PRECIFICAÇÃO ATUARIAL: uma abordagem sensométricaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4234
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4234 |
Resumo: | Seguradoras utilizam vários tipos de metodologias para precificação de seguro de carro, modelos de regressão por Poisson, binomial negativa e até mesmo redes neurais. Todos essasmodelagens têm como base informações sobre os clientes como: idade, sexo, local de residência, entre outras; além de registros sobre sinistros por parte das seguradoras. Dessa maneira a seguradora admite um risco para cada categoria de pessoa. Porém a percepção de risco que os segurados têm pode ser diferente dos resultados das seguradoras. Sendo assim, objetivou-se com o trabalho, quantificar e analisar a aversão que os clientes de seguro de carro têm aos riscos, com o intuito de auxiliar na avaliação de risco. Para isso, explorou-se o ramo estatístico da Sensometria, que descreve, entende e mede a sensação humana de acordo com estímulos externos. Com os resultados apresentados no trabalho pode-se construir uma nova ferramenta para ser incluída na precificação de seguros de carro. |
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PRECIFICAÇÃO ATUARIAL: uma abordagem sensométricaDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4234percepção dos segurados; seguro de carro; Sensometria.Seguradoras utilizam vários tipos de metodologias para precificação de seguro de carro, modelos de regressão por Poisson, binomial negativa e até mesmo redes neurais. Todos essasmodelagens têm como base informações sobre os clientes como: idade, sexo, local de residência, entre outras; além de registros sobre sinistros por parte das seguradoras. Dessa maneira a seguradora admite um risco para cada categoria de pessoa. Porém a percepção de risco que os segurados têm pode ser diferente dos resultados das seguradoras. Sendo assim, objetivou-se com o trabalho, quantificar e analisar a aversão que os clientes de seguro de carro têm aos riscos, com o intuito de auxiliar na avaliação de risco. Para isso, explorou-se o ramo estatístico da Sensometria, que descreve, entende e mede a sensação humana de acordo com estímulos externos. Com os resultados apresentados no trabalho pode-se construir uma nova ferramenta para ser incluída na precificação de seguros de carro.ABECPORTES, Pablo Cescon; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGCOSTA, Leonardo HenriqueFERREIRA, Eric Batista2017-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/423410.5892/ruvrd.v15i2.4234Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 2 (2017); 36-532236-53621517-027610.5892/ruvrd.v15i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4234/pdf_68010.5892/ruvrd.v15i2.4234.g3237Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-09T18:42:43Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/4234Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:33.869319Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
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