RELAÇÃO ENTRE SÍNDROME DE BURNOUT, ANSIEDADE E QUALIDADE DE VIDA ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS DA SAÚDEdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1471
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Data de Publicação: | 2014 |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1471 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo determinar a prevalência da Síndrome de Burnout e dimensões (exaustão emocional, descrença, eficácia profissional) e avaliar sua relação com transtorno de ansiedade e com percepção do nível de qualidade de vida entre estudantes de Ciências da Saúde. Caracteriza-se como estudo transversal analítico, tendo sido utilizados para coleta de dados: Maslach Burnout Inventory Student Survey, Inventário de Ansiedade Traço-Estado, WHOQOL-Bref, Critério de Classificação Econômica Brasil e Questionário demográfico-socioeconômico, condições de saúde e discentes. Identificaram-se prevalências da Síndrome de Burnout em 65,1% dos estudantes (n=229); alto nível de exaustão emocional em 35,2% (n=124); alto nível de descrença em 35,8% (n=126) e baixo nível eficácia profissional em 30,4% (n=107). Registrou-se maior chance de desenvolver Síndrome de Burnout entre estudantes sem filhos, com altos índices de ansiedade-traço e com baixa percepção do nível de qualidade de vida no domínio físico. Maiores chances de desenvolver exaustão emocional foram evidentes entre aqueles com altos índices de ansiedade-estado e com baixa percepção do nível de qualidade de vida no domínio psicológico. Maior chance de desenvolver a dimensão eficácia profissional entre aqueles com altos índices de ansiedade-estado e com baixa percepção do nível de qualidade de vida no domínio social. Constatou-se relação entre SB e suas dimensões com transtorno de ansiedade e com percepção do nível de qualidade de vida, evidenciando a necessidade de se adotar medidas de enfrentamento da síndrome para possível redução do transtorno de ansiedade e promoção do nível de qualidade de vida entre estudantes de Ciências da Saúde. |
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RELAÇÃO ENTRE SÍNDROME DE BURNOUT, ANSIEDADE E QUALIDADE DE VIDA ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS DA SAÚDEdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1471Saúde Pública; Saúde Coletiva; Saúde do Trabalhador.Esgotamento Profissional. Ansiedade. Qualidade de vida. Estudantes de Ciências da Saúde.Síndrome de Burnout, Ansiedade e Qualidade de Vida.Este estudo teve por objetivo determinar a prevalência da Síndrome de Burnout e dimensões (exaustão emocional, descrença, eficácia profissional) e avaliar sua relação com transtorno de ansiedade e com percepção do nível de qualidade de vida entre estudantes de Ciências da Saúde. Caracteriza-se como estudo transversal analítico, tendo sido utilizados para coleta de dados: Maslach Burnout Inventory Student Survey, Inventário de Ansiedade Traço-Estado, WHOQOL-Bref, Critério de Classificação Econômica Brasil e Questionário demográfico-socioeconômico, condições de saúde e discentes. Identificaram-se prevalências da Síndrome de Burnout em 65,1% dos estudantes (n=229); alto nível de exaustão emocional em 35,2% (n=124); alto nível de descrença em 35,8% (n=126) e baixo nível eficácia profissional em 30,4% (n=107). Registrou-se maior chance de desenvolver Síndrome de Burnout entre estudantes sem filhos, com altos índices de ansiedade-traço e com baixa percepção do nível de qualidade de vida no domínio físico. Maiores chances de desenvolver exaustão emocional foram evidentes entre aqueles com altos índices de ansiedade-estado e com baixa percepção do nível de qualidade de vida no domínio psicológico. Maior chance de desenvolver a dimensão eficácia profissional entre aqueles com altos índices de ansiedade-estado e com baixa percepção do nível de qualidade de vida no domínio social. Constatou-se relação entre SB e suas dimensões com transtorno de ansiedade e com percepção do nível de qualidade de vida, evidenciando a necessidade de se adotar medidas de enfrentamento da síndrome para possível redução do transtorno de ansiedade e promoção do nível de qualidade de vida entre estudantes de Ciências da Saúde.ABECVIANA, Gustavo Magalhães; Associação Educativa do Brasil (SOEBRAS)SILVA, Thiago Gonçalves; Associação Educativa do Brasil (SOEBRAS)OLIVEIRA, Camillo Tupinambá; Associação Educativa do Brasil (SOEBRAS)CASTRO, Matheus Felipe Rodrigues; Associação Educativa do Brasil (SOEBRAS)CARREIRO, Danilo Lima; Faculdades Santo Agostinho (FASA) e Associação Educativa do Brasil (SOEBRAS).COUTINHO, Laura Tatiany Mineiro; Associação Educativa do Brasil (SOEBRAS)MARTINS, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima; Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).COUTINHO, Wagner Luiz Mineiro; Associação Educativa do Brasil (SOEBRAS)2014-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/147110.5892/ruvrd.v12i1.1471Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 876-8852236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1471/pdf_170http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/1471/13710.5892/ruvrd.v12i1.1471.g124610.5892/ruvrd.v12i1.1471.s137Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T14:23:27ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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