PROPOSTA EDUCATIVA PARA O AVANÇO NAS ESCOLHAS ALIMENTARES DE ALÉRGICOS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO: relato de projetoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.4192

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Rita de Cassia de Souza; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: LIMA, Marina de Almeida, MORAIS, Noeli Aparecida Rosa de, CHAUD, Daniela Maria Alves
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4192
Resumo: Objetivo: Fornecer subsídios para informar, educar e auxiliar os responsáveis pelos serviços de alimentação comerciais quanto à alergia alimentar e suas consequências na ocorrência de uma ingestão acidental, de modo a permitir uma escolha alimentar segura desse grupo altamente vulnerável. Métodos: Elaboração de folder, vídeo explicativo e cardápio modelo com base no manual português “Alergia Alimentar para a Restauração”, para serem apresentados em reuniões agendadas nos sindicatos da área ou no próprio restaurante. Desenvolvimento: Percebendo as repercussões biopsicossociais envolvidas e a necessidade de um novo posicionamento frente a esse cenário, buscou-se, por meio dos recursos elaborados, alertar os responsáveis pelos serviços de alimentação quanto à gravidade dos sintomas e apresentar os principais ingredientes potencialmente alergênicos (the big eight), para que, então, passassem a expor para os seus clientes nos cardápios os alérgenos contidos nas preparações, visto que seriam instruídos a identificar os ingredientes utilizados por meio das fichas técnicas e da leitura dos rótulos alimentares, alem de adaptarem o serviço para evitar contaminações cruzadas e promoverem um atendimento responsivo pelos funcionários do estabelecimento. Conclusão: Apesar de ser uma proposta ainda a ser viabilizada, trata-se de um avanço social para escolhas alimentares de alérgicos em serviços de alimentação, sendo necessário ainda avaliar a aplicabilidade dos itens pelos responsáveis para que seja garantido o Direito do Consumidor. Também é proposta a disseminação em redes sociais dos materiais educativos desenvolvidos e de uma hashtag específica para conseguir maior visibilidade.
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