DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2461 |
Resumo: | A utilização dos recursos digitais na educação vem sendo incorporada pelas escolas como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem. Com a chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas, evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e aos tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorre no cotidiano da escola. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento sobre a utilização dos recursos digitais nas escolas estaduais da 8ª Região de Ensino do Município de Catolé do Rocha-PB. Foi aplicado um formulário contendo duas perguntas objetivas sobre a importância dos recursos tecnológicos na escola e quanto a sua utilização no processo de ensino aprendizagem a um grupo de 50 professores dos 05 municípios (Riacho dos Cavalos, Catolé do Rocha, Mato Grosso, Jericó e Brejo do Cruz) que compõe a 8ª Região de Ensino do Estado da Paraíba. Diante dos resultados, notou-se que 44% dos professores entrevistados apontam a importância do uso das tecnologias educacionais sendo indispensável no processo ensino-aprendizagem enquanto 38% dos professores eventualmente ou raramente utilizam as TIC na sua prática pedagógica e 18% dos professores entrevistados não vêem de forma positiva o uso dessas ferramentas como forma de incluir no processo de formação educacional e profissional dos educandos as novas tecnologias educacionais, uma vez que essas tecnologias de informação e comunicação já fazem parte do cotidiano da qual elas se mostram indispensáveis no processo de formação desses indivíduos. |
id |
UVRV-2_239bef50428643ae3d401b4e48d282a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/2461 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461A utilização dos recursos digitais na educação vem sendo incorporada pelas escolas como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem. Com a chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas, evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e aos tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorre no cotidiano da escola. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento sobre a utilização dos recursos digitais nas escolas estaduais da 8ª Região de Ensino do Município de Catolé do Rocha-PB. Foi aplicado um formulário contendo duas perguntas objetivas sobre a importância dos recursos tecnológicos na escola e quanto a sua utilização no processo de ensino aprendizagem a um grupo de 50 professores dos 05 municípios (Riacho dos Cavalos, Catolé do Rocha, Mato Grosso, Jericó e Brejo do Cruz) que compõe a 8ª Região de Ensino do Estado da Paraíba. Diante dos resultados, notou-se que 44% dos professores entrevistados apontam a importância do uso das tecnologias educacionais sendo indispensável no processo ensino-aprendizagem enquanto 38% dos professores eventualmente ou raramente utilizam as TIC na sua prática pedagógica e 18% dos professores entrevistados não vêem de forma positiva o uso dessas ferramentas como forma de incluir no processo de formação educacional e profissional dos educandos as novas tecnologias educacionais, uma vez que essas tecnologias de informação e comunicação já fazem parte do cotidiano da qual elas se mostram indispensáveis no processo de formação desses indivíduos. ABECDANTAS, Italo Rafael; Universidade Estadual da ParaíbaMELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da ParaíbaAQUINO, Raiane Alves de; Universidade Estadual da ParaíbaSILVA, Patrícia Ozelita da; Universidade Estadual da ParaíbaSOUSA, Alielson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba2016-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/246110.5892/ruvrd.v14i1.2461Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 271-2782236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2461/pdf_43810.5892/ruvrd.v14i1.2461.g2323Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:34ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461 |
title |
DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461 |
spellingShingle |
DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461 DANTAS, Italo Rafael; Universidade Estadual da Paraíba |
title_short |
DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461 |
title_full |
DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461 |
title_fullStr |
DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461 |
title_full_unstemmed |
DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461 |
title_sort |
DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 8ª REGIÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA-PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2461 |
author |
DANTAS, Italo Rafael; Universidade Estadual da Paraíba |
author_facet |
DANTAS, Italo Rafael; Universidade Estadual da Paraíba MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba AQUINO, Raiane Alves de; Universidade Estadual da Paraíba SILVA, Patrícia Ozelita da; Universidade Estadual da Paraíba SOUSA, Alielson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba |
author_role |
author |
author2 |
MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba AQUINO, Raiane Alves de; Universidade Estadual da Paraíba SILVA, Patrícia Ozelita da; Universidade Estadual da Paraíba SOUSA, Alielson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANTAS, Italo Rafael; Universidade Estadual da Paraíba MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba AQUINO, Raiane Alves de; Universidade Estadual da Paraíba SILVA, Patrícia Ozelita da; Universidade Estadual da Paraíba SOUSA, Alielson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A utilização dos recursos digitais na educação vem sendo incorporada pelas escolas como ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem. Com a chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas, evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e aos tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorre no cotidiano da escola. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento sobre a utilização dos recursos digitais nas escolas estaduais da 8ª Região de Ensino do Município de Catolé do Rocha-PB. Foi aplicado um formulário contendo duas perguntas objetivas sobre a importância dos recursos tecnológicos na escola e quanto a sua utilização no processo de ensino aprendizagem a um grupo de 50 professores dos 05 municípios (Riacho dos Cavalos, Catolé do Rocha, Mato Grosso, Jericó e Brejo do Cruz) que compõe a 8ª Região de Ensino do Estado da Paraíba. Diante dos resultados, notou-se que 44% dos professores entrevistados apontam a importância do uso das tecnologias educacionais sendo indispensável no processo ensino-aprendizagem enquanto 38% dos professores eventualmente ou raramente utilizam as TIC na sua prática pedagógica e 18% dos professores entrevistados não vêem de forma positiva o uso dessas ferramentas como forma de incluir no processo de formação educacional e profissional dos educandos as novas tecnologias educacionais, uma vez que essas tecnologias de informação e comunicação já fazem parte do cotidiano da qual elas se mostram indispensáveis no processo de formação desses indivíduos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2461 10.5892/ruvrd.v14i1.2461 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2461 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v14i1.2461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2461/pdf_438 10.5892/ruvrd.v14i1.2461.g2323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 271-278 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v14i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454434386149376 |