RELAÇÃO ENTRE SÍNDROME DE BURNOUT, ANSIEDADE E QUALIDADE DE VIDA ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS DA SAÚDEdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1471

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIANA, Gustavo Magalhães; Associação Educativa do Brasil (SOEBRAS)
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SILVA, Thiago Gonçalves; Associação Educativa do Brasil (SOEBRAS), OLIVEIRA, Camillo Tupinambá; Associação Educativa do Brasil (SOEBRAS), CASTRO, Matheus Felipe Rodrigues; Associação Educativa do Brasil (SOEBRAS), CARREIRO, Danilo Lima; Faculdades Santo Agostinho (FASA) e Associação Educativa do Brasil (SOEBRAS)., COUTINHO, Laura Tatiany Mineiro; Associação Educativa do Brasil (SOEBRAS), MARTINS, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima; Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)., COUTINHO, Wagner Luiz Mineiro; Associação Educativa do Brasil (SOEBRAS)
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1471
Resumo: Este estudo teve por objetivo determinar a prevalência da Síndrome de Burnout e dimensões (exaustão emocional, descrença, eficácia profissional) e avaliar sua relação com transtorno de ansiedade e com percepção do nível de qualidade de vida entre estudantes de Ciências da Saúde. Caracteriza-se como estudo transversal analítico, tendo sido utilizados para coleta de dados: Maslach Burnout Inventory Student Survey, Inventário de Ansiedade Traço-Estado, WHOQOL-Bref, Critério de Classificação Econômica Brasil e Questionário demográfico-socioeconômico, condições de saúde e discentes. Identificaram-se prevalências da Síndrome de Burnout em 65,1% dos estudantes (n=229); alto nível de exaustão emocional em 35,2% (n=124); alto nível de descrença em 35,8% (n=126) e baixo nível eficácia profissional em 30,4% (n=107). Registrou-se maior chance de desenvolver Síndrome de Burnout entre estudantes sem filhos, com altos índices de ansiedade-traço e com baixa percepção do nível de qualidade de vida no domínio físico. Maiores chances de desenvolver exaustão emocional foram evidentes entre aqueles com altos índices de ansiedade-estado e com baixa percepção do nível de qualidade de vida no domínio psicológico. Maior chance de desenvolver a dimensão eficácia profissional entre aqueles com altos índices de ansiedade-estado e com baixa percepção do nível de qualidade de vida no domínio social. Constatou-se relação entre SB e suas dimensões com transtorno de ansiedade e com percepção do nível de qualidade de vida, evidenciando a necessidade de se adotar medidas de enfrentamento da síndrome para possível redução do transtorno de ansiedade e promoção do nível de qualidade de vida entre estudantes de Ciências da Saúde.
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