PBH APP: A EXPERIÊNCIA DA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE NA GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CIDADÃO
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
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Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5138 |
Resumo: | No contexto de evolução da tecnologia na prestação de serviços públicos, a Prefeitura de Belo Horizonte lançou em 2018 o aplicativo móvel denominado PBH APP, o qual oferta serviços públicos para a população. Neste sentido, o presente trabalho propõe investigar as premissas na sua concepção, bem como a análise e avaliação da experiência implementada. Enquanto questão norteadora buscou responder: em que medida o desenvolvimento do aplicativo móvel PBH APP impactou no relacionamento entre o cidadão e a Prefeitura de Belo Horizonte? Em termos metodológicos, recorreu-se a pesquisas documentais e entrevistas semi-estruturadas com os servidores municipais responsáveis pelo aplicativo. Os resultados apontam que a tecnologia utilizada representou um inovador mecanismo de captação de demandas por serviços públicos, fortalecendo a aproximação da prefeitura com os cidadãos. Igualmente, o aplicativo demonstrou uma porta de entrada não só atender a uma legislação, como de buscar maior participação da população na gestão local. Entretanto, por se encontrar em fase inicial, a oferta de poucos serviços frente ao universo de possibilidades, bem como, a necessidade de reformulação de sua arquitetura para que seja ofertado novos serviços se colocam como desafios a serem superados. |
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PBH APP: A EXPERIÊNCIA DA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE NA GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CIDADÃO. Gestão Pública Municipal. 2. Tecnologia da Informação. 3. Governo eletrônico. 4. Governo móvel.No contexto de evolução da tecnologia na prestação de serviços públicos, a Prefeitura de Belo Horizonte lançou em 2018 o aplicativo móvel denominado PBH APP, o qual oferta serviços públicos para a população. Neste sentido, o presente trabalho propõe investigar as premissas na sua concepção, bem como a análise e avaliação da experiência implementada. Enquanto questão norteadora buscou responder: em que medida o desenvolvimento do aplicativo móvel PBH APP impactou no relacionamento entre o cidadão e a Prefeitura de Belo Horizonte? Em termos metodológicos, recorreu-se a pesquisas documentais e entrevistas semi-estruturadas com os servidores municipais responsáveis pelo aplicativo. Os resultados apontam que a tecnologia utilizada representou um inovador mecanismo de captação de demandas por serviços públicos, fortalecendo a aproximação da prefeitura com os cidadãos. Igualmente, o aplicativo demonstrou uma porta de entrada não só atender a uma legislação, como de buscar maior participação da população na gestão local. Entretanto, por se encontrar em fase inicial, a oferta de poucos serviços frente ao universo de possibilidades, bem como, a necessidade de reformulação de sua arquitetura para que seja ofertado novos serviços se colocam como desafios a serem superados.ABECGuimarães, Alicita Joana Miranda; Prefeitura de Belo Horizonte.calbino, daniel; UFSJ/PPGEd UFVJM (Programa de Mestrado em Educação)de Almeida, Mario Sergio; UFSJ2019-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/513810.5892/ruvrd.v17i1.5138Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5138/pdf_90610.5892/ruvrd.v17i1.5138.g10951712Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-17T20:54:08ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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