PERCEPÇÃO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO E LEIS TRABALHISTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ronilson Ferreira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Isabela Rodrigues; Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte., Fonseca, Maria Fernanda Soares; Universidade Estadual de Montes Claros., Rocha, Josiane Santos Brant; Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5996
Resumo: O presente estudo buscou avaliar o conhecimento e a experiência das trabalhadoras domésticas em relação às leis que protegem a lactante. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de corte transversal. A população de estudo foi constituída por mulheres que tem como profissão o trabalho doméstico remunerado, moradoras de Salinas, Norte de Minas Gerais. Os dados foram coletados a partir de um questionário que aborda aspectos sócio-demográficos e relação de trabalho, condições trabalhistas no período da amamentação e conhecimentos e práticas relacionadas à amamentação. Os resultados foram apresentados através de analise descritiva. Foram pesquisadas 49 mulheres. Sobre as leis trabalhistas, 87,8%% disseram desconhecê-las. A formalização do vínculo trabalhista foi observada em 44,9% das mulheres, porém 46,9% não contribuem com o INSS. Sobre a influência do trabalho na decisão de introduzir outro leite ou alimentos complementares antes dos 6 meses de vida, 100% responderam que não houve influência. Com relação ao conhecimento sobre as leis trabalhistas que protegem a lactante e assegura o processo de amamentação, foi possível observar que estas mulheres conhecem as Leis Trabalhistas, ou pelo menos relataram conhecer, entretanto, muitas dessas mães não tem o seu direito assegurado. Neste sentido, o presente estudo reforça a necessidade de políticas públicas voltadas para essa população a fim de que os direitos dessas mulheres sejam garantidos e respeitados.
id UVRV-2_4854d6ca4bc0ea1a9bfdb402c3b2e452
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/5996
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO E LEIS TRABALHISTASMaternidade. Leis Trabalhistas. Trabalhadoras Domésticas. Amamentação.O presente estudo buscou avaliar o conhecimento e a experiência das trabalhadoras domésticas em relação às leis que protegem a lactante. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de corte transversal. A população de estudo foi constituída por mulheres que tem como profissão o trabalho doméstico remunerado, moradoras de Salinas, Norte de Minas Gerais. Os dados foram coletados a partir de um questionário que aborda aspectos sócio-demográficos e relação de trabalho, condições trabalhistas no período da amamentação e conhecimentos e práticas relacionadas à amamentação. Os resultados foram apresentados através de analise descritiva. Foram pesquisadas 49 mulheres. Sobre as leis trabalhistas, 87,8%% disseram desconhecê-las. A formalização do vínculo trabalhista foi observada em 44,9% das mulheres, porém 46,9% não contribuem com o INSS. Sobre a influência do trabalho na decisão de introduzir outro leite ou alimentos complementares antes dos 6 meses de vida, 100% responderam que não houve influência. Com relação ao conhecimento sobre as leis trabalhistas que protegem a lactante e assegura o processo de amamentação, foi possível observar que estas mulheres conhecem as Leis Trabalhistas, ou pelo menos relataram conhecer, entretanto, muitas dessas mães não tem o seu direito assegurado. Neste sentido, o presente estudo reforça a necessidade de políticas públicas voltadas para essa população a fim de que os direitos dessas mulheres sejam garantidos e respeitados.ABECFreitas, Ronilson Ferreira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJMSouza, Isabela Rodrigues; Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte.Fonseca, Maria Fernanda Soares; Universidade Estadual de Montes Claros.Rocha, Josiane Santos Brant; Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.2020-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/599610.5892/ruvrd.v1i18.5996Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 328-3382236-53621517-027610.5892/ruvrd.v1i18reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5996/pdf_1000http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/5996/54110.5892/ruvrd.v18i1.5996.g1095200610.5892/ruvrd.v1i18.5996.s541Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-30T13:42:12ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO E LEIS TRABALHISTAS
title PERCEPÇÃO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO E LEIS TRABALHISTAS
spellingShingle PERCEPÇÃO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO E LEIS TRABALHISTAS
Freitas, Ronilson Ferreira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Maternidade. Leis Trabalhistas. Trabalhadoras Domésticas. Amamentação.
title_short PERCEPÇÃO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO E LEIS TRABALHISTAS
title_full PERCEPÇÃO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO E LEIS TRABALHISTAS
title_fullStr PERCEPÇÃO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO E LEIS TRABALHISTAS
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO E LEIS TRABALHISTAS
title_sort PERCEPÇÃO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO E LEIS TRABALHISTAS
author Freitas, Ronilson Ferreira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
author_facet Freitas, Ronilson Ferreira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Souza, Isabela Rodrigues; Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte.
Fonseca, Maria Fernanda Soares; Universidade Estadual de Montes Claros.
Rocha, Josiane Santos Brant; Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
author_role author
author2 Souza, Isabela Rodrigues; Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte.
Fonseca, Maria Fernanda Soares; Universidade Estadual de Montes Claros.
Rocha, Josiane Santos Brant; Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ronilson Ferreira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Souza, Isabela Rodrigues; Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte.
Fonseca, Maria Fernanda Soares; Universidade Estadual de Montes Claros.
Rocha, Josiane Santos Brant; Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
dc.subject.por.fl_str_mv Maternidade. Leis Trabalhistas. Trabalhadoras Domésticas. Amamentação.
topic Maternidade. Leis Trabalhistas. Trabalhadoras Domésticas. Amamentação.
description O presente estudo buscou avaliar o conhecimento e a experiência das trabalhadoras domésticas em relação às leis que protegem a lactante. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de corte transversal. A população de estudo foi constituída por mulheres que tem como profissão o trabalho doméstico remunerado, moradoras de Salinas, Norte de Minas Gerais. Os dados foram coletados a partir de um questionário que aborda aspectos sócio-demográficos e relação de trabalho, condições trabalhistas no período da amamentação e conhecimentos e práticas relacionadas à amamentação. Os resultados foram apresentados através de analise descritiva. Foram pesquisadas 49 mulheres. Sobre as leis trabalhistas, 87,8%% disseram desconhecê-las. A formalização do vínculo trabalhista foi observada em 44,9% das mulheres, porém 46,9% não contribuem com o INSS. Sobre a influência do trabalho na decisão de introduzir outro leite ou alimentos complementares antes dos 6 meses de vida, 100% responderam que não houve influência. Com relação ao conhecimento sobre as leis trabalhistas que protegem a lactante e assegura o processo de amamentação, foi possível observar que estas mulheres conhecem as Leis Trabalhistas, ou pelo menos relataram conhecer, entretanto, muitas dessas mães não tem o seu direito assegurado. Neste sentido, o presente estudo reforça a necessidade de políticas públicas voltadas para essa população a fim de que os direitos dessas mulheres sejam garantidos e respeitados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5996
10.5892/ruvrd.v1i18.5996
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5996
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v1i18.5996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5996/pdf_1000
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/5996/541
10.5892/ruvrd.v18i1.5996.g10952006
10.5892/ruvrd.v1i18.5996.s541
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 328-338
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v1i18
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454437064212480