EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS OFICINAS TERAPÊUTICAS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE MENTAL doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1438

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Divanda Cruz; UEPB/UFCG
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: ALVES, Fabiana Paulino, QUEIROZ, Daiane de, AZEVEDO, Elisângela Braga de, LIMA, Alessandra Carvalho
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1438
Resumo: RESUMO:A importância do estágio prático não se resume à integração do aluno ao mercado de trabalho ou ao aprimoramento de suas habilidades no âmbito profissional, trata-se também de um aspecto relevante na formação da pessoa. Objetivou-se neste relato descrever a experiência por uma docente e discentes da graduação do Curso de enfermagem no estágio supervisionado IV em saúde mental da Universidade Estadual da Paraíba, nas atividades de educação em saúde nas oficinas terapêuticas do Centro de Atenção Psicossocial II, no município de Campina Grande-PB. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A população alvo foram os usuários atendidos neste serviço, no turno da manhã. Foi realizado no período de fevereiro a junho de 2012, com um total de 24 discentes. O estágio Supervisionado em Saúde Mental possibilitou aos discentes uma oportunidade de desenvolverem atividades direcionadas para assistência dos usuários com sofrimento psíquico, buscando qualificação e humanização em seu atendimento, sob um novo enfoque de sistematização da assistência de enfermagem na prática, e com uma postura ética direcionada a estes clientes. Na avaliação final de cada subgrupo de estágio, eles expressaram que a Saúde mental deve ser trabalhada de forma dinâmica, com estratégias inovadoras e motivadoras, e que todos devem fazer parte da construção deste novo conhecimento. É importante destacar, que no “ensino/ aprendizagem devem-se criar espaços para os processos reflexivos e para a construção da autonomia responsável pelo discente”.PALAVRAS-CHAVES: Saúde mental, Educação em saúde, Assistência de enfermagem.  Metodologia de ensino. Estágio supervisionado. 
id UVRV-2_8176bd809b2b95c922ebe0079c3936a5
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/1438
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS OFICINAS TERAPÊUTICAS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE MENTAL doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1438Saúde ColetivaSaúde mental; Educação em saúde; Assistência de enfermagem; Metodologia de ensino; Estágio supervisionado.Relato de Experiência no Estágio Supervisionado em Saúde mentalRESUMO:A importância do estágio prático não se resume à integração do aluno ao mercado de trabalho ou ao aprimoramento de suas habilidades no âmbito profissional, trata-se também de um aspecto relevante na formação da pessoa. Objetivou-se neste relato descrever a experiência por uma docente e discentes da graduação do Curso de enfermagem no estágio supervisionado IV em saúde mental da Universidade Estadual da Paraíba, nas atividades de educação em saúde nas oficinas terapêuticas do Centro de Atenção Psicossocial II, no município de Campina Grande-PB. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A população alvo foram os usuários atendidos neste serviço, no turno da manhã. Foi realizado no período de fevereiro a junho de 2012, com um total de 24 discentes. O estágio Supervisionado em Saúde Mental possibilitou aos discentes uma oportunidade de desenvolverem atividades direcionadas para assistência dos usuários com sofrimento psíquico, buscando qualificação e humanização em seu atendimento, sob um novo enfoque de sistematização da assistência de enfermagem na prática, e com uma postura ética direcionada a estes clientes. Na avaliação final de cada subgrupo de estágio, eles expressaram que a Saúde mental deve ser trabalhada de forma dinâmica, com estratégias inovadoras e motivadoras, e que todos devem fazer parte da construção deste novo conhecimento. É importante destacar, que no “ensino/ aprendizagem devem-se criar espaços para os processos reflexivos e para a construção da autonomia responsável pelo discente”.PALAVRAS-CHAVES: Saúde mental, Educação em saúde, Assistência de enfermagem.  Metodologia de ensino. Estágio supervisionado. ABECROCHA, Divanda Cruz; UEPB/UFCGALVES, Fabiana PaulinoQUEIROZ, Daiane deAZEVEDO, Elisângela Braga deLIMA, Alessandra Carvalho2014-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo descritivo do tipo relato de experiência.application/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/143810.5892/ruvrd.v12i2.1438Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 2 (2014); 227-2352236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1438/pdf_20410.5892/ruvrd.v12i2.1438.g1487Estudo descritivoHistóricaAmostra não probabilísticaDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-06T20:16:05ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS OFICINAS TERAPÊUTICAS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE MENTAL doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1438
title EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS OFICINAS TERAPÊUTICAS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE MENTAL doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1438
spellingShingle EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS OFICINAS TERAPÊUTICAS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE MENTAL doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1438
ROCHA, Divanda Cruz; UEPB/UFCG
Saúde Coletiva
Saúde mental; Educação em saúde; Assistência de enfermagem; Metodologia de ensino; Estágio supervisionado.
Relato de Experiência no Estágio Supervisionado em Saúde mental
title_short EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS OFICINAS TERAPÊUTICAS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE MENTAL doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1438
title_full EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS OFICINAS TERAPÊUTICAS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE MENTAL doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1438
title_fullStr EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS OFICINAS TERAPÊUTICAS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE MENTAL doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1438
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS OFICINAS TERAPÊUTICAS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE MENTAL doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1438
title_sort EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS OFICINAS TERAPÊUTICAS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE MENTAL doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1438
author ROCHA, Divanda Cruz; UEPB/UFCG
author_facet ROCHA, Divanda Cruz; UEPB/UFCG
ALVES, Fabiana Paulino
QUEIROZ, Daiane de
AZEVEDO, Elisângela Braga de
LIMA, Alessandra Carvalho
author_role author
author2 ALVES, Fabiana Paulino
QUEIROZ, Daiane de
AZEVEDO, Elisângela Braga de
LIMA, Alessandra Carvalho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, Divanda Cruz; UEPB/UFCG
ALVES, Fabiana Paulino
QUEIROZ, Daiane de
AZEVEDO, Elisângela Braga de
LIMA, Alessandra Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Coletiva
Saúde mental; Educação em saúde; Assistência de enfermagem; Metodologia de ensino; Estágio supervisionado.
Relato de Experiência no Estágio Supervisionado em Saúde mental
topic Saúde Coletiva
Saúde mental; Educação em saúde; Assistência de enfermagem