tecnológicos na escola e quanto a sua utilização no processo de ensino aprendizagem a um grupo de 50 professores dos 05 municípios (Riacho dos Cavalos, Catolé do Rocha, Mato Grosso, Jericó e Brejo do Cruz) que compõe a 8ª Região de Ensino do Estado da Paraíba. Diante dos resultados, notou-se que 44% dos professores entrevistados apontam a importância do uso das tecnologias educacionais sendo indispensável no processo ensino-aprendizagem enquanto 38% dos professores eventualmente ou raramente utilizam as TIC na sua prática pedagógica e 18% dos professores entrevistados não vêem de forma positiva o uso dessas ferramentas como forma de incluir no processo de formação educacional e profissional dos educandos as novas tecnologias educacionais, uma vez que essas tecnologias de informação e comunicação já fazem parte do cotidiano da qual elas se mostram indispensáveis no processo de formação desses indivíduos. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2461
10.5892/ruvrd.v14i1.2461
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2461
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i1.2461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2461/pdf_438
10.5892/ruvrd.v14i1.2461.g2323
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 271-278
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v14i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454434386149376