LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO A GESTAÇÃO E OS RINSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2616

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Reis SEVERIANO, Dryelle Lohanne; Universidade Paulista- UNIP
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: PASSOS, Xisto Sena; Universidade Paulista UNIP, CARNEIRO, Cristiene Costa; Universidade Paulista UNIP
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2616
Resumo: O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença crônica multifatorial de etiopatogenia desconhecida, que atinge principalmente mulheres negras em idade reprodutiva, entre 15 e 45 anos, podendo causar complicações renais e durante a gestação. O presente estudo se trata de uma revisão bibliográfica narrativa de aspecto qualitativo, tendo como objetivo a análise da literatura publicada em artigos de revistas científicas sobre o lúpus, a gestação e as complicações renais causadas pela doença. A coleta de dados foi realizada por meio de artigos publicados nos sites de ciências da saúde no período de 2005 a 2015, usando como descritores para as buscas bibliográficas os termos lúpus eritematoso sistêmico, gravidez, nefrite lúpica, anticorpos e diagnóstico clínico. A partir dos dados obtidos dos artigos consultados, foi observado que as principais complicações da doença envolvem a nefrite, alterações hematológicas, complicações no sistema nervoso central, na pele e articulações. Essas complicações são causadas, pela produção de autoanticorpos, que ao formarem complexos imunes se depositam nos órgãos citados acima. Há alguns anos, a gestação para pacientes com lúpus era totalmente proibida, ainda hoje, trata-se de uma gestação arriscada, tanto para a mãe quanto para o feto, entretanto, o controle evolutivo da doença antes da gestação é fundamental. Ainda não existe uma causa definida para o lúpus, sabe-se, porém, que diferentes fatores podem desencadeá-lo, tais como: mutações gênicas; fatores ambientais; luz solar, raios ultravioleta, agentes químicos, medicamentos, conservantes; e fatores hormonais. O lúpus é uma doença de difícil diagnóstico e controle, sendo necessários novos estudos sobre o assunto.
id UVRV-2_6ca50e5aa7ab4a01c60c89d59ee4b0a9
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/2616
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO A GESTAÇÃO E OS RINSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2616ImunologiaLúpus Eritematoso Sistêmico. Gravidez. Nefrite Lúpica. Anticorpos. Diagnóstico Clinico.Lúpus Eritematoso sistêmico a gestação e os rins.O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença crônica multifatorial de etiopatogenia desconhecida, que atinge principalmente mulheres negras em idade reprodutiva, entre 15 e 45 anos, podendo causar complicações renais e durante a gestação. O presente estudo se trata de uma revisão bibliográfica narrativa de aspecto qualitativo, tendo como objetivo a análise da literatura publicada em artigos de revistas científicas sobre o lúpus, a gestação e as complicações renais causadas pela doença. A coleta de dados foi realizada por meio de artigos publicados nos sites de ciências da saúde no período de 2005 a 2015, usando como descritores para as buscas bibliográficas os termos lúpus eritematoso sistêmico, gravidez, nefrite lúpica, anticorpos e diagnóstico clínico. A partir dos dados obtidos dos artigos consultados, foi observado que as principais complicações da doença envolvem a nefrite, alterações hematológicas, complicações no sistema nervoso central, na pele e articulações. Essas complicações são causadas, pela produção de autoanticorpos, que ao formarem complexos imunes se depositam nos órgãos citados acima. Há alguns anos, a gestação para pacientes com lúpus era totalmente proibida, ainda hoje, trata-se de uma gestação arriscada, tanto para a mãe quanto para o feto, entretanto, o controle evolutivo da doença antes da gestação é fundamental. Ainda não existe uma causa definida para o lúpus, sabe-se, porém, que diferentes fatores podem desencadeá-lo, tais como: mutações gênicas; fatores ambientais; luz solar, raios ultravioleta, agentes químicos, medicamentos, conservantes; e fatores hormonais. O lúpus é uma doença de difícil diagnóstico e controle, sendo necessários novos estudos sobre o assunto.ABECUniversidade Paulistados Reis SEVERIANO, Dryelle Lohanne; Universidade Paulista- UNIPPASSOS, Xisto Sena; Universidade Paulista UNIPCARNEIRO, Cristiene Costa; Universidade Paulista UNIP2016-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão bibliográfica narrativa de aspecto qualitativo.application/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/261610.5892/ruvrd.v14i2.2616Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 106-1132236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2616/pdf_51410.5892/ruvrd.v14i2.2616.g2498Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:04:36ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO A GESTAÇÃO E OS RINSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2616
title LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO A GESTAÇÃO E OS RINSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2616
spellingShingle LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO A GESTAÇÃO E OS RINSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2616
dos Reis SEVERIANO, Dryelle Lohanne; Universidade Paulista- UNIP
Imunologia
Lúpus Eritematoso Sistêmico. Gravidez. Nefrite Lúpica. Anticorpos. Diagnóstico Clinico.
