AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3871 |
Resumo: | Objetivou-se, no presente artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, versar sobre as contribuições do xadrez para o processo de ensino-aprendizagem, mostrando-o como agente facilitador e motivador dos aspectos sociais e pedagógicos na escola. A escolha da temática de pesquisa se justificou, pois, o xadrez quando introduzido na sala de aula, como parte diversificada do currículo, se faz proposta de melhoria gradativa de habilidades de raciocínio e educação disciplinar e pluridisciplinar, haja vista a infinidade de oportunidades de ser integrado a demais disciplinas. Concluiu-se que o xadrez é sinônimo de estímulo e motivação para o desenvolvimento da inteligência dos alunos, bem como para o reforço de regras e de disciplina entre eles, modificar a cultura na escola, desenvolve habilidades e garante conhecimentos a serem adquiridos no contexto escolar. |
id |
UVRV-2_31f844831428069b18b8020224964725 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/3871 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLAXadrez. Motivação. Ensino-Aprendizagem.Objetivou-se, no presente artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, versar sobre as contribuições do xadrez para o processo de ensino-aprendizagem, mostrando-o como agente facilitador e motivador dos aspectos sociais e pedagógicos na escola. A escolha da temática de pesquisa se justificou, pois, o xadrez quando introduzido na sala de aula, como parte diversificada do currículo, se faz proposta de melhoria gradativa de habilidades de raciocínio e educação disciplinar e pluridisciplinar, haja vista a infinidade de oportunidades de ser integrado a demais disciplinas. Concluiu-se que o xadrez é sinônimo de estímulo e motivação para o desenvolvimento da inteligência dos alunos, bem como para o reforço de regras e de disciplina entre eles, modificar a cultura na escola, desenvolve habilidades e garante conhecimentos a serem adquiridos no contexto escolar.ABECRodrigues, Carlos Roberto; Universidade Vale do Rio Verde- UNINCORSarrapio, Luiza Procópio2018-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/387110.5892/ruvrd.v16i1.3871Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 16, n. 1 (2018)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v16i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3871/pdf_78410.5892/ruvrd.v16i1.3871.g3420Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-18T10:47:15ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA |
title |
AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA |
spellingShingle |
AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA Rodrigues, Carlos Roberto; Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR Xadrez. Motivação. Ensino-Aprendizagem. |
title_short |
AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA |
title_full |
AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA |
title_fullStr |
AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA |
title_sort |
AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA |
author |
Rodrigues, Carlos Roberto; Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR |
author_facet |
Rodrigues, Carlos Roberto; Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR Sarrapio, Luiza Procópio |
author_role |
author |
author2 |
Sarrapio, Luiza Procópio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Carlos Roberto; Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR Sarrapio, Luiza Procópio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Xadrez. Motivação. Ensino-Aprendizagem. |
topic |
Xadrez. Motivação. Ensino-Aprendizagem. |
description |
Objetivou-se, no presente artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, versar sobre as contribuições do xadrez para o processo de ensino-aprendizagem, mostrando-o como agente facilitador e motivador dos aspectos sociais e pedagógicos na escola. A escolha da temática de pesquisa se justificou, pois, o xadrez quando introduzido na sala de aula, como parte diversificada do currículo, se faz proposta de melhoria gradativa de habilidades de raciocínio e educação disciplinar e pluridisciplinar, haja vista a infinidade de oportunidades de ser integrado a demais disciplinas. Concluiu-se que o xadrez é sinônimo de estímulo e motivação para o desenvolvimento da inteligência dos alunos, bem como para o reforço de regras e de disciplina entre eles, modificar a cultura na escola, desenvolve habilidades e garante conhecimentos a serem adquiridos no contexto escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3871 10.5892/ruvrd.v16i1.3871 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3871 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v16i1.3871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3871/pdf_784 10.5892/ruvrd.v16i1.3871.g3420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 16, n. 1 (2018) 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v16i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454440102985728 |