CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Alieson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba, ROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da Paraíba, SILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da Paraíba, SOLANO, Alane Rayane Sales; Universidade Estadual da Paraíba
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2636
Resumo: A indisciplina é um tema polêmico que vem causando um desconforto dentro das instituições escolares, ela vem crescendo nos últimos anos, ocupando lugar de destaque na sala de aula e apontada como um dos principais objetivos de discussões nos meios acadêmicos entre profissionais da educação, também por familiares e pelos meios de comunicação. Assim, o objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar as concepções dos docentes do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino do município de Brejo dos Santos-PB sobre a indisciplina dos alunos dentro de sala de aula. Para tanto, foi realizado um estudo de caso a partir da coleta de dados, do qual foi utilizado o método indutivo e como instrumento de pesquisa foi aplicado um formulário contendo dez perguntas abertas, todas respondidas pelos docentes das escolas municipais e particular de Brejo dos Santos, e analisadas de forma individual e coletiva. Diante dos resultados obtidos, perceber-se que a família e os fatores externos da escola estão fortemente ligados com a indisciplina. Portanto, faz-se necessário que os docentes e as instituições escolares estejam preparados para enfrentar as adversidades de cada indivíduo, buscando sempre melhorar as suas estratégias de trabalho para controlar, pelo menos parcialmente, o problema da indisciplina.
id UVRV-2_3dea2e104176b0e390753646adaae21c
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/2636
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636A indisciplina é um tema polêmico que vem causando um desconforto dentro das instituições escolares, ela vem crescendo nos últimos anos, ocupando lugar de destaque na sala de aula e apontada como um dos principais objetivos de discussões nos meios acadêmicos entre profissionais da educação, também por familiares e pelos meios de comunicação. Assim, o objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar as concepções dos docentes do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino do município de Brejo dos Santos-PB sobre a indisciplina dos alunos dentro de sala de aula. Para tanto, foi realizado um estudo de caso a partir da coleta de dados, do qual foi utilizado o método indutivo e como instrumento de pesquisa foi aplicado um formulário contendo dez perguntas abertas, todas respondidas pelos docentes das escolas municipais e particular de Brejo dos Santos, e analisadas de forma individual e coletiva. Diante dos resultados obtidos, perceber-se que a família e os fatores externos da escola estão fortemente ligados com a indisciplina. Portanto, faz-se necessário que os docentes e as instituições escolares estejam preparados para enfrentar as adversidades de cada indivíduo, buscando sempre melhorar as suas estratégias de trabalho para controlar, pelo menos parcialmente, o problema da indisciplina.ABECSOUSA, Alieson Pereira de; Universidade Estadual da ParaíbaMELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da ParaíbaROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da ParaíbaSILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da ParaíbaSOLANO, Alane Rayane Sales; Universidade Estadual da Paraíba2016-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/263610.5892/ruvrd.v14i2.2636Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 577-5882236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2636/pdf_55710.5892/ruvrd.v14i2.2636.g2554Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:04:36ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636
title CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636
spellingShingle CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636
SOUSA, Alieson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba
title_short CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636
title_full CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636
title_fullStr CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636
title_sort CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636
author SOUSA, Alieson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba
author_facet SOUSA, Alieson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba
MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba
ROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da Paraíba
SILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da Paraíba
SOLANO, Alane Rayane Sales; Universidade Estadual da Paraíba
author_role author
author2 MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba
ROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da Paraíba
SILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da Paraíba
SOLANO, Alane Rayane Sales; Universidade Estadual da Paraíba
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Alieson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba
MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba
ROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da Paraíba
SILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da Paraíba
SOLANO, Alane Rayane Sales; Universidade Estadual da Paraíba
dc.subject.none.fl_str_mv


description A indisciplina é um tema polêmico que vem causando um desconforto dentro das instituições escolares, ela vem crescendo nos últimos anos, ocupando lugar de destaque na sala de aula e apontada como um dos principais objetivos de discussões nos meios acadêmicos entre profissionais da educação, também por familiares e pelos meios de comunicação. Assim, o objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar as concepções dos docentes do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino do município de Brejo dos Santos-PB sobre a indisciplina dos alunos dentro de sala de aula. Para tanto, foi realizado um estudo de caso a partir da coleta de dados, do qual foi utilizado o método indutivo e como instrumento de pesquisa foi aplicado um formulário contendo dez perguntas abertas, todas respondidas pelos docentes das escolas municipais e particular de Brejo dos Santos, e analisadas de forma individual e coletiva. Diante dos resultados obtidos, perceber-se que a família e os fatores externos da escola estão fortemente ligados com a indisciplina. Portanto, faz-se necessário que os docentes e as instituições escolares estejam preparados para enfrentar as adversidades de cada indivíduo, buscando sempre melhorar as suas estratégias de trabalho para controlar, pelo menos parcialmente, o problema da indisciplina.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2636
10.5892/ruvrd.v14i2.2636
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2636
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i2.2636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2636/pdf_557
10.5892/ruvrd.v14i2.2636.g2554
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 577-588
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v14i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454437629394944