CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2636 |
Resumo: | A indisciplina é um tema polêmico que vem causando um desconforto dentro das instituições escolares, ela vem crescendo nos últimos anos, ocupando lugar de destaque na sala de aula e apontada como um dos principais objetivos de discussões nos meios acadêmicos entre profissionais da educação, também por familiares e pelos meios de comunicação. Assim, o objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar as concepções dos docentes do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino do município de Brejo dos Santos-PB sobre a indisciplina dos alunos dentro de sala de aula. Para tanto, foi realizado um estudo de caso a partir da coleta de dados, do qual foi utilizado o método indutivo e como instrumento de pesquisa foi aplicado um formulário contendo dez perguntas abertas, todas respondidas pelos docentes das escolas municipais e particular de Brejo dos Santos, e analisadas de forma individual e coletiva. Diante dos resultados obtidos, perceber-se que a família e os fatores externos da escola estão fortemente ligados com a indisciplina. Portanto, faz-se necessário que os docentes e as instituições escolares estejam preparados para enfrentar as adversidades de cada indivíduo, buscando sempre melhorar as suas estratégias de trabalho para controlar, pelo menos parcialmente, o problema da indisciplina. |
id |
UVRV-2_3dea2e104176b0e390753646adaae21c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/2636 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636A indisciplina é um tema polêmico que vem causando um desconforto dentro das instituições escolares, ela vem crescendo nos últimos anos, ocupando lugar de destaque na sala de aula e apontada como um dos principais objetivos de discussões nos meios acadêmicos entre profissionais da educação, também por familiares e pelos meios de comunicação. Assim, o objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar as concepções dos docentes do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino do município de Brejo dos Santos-PB sobre a indisciplina dos alunos dentro de sala de aula. Para tanto, foi realizado um estudo de caso a partir da coleta de dados, do qual foi utilizado o método indutivo e como instrumento de pesquisa foi aplicado um formulário contendo dez perguntas abertas, todas respondidas pelos docentes das escolas municipais e particular de Brejo dos Santos, e analisadas de forma individual e coletiva. Diante dos resultados obtidos, perceber-se que a família e os fatores externos da escola estão fortemente ligados com a indisciplina. Portanto, faz-se necessário que os docentes e as instituições escolares estejam preparados para enfrentar as adversidades de cada indivíduo, buscando sempre melhorar as suas estratégias de trabalho para controlar, pelo menos parcialmente, o problema da indisciplina.ABECSOUSA, Alieson Pereira de; Universidade Estadual da ParaíbaMELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da ParaíbaROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da ParaíbaSILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da ParaíbaSOLANO, Alane Rayane Sales; Universidade Estadual da Paraíba2016-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/263610.5892/ruvrd.v14i2.2636Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 577-5882236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2636/pdf_55710.5892/ruvrd.v14i2.2636.g2554Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:04:36ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636 |
title |
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636 |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636 SOUSA, Alieson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba |
title_short |
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636 |
title_full |
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636 |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636 |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636 |
title_sort |
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE INDISCIPLINA DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: Município de Brejo dos Santos – PBDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2636 |
author |
SOUSA, Alieson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba |
author_facet |
SOUSA, Alieson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba ROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da Paraíba SILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da Paraíba SOLANO, Alane Rayane Sales; Universidade Estadual da Paraíba |
author_role |
author |
author2 |
MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba ROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da Paraíba SILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da Paraíba SOLANO, Alane Rayane Sales; Universidade Estadual da Paraíba |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Alieson Pereira de; Universidade Estadual da Paraíba MELO, Dalila Regina Mota de; Universidade Estadual da Paraíba ROCHA, Israel Vieira; Universidade Estadual da Paraíba SILVA, Francineide Pereira; Universidade Estadual da Paraíba SOLANO, Alane Rayane Sales; Universidade Estadual da Paraíba |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A indisciplina é um tema polêmico que vem causando um desconforto dentro das instituições escolares, ela vem crescendo nos últimos anos, ocupando lugar de destaque na sala de aula e apontada como um dos principais objetivos de discussões nos meios acadêmicos entre profissionais da educação, também por familiares e pelos meios de comunicação. Assim, o objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar as concepções dos docentes do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino do município de Brejo dos Santos-PB sobre a indisciplina dos alunos dentro de sala de aula. Para tanto, foi realizado um estudo de caso a partir da coleta de dados, do qual foi utilizado o método indutivo e como instrumento de pesquisa foi aplicado um formulário contendo dez perguntas abertas, todas respondidas pelos docentes das escolas municipais e particular de Brejo dos Santos, e analisadas de forma individual e coletiva. Diante dos resultados obtidos, perceber-se que a família e os fatores externos da escola estão fortemente ligados com a indisciplina. Portanto, faz-se necessário que os docentes e as instituições escolares estejam preparados para enfrentar as adversidades de cada indivíduo, buscando sempre melhorar as suas estratégias de trabalho para controlar, pelo menos parcialmente, o problema da indisciplina. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2636 10.5892/ruvrd.v14i2.2636 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2636 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v14i2.2636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2636/pdf_557 10.5892/ruvrd.v14i2.2636.g2554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 577-588 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v14i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454437629394944 |