MARKETING PÚBLICO: Projetos na esfera municipalDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2861
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2861 |
Resumo: | Este artigo propõe identificar estratégias de marketing no setor público. Para comprovar a existência de marketing no âmbito municipal buscou-se referencial teórico contingente bem como a análise de duas políticas públicas da prefeitura de Doutor Maurício Cardoso-RS, sendo uma de concessão de uso de tablets para os alunos do ensino fundamental promovida pela Secretaria de Educação e outra de incentivo à produção leiteira oriunda da Secretaria de Desenvolvimento Rural. O primeiro programa ainda está no começo, tendo iniciado em 2014, e o segundo já é uma política pública consolidada que está sendo executada a vários anos. Os resultados mostram que é possível identificar estratégias de marketing na cidade estudada a partir dos quatro “Ps” do marketing propostos pelo autor Philip Kotler. A sua principal característica é que o marketing público, também conhecido por marketing social, estimula relações de troca entre o poder público municipal com os contribuintes e que estas trocas geralmente não visam lucro. |
id |
UVRV-2_343f164ee1b4faabb3e26920311eb45f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/2861 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MARKETING PÚBLICO: Projetos na esfera municipalDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2861Este artigo propõe identificar estratégias de marketing no setor público. Para comprovar a existência de marketing no âmbito municipal buscou-se referencial teórico contingente bem como a análise de duas políticas públicas da prefeitura de Doutor Maurício Cardoso-RS, sendo uma de concessão de uso de tablets para os alunos do ensino fundamental promovida pela Secretaria de Educação e outra de incentivo à produção leiteira oriunda da Secretaria de Desenvolvimento Rural. O primeiro programa ainda está no começo, tendo iniciado em 2014, e o segundo já é uma política pública consolidada que está sendo executada a vários anos. Os resultados mostram que é possível identificar estratégias de marketing na cidade estudada a partir dos quatro “Ps” do marketing propostos pelo autor Philip Kotler. A sua principal característica é que o marketing público, também conhecido por marketing social, estimula relações de troca entre o poder público municipal com os contribuintes e que estas trocas geralmente não visam lucro. ABECHAMMES, Maicon RafaelCAPPELLARI, GabrielaFROEMMING, Lurdes Larlene Seide2017-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/286110.5892/ruvrd.v15i1.2861Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 1 (2017); 375-3842236-53621517-027610.5892/ruvrd.v15i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2861/pdf_63810.5892/ruvrd.v15i1.2861.g2985Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-16T12:39:31Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/2861Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:44.102436Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MARKETING PÚBLICO: Projetos na esfera municipalDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2861 |
title |
MARKETING PÚBLICO: Projetos na esfera municipalDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2861 |
spellingShingle |
MARKETING PÚBLICO: Projetos na esfera municipalDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2861 HAMMES, Maicon Rafael |
title_short |
MARKETING PÚBLICO: Projetos na esfera municipalDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2861 |
title_full |
MARKETING PÚBLICO: Projetos na esfera municipalDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2861 |
title_fullStr |
MARKETING PÚBLICO: Projetos na esfera municipalDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2861 |
title_full_unstemmed |
MARKETING PÚBLICO: Projetos na esfera municipalDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2861 |
title_sort |
MARKETING PÚBLICO: Projetos na esfera municipalDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2861 |
author |
HAMMES, Maicon Rafael |
author_facet |
HAMMES, Maicon Rafael CAPPELLARI, Gabriela FROEMMING, Lurdes Larlene Seide |
author_role |
author |
author2 |
CAPPELLARI, Gabriela FROEMMING, Lurdes Larlene Seide |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HAMMES, Maicon Rafael CAPPELLARI, Gabriela FROEMMING, Lurdes Larlene Seide |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este artigo propõe identificar estratégias de marketing no setor público. Para comprovar a existência de marketing no âmbito municipal buscou-se referencial teórico contingente bem como a análise de duas políticas públicas da prefeitura de Doutor Maurício Cardoso-RS, sendo uma de concessão de uso de tablets para os alunos do ensino fundamental promovida pela Secretaria de Educação e outra de incentivo à produção leiteira oriunda da Secretaria de Desenvolvimento Rural. O primeiro programa ainda está no começo, tendo iniciado em 2014, e o segundo já é uma política pública consolidada que está sendo executada a vários anos. Os resultados mostram que é possível identificar estratégias de marketing na cidade estudada a partir dos quatro “Ps” do marketing propostos pelo autor Philip Kotler. A sua principal característica é que o marketing público, também conhecido por marketing social, estimula relações de troca entre o poder público municipal com os contribuintes e que estas trocas geralmente não visam lucro. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2861 10.5892/ruvrd.v15i1.2861 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2861 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v15i1.2861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2861/pdf_638 10.5892/ruvrd.v15i1.2861.g2985 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 1 (2017); 375-384 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v15i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051202993651712 |