O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6150 |
Resumo: | O presente estudo buscou descrever a experiência vivenciada por professores de uma Instituição de Ensino localizada na região sul de Minas Gerais que instituiu um grupo de estudos sobre Práticas de Ensino Inovadoras. A primeira atividade deste grupo, consistiu no desenvolvimento de um treinamento para capacitar os professores da educação básica para o uso de metodologias ativas que seguiu o modelo proposto por Chiavenatto (2004), constituído por quatro etapas: transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento ou modificação de atitudes; desenvolvimento de conceitos. Ao final, constatou-se por meio da observação de comportamento e análise dos relatos dos participantes, que os objetivos de aprendizagem foram atendidos. Como pesquisa futura, pretende-se realizar uma avaliação de desempenho com os professores envolvidos neste treinamento com o objetivo de constatar se realmente estão fazendo uso de metodologias ativas em sala de aula e, em caso positivo, pretende-se realizar uma investigação para averiguar se houve melhora no desempenho dos alunos nas disciplinas e se há um maior interesse pelas aulas destes professores. |
id |
UVRV-2_43aac34fc17fc07e42afb9141872b44f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/6150 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAISO presente estudo buscou descrever a experiência vivenciada por professores de uma Instituição de Ensino localizada na região sul de Minas Gerais que instituiu um grupo de estudos sobre Práticas de Ensino Inovadoras. A primeira atividade deste grupo, consistiu no desenvolvimento de um treinamento para capacitar os professores da educação básica para o uso de metodologias ativas que seguiu o modelo proposto por Chiavenatto (2004), constituído por quatro etapas: transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento ou modificação de atitudes; desenvolvimento de conceitos. Ao final, constatou-se por meio da observação de comportamento e análise dos relatos dos participantes, que os objetivos de aprendizagem foram atendidos. Como pesquisa futura, pretende-se realizar uma avaliação de desempenho com os professores envolvidos neste treinamento com o objetivo de constatar se realmente estão fazendo uso de metodologias ativas em sala de aula e, em caso positivo, pretende-se realizar uma investigação para averiguar se houve melhora no desempenho dos alunos nas disciplinas e se há um maior interesse pelas aulas destes professores.ABECda Fonseca, Letícia Rodrigues; UNINCORS C Oliveira, Maria Carolina; UNINCORFaustino, Carlos Roberto; UNINCORRibeiro, André Luis Souza; UNINCOR2020-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/615010.5892/ruvrd.v17i2.6150Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 2 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6150/1095183510.5892/ruvrd.v17i2.6150.g10951835Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-21T18:05:38ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS |
title |
O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS |
spellingShingle |
O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS da Fonseca, Letícia Rodrigues; UNINCOR |
title_short |
O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS |
title_full |
O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS |
title_fullStr |
O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS |
title_full_unstemmed |
O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS |
title_sort |
O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS |
author |
da Fonseca, Letícia Rodrigues; UNINCOR |
author_facet |
da Fonseca, Letícia Rodrigues; UNINCOR S C Oliveira, Maria Carolina; UNINCOR Faustino, Carlos Roberto; UNINCOR Ribeiro, André Luis Souza; UNINCOR |
author_role |
author |
author2 |
S C Oliveira, Maria Carolina; UNINCOR Faustino, Carlos Roberto; UNINCOR Ribeiro, André Luis Souza; UNINCOR |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Fonseca, Letícia Rodrigues; UNINCOR S C Oliveira, Maria Carolina; UNINCOR Faustino, Carlos Roberto; UNINCOR Ribeiro, André Luis Souza; UNINCOR |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O presente estudo buscou descrever a experiência vivenciada por professores de uma Instituição de Ensino localizada na região sul de Minas Gerais que instituiu um grupo de estudos sobre Práticas de Ensino Inovadoras. A primeira atividade deste grupo, consistiu no desenvolvimento de um treinamento para capacitar os professores da educação básica para o uso de metodologias ativas que seguiu o modelo proposto por Chiavenatto (2004), constituído por quatro etapas: transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento ou modificação de atitudes; desenvolvimento de conceitos. Ao final, constatou-se por meio da observação de comportamento e análise dos relatos dos participantes, que os objetivos de aprendizagem foram atendidos. Como pesquisa futura, pretende-se realizar uma avaliação de desempenho com os professores envolvidos neste treinamento com o objetivo de constatar se realmente estão fazendo uso de metodologias ativas em sala de aula e, em caso positivo, pretende-se realizar uma investigação para averiguar se houve melhora no desempenho dos alunos nas disciplinas e se há um maior interesse pelas aulas destes professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6150 10.5892/ruvrd.v17i2.6150 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6150 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v17i2.6150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6150/10951835 10.5892/ruvrd.v17i2.6150.g10951835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 2 (2019) 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v17i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454433502199808 |