Lúpus Eritematoso sistêmico a gestação e os rins.
title_short LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO A GESTAÇÃO E OS RINSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2616
title_full LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO A GESTAÇÃO E OS RINSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2616
title_fullStr LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO A GESTAÇÃO E OS RINSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2616
title_full_unstemmed LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO A GESTAÇÃO E OS RINSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2616
title_sort LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO A GESTAÇÃO E OS RINSDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2616
author dos Reis SEVERIANO, Dryelle Lohanne; Universidade Paulista- UNIP
author_facet dos Reis SEVERIANO, Dryelle Lohanne; Universidade Paulista- UNIP
PASSOS, Xisto Sena; Universidade Paulista UNIP
CARNEIRO, Cristiene Costa; Universidade Paulista UNIP
author_role author
author2 PASSOS, Xisto Sena; Universidade Paulista UNIP
CARNEIRO, Cristiene Costa; Universidade Paulista UNIP
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Paulista
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Reis SEVERIANO, Dryelle Lohanne; Universidade Paulista- UNIP
PASSOS, Xisto Sena; Universidade Paulista UNIP
CARNEIRO, Cristiene Costa; Universidade Paulista UNIP
dc.subject.por.fl_str_mv Imunologia
Lúpus Eritematoso Sistêmico. Gravidez. Nefrite Lúpica. Anticorpos. Diagnóstico Clinico.
Lúpus Eritematoso sistêmico a gestação e os rins.
topic Imunologia
Lúpus Eritematoso Sistêmico. Gravidez. Nefrite Lúpica. Anticorpos. Diagnóstico Clinico.
Lúpus Eritematoso sistêmico a gestação e os rins.
description O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença crônica multifatorial de etiopatogenia desconhecida, que atinge principalmente mulheres negras em idade reprodutiva, entre 15 e 45 anos, podendo causar complicações renais e durante a gestação. O presente estudo se trata de uma revisão bibliográfica narrativa de aspecto qualitativo, tendo como objetivo a análise da literatura publicada em artigos de revistas científicas sobre o lúpus, a gestação e as complicações renais causadas pela doença. A coleta de dados foi realizada por meio de artigos publicados nos sites de ciências da saúde no período de 2005 a 2015, usando como descritores para as buscas bibliográficas os termos lúpus eritematoso sistêmico, gravidez, nefrite lúpica, anticorpos e diagnóstico clínico. A partir dos dados obtidos dos artigos consultados, foi observado que as principais complicações da doença envolvem a nefrite, alterações hematológicas, complicações no sistema nervoso central, na pele e articulações. Essas complicações são causadas, pela produção de autoanticorpos, que ao formarem complexos imunes se depositam nos órgãos citados acima. Há alguns anos, a gestação para pacientes com lúpus era totalmente proibida, ainda hoje, trata-se de uma gestação arriscada, tanto para a mãe quanto para o feto, entretanto, o controle evolutivo da doença antes da gestação é fundamental. Ainda não existe uma causa definida para o lúpus, sabe-se, porém, que diferentes fatores podem desencadeá-lo, tais como: mutações gênicas; fatores ambientais; luz solar, raios ultravioleta, agentes químicos, medicamentos, conservantes; e fatores hormonais. O lúpus é uma doença de difícil diagnóstico e controle, sendo necessários novos estudos sobre o assunto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão bibliográfica narrativa de aspecto qualitativo.
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2616
10.5892/ruvrd.v14i2.2616
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2616
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i2.2616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2616/pdf_514
10.5892/ruvrd.v14i2.2616.g2498
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 106-113
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v14i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454434468986880