O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Fonseca, Letícia Rodrigues; UNINCOR
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: S C Oliveira, Maria Carolina; UNINCOR, Faustino, Carlos Roberto; UNINCOR, Ribeiro, André Luis Souza; UNINCOR
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6150
Resumo: O presente estudo buscou descrever a experiência vivenciada por professores de uma Instituição de Ensino localizada na região sul de Minas Gerais que instituiu um grupo de estudos sobre Práticas de Ensino Inovadoras. A primeira atividade deste grupo, consistiu no desenvolvimento de um treinamento para capacitar os professores da educação básica para o uso de metodologias ativas que seguiu o modelo proposto por Chiavenatto (2004), constituído por quatro etapas: transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento ou modificação de atitudes; desenvolvimento de conceitos. Ao final, constatou-se por meio da observação de comportamento e análise dos relatos dos participantes, que os objetivos de aprendizagem foram atendidos. Como pesquisa futura, pretende-se realizar uma avaliação de desempenho com os professores envolvidos neste treinamento com o objetivo de constatar se realmente estão fazendo uso de metodologias ativas em sala de aula e, em caso positivo, pretende-se realizar uma investigação para averiguar se houve melhora no desempenho dos alunos nas disciplinas e se há um maior interesse pelas aulas destes professores.
id UVRV-2_43aac34fc17fc07e42afb9141872b44f
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/6150
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAISO presente estudo buscou descrever a experiência vivenciada por professores de uma Instituição de Ensino localizada na região sul de Minas Gerais que instituiu um grupo de estudos sobre Práticas de Ensino Inovadoras. A primeira atividade deste grupo, consistiu no desenvolvimento de um treinamento para capacitar os professores da educação básica para o uso de metodologias ativas que seguiu o modelo proposto por Chiavenatto (2004), constituído por quatro etapas: transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento ou modificação de atitudes; desenvolvimento de conceitos. Ao final, constatou-se por meio da observação de comportamento e análise dos relatos dos participantes, que os objetivos de aprendizagem foram atendidos. Como pesquisa futura, pretende-se realizar uma avaliação de desempenho com os professores envolvidos neste treinamento com o objetivo de constatar se realmente estão fazendo uso de metodologias ativas em sala de aula e, em caso positivo, pretende-se realizar uma investigação para averiguar se houve melhora no desempenho dos alunos nas disciplinas e se há um maior interesse pelas aulas destes professores.ABECda Fonseca, Letícia Rodrigues; UNINCORS C Oliveira, Maria Carolina; UNINCORFaustino, Carlos Roberto; UNINCORRibeiro, André Luis Souza; UNINCOR2020-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/615010.5892/ruvrd.v17i2.6150Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 2 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6150/1095183510.5892/ruvrd.v17i2.6150.g10951835Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-21T18:05:38ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS
title O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS
spellingShingle O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS
da Fonseca, Letícia Rodrigues; UNINCOR
title_short O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS
title_full O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS
title_fullStr O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS
title_full_unstemmed O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS
title_sort O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS
author da Fonseca, Letícia Rodrigues; UNINCOR
author_facet da Fonseca, Letícia Rodrigues; UNINCOR
S C Oliveira, Maria Carolina; UNINCOR
Faustino, Carlos Roberto; UNINCOR
Ribeiro, André Luis Souza; UNINCOR
author_role author
author2 S C Oliveira, Maria Carolina; UNINCOR
Faustino, Carlos Roberto; UNINCOR
Ribeiro, André Luis Souza; UNINCOR
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Fonseca, Letícia Rodrigues; UNINCOR
S C Oliveira, Maria Carolina; UNINCOR
Faustino, Carlos Roberto; UNINCOR
Ribeiro, André Luis Souza; UNINCOR
dc.subject.none.fl_str_mv
description O presente estudo buscou descrever a experiência vivenciada por professores de uma Instituição de Ensino localizada na região sul de Minas Gerais que instituiu um grupo de estudos sobre Práticas de Ensino Inovadoras. A primeira atividade deste grupo, consistiu no desenvolvimento de um treinamento para capacitar os professores da educação básica para o uso de metodologias ativas que seguiu o modelo proposto por Chiavenatto (2004), constituído por quatro etapas: transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento ou modificação de atitudes; desenvolvimento de conceitos. Ao final, constatou-se por meio da observação de comportamento e análise dos relatos dos participantes, que os objetivos de aprendizagem foram atendidos. Como pesquisa futura, pretende-se realizar uma avaliação de desempenho com os professores envolvidos neste treinamento com o objetivo de constatar se realmente estão fazendo uso de metodologias ativas em sala de aula e, em caso positivo, pretende-se realizar uma investigação para averiguar se houve melhora no desempenho dos alunos nas disciplinas e se há um maior interesse pelas aulas destes professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6150
10.5892/ruvrd.v17i2.6150
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6150
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v17i2.6150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6150/10951835
10.5892/ruvrd.v17i2.6150.g10951835
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 2 (2019)
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v17i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454433502199808