AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carlos Roberto; Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sarrapio, Luiza Procópio
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3871
Resumo: Objetivou-se, no presente artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, versar sobre as contribuições do xadrez para o processo de ensino-aprendizagem, mostrando-o como agente facilitador e motivador dos aspectos sociais e pedagógicos na escola. A escolha da temática de pesquisa se justificou, pois, o xadrez quando introduzido na sala de aula, como parte diversificada do currículo, se faz proposta de melhoria gradativa de habilidades de raciocínio e educação disciplinar e pluridisciplinar, haja vista a infinidade de oportunidades de ser integrado a demais disciplinas. Concluiu-se que o xadrez é sinônimo de estímulo e motivação para o desenvolvimento da inteligência dos alunos, bem como para o reforço de regras e de disciplina entre eles, modificar a cultura na escola, desenvolve habilidades e garante conhecimentos a serem adquiridos no contexto escolar.
id UVRV-2_31f844831428069b18b8020224964725
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/3871
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLAXadrez. Motivação. Ensino-Aprendizagem.Objetivou-se, no presente artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, versar sobre as contribuições do xadrez para o processo de ensino-aprendizagem, mostrando-o como agente facilitador e motivador dos aspectos sociais e pedagógicos na escola. A escolha da temática de pesquisa se justificou, pois, o xadrez quando introduzido na sala de aula, como parte diversificada do currículo, se faz proposta de melhoria gradativa de habilidades de raciocínio e educação disciplinar e pluridisciplinar, haja vista a infinidade de oportunidades de ser integrado a demais disciplinas. Concluiu-se que o xadrez é sinônimo de estímulo e motivação para o desenvolvimento da inteligência dos alunos, bem como para o reforço de regras e de disciplina entre eles, modificar a cultura na escola, desenvolve habilidades e garante conhecimentos a serem adquiridos no contexto escolar.ABECRodrigues, Carlos Roberto; Universidade Vale do Rio Verde- UNINCORSarrapio, Luiza Procópio2018-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/387110.5892/ruvrd.v16i1.3871Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 16, n. 1 (2018)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v16i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3871/pdf_78410.5892/ruvrd.v16i1.3871.g3420Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-18T10:47:15ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA
title AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA
spellingShingle AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA
Rodrigues, Carlos Roberto; Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR
Xadrez. Motivação. Ensino-Aprendizagem.
title_short AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA
title_full AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA
title_fullStr AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA
title_full_unstemmed AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA
title_sort AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA
author Rodrigues, Carlos Roberto; Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR
author_facet Rodrigues, Carlos Roberto; Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR
Sarrapio, Luiza Procópio
author_role author
author2 Sarrapio, Luiza Procópio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Carlos Roberto; Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR
Sarrapio, Luiza Procópio
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Xadrez. Motivação. Ensino-Aprendizagem.
topic Xadrez. Motivação. Ensino-Aprendizagem.
description Objetivou-se, no presente artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, versar sobre as contribuições do xadrez para o processo de ensino-aprendizagem, mostrando-o como agente facilitador e motivador dos aspectos sociais e pedagógicos na escola. A escolha da temática de pesquisa se justificou, pois, o xadrez quando introduzido na sala de aula, como parte diversificada do currículo, se faz proposta de melhoria gradativa de habilidades de raciocínio e educação disciplinar e pluridisciplinar, haja vista a infinidade de oportunidades de ser integrado a demais disciplinas. Concluiu-se que o xadrez é sinônimo de estímulo e motivação para o desenvolvimento da inteligência dos alunos, bem como para o reforço de regras e de disciplina entre eles, modificar a cultura na escola, desenvolve habilidades e garante conhecimentos a serem adquiridos no contexto escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3871
10.5892/ruvrd.v16i1.3871
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3871
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v16i1.3871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3871/pdf_784
10.5892/ruvrd.v16i1.3871.g3420
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 16, n. 1 (2018)
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v16i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454440102985728