EFEITOS DE SENTIDO E A ARTE DA “PICHAÇÃO”: A LEITURA E A ESCRITA SIGNIFICADAS COMO/NA PRÁTICA SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Magna Leite Carvalho; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5635
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as imagens, denominadas por nós como “pichação”, fotografadas em alguns pontos específicos da cidade sul mineira Varginha. O problema que nos motivou a escrever este texto diz respeito ao seguinte questionamento: Como, a partir de práticas como a “pichação”, os sujeitos se significam e utilizam da leitura e da escrita para responder às demandas sociais? No caso específico deste trabalho, percebemos que o sujeito significa a linguagem como uma forma de expressão, e por ser individuado é que ele se identifica. O texto tem como embasamento teórico a Análise de Discurso de linha francesa e as análises nos permitiram considerar que, mesmo diante de todo aparato tecnológico contemporâneo, os sujeitos usam das práticas de leitura e escrita, postas em forma de “pichação”, para dizer o hoje o que outrora já foi dito. É a memória do dizer, posta em circulação, trazendo os efeitos de sentidos que determinadas práticas colocam em movimento.
id UVRV-2_67b1c0f7e3c6849ef58e590253d953c5
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/5635
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling EFEITOS DE SENTIDO E A ARTE DA “PICHAÇÃO”: A LEITURA E A ESCRITA SIGNIFICADAS COMO/NA PRÁTICA SOCIALEfeitos de sentido, pichação,leitura, escrita, prática social.O presente artigo tem como objetivo analisar as imagens, denominadas por nós como “pichação”, fotografadas em alguns pontos específicos da cidade sul mineira Varginha. O problema que nos motivou a escrever este texto diz respeito ao seguinte questionamento: Como, a partir de práticas como a “pichação”, os sujeitos se significam e utilizam da leitura e da escrita para responder às demandas sociais? No caso específico deste trabalho, percebemos que o sujeito significa a linguagem como uma forma de expressão, e por ser individuado é que ele se identifica. O texto tem como embasamento teórico a Análise de Discurso de linha francesa e as análises nos permitiram considerar que, mesmo diante de todo aparato tecnológico contemporâneo, os sujeitos usam das práticas de leitura e escrita, postas em forma de “pichação”, para dizer o hoje o que outrora já foi dito. É a memória do dizer, posta em circulação, trazendo os efeitos de sentidos que determinadas práticas colocam em movimento.ABECLima, Magna Leite Carvalho; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/563510.5892/ruvrd.v17i1.5635Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5635/pdf_92710.5892/ruvrd.v17i1.5635.g10951719Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-17T20:54:08ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS DE SENTIDO E A ARTE DA “PICHAÇÃO”: A LEITURA E A ESCRITA SIGNIFICADAS COMO/NA PRÁTICA SOCIAL
title EFEITOS DE SENTIDO E A ARTE DA “PICHAÇÃO”: A LEITURA E A ESCRITA SIGNIFICADAS COMO/NA PRÁTICA SOCIAL
spellingShingle EFEITOS DE SENTIDO E A ARTE DA “PICHAÇÃO”: A LEITURA E A ESCRITA SIGNIFICADAS COMO/NA PRÁTICA SOCIAL
Lima, Magna Leite Carvalho; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
Efeitos de sentido, pichação,leitura, escrita, prática social.
title_short EFEITOS DE SENTIDO E A ARTE DA “PICHAÇÃO”: A LEITURA E A ESCRITA SIGNIFICADAS COMO/NA PRÁTICA SOCIAL
title_full EFEITOS DE SENTIDO E A ARTE DA “PICHAÇÃO”: A LEITURA E A ESCRITA SIGNIFICADAS COMO/NA PRÁTICA SOCIAL
title_fullStr EFEITOS DE SENTIDO E A ARTE DA “PICHAÇÃO”: A LEITURA E A ESCRITA SIGNIFICADAS COMO/NA PRÁTICA SOCIAL
title_full_unstemmed EFEITOS DE SENTIDO E A ARTE DA “PICHAÇÃO”: A LEITURA E A ESCRITA SIGNIFICADAS COMO/NA PRÁTICA SOCIAL
title_sort EFEITOS DE SENTIDO E A ARTE DA “PICHAÇÃO”: A LEITURA E A ESCRITA SIGNIFICADAS COMO/NA PRÁTICA SOCIAL
author Lima, Magna Leite Carvalho; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
author_facet Lima, Magna Leite Carvalho; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Magna Leite Carvalho; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Efeitos de sentido, pichação,leitura, escrita, prática social.
topic Efeitos de sentido, pichação,leitura, escrita, prática social.
description O presente artigo tem como objetivo analisar as imagens, denominadas por nós como “pichação”, fotografadas em alguns pontos específicos da cidade sul mineira Varginha. O problema que nos motivou a escrever este texto diz respeito ao seguinte questionamento: Como, a partir de práticas como a “pichação”, os sujeitos se significam e utilizam da leitura e da escrita para responder às demandas sociais? No caso específico deste trabalho, percebemos que o sujeito significa a linguagem como uma forma de expressão, e por ser individuado é que ele se identifica. O texto tem como embasamento teórico a Análise de Discurso de linha francesa e as análises nos permitiram considerar que, mesmo diante de todo aparato tecnológico contemporâneo, os sujeitos usam das práticas de leitura e escrita, postas em forma de “pichação”, para dizer o hoje o que outrora já foi dito. É a memória do dizer, posta em circulação, trazendo os efeitos de sentidos que determinadas práticas colocam em movimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5635
10.5892/ruvrd.v17i1.5635
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5635
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v17i1.5635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5635/pdf_927
10.5892/ruvrd.v17i1.5635.g10951719
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v17i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454434436481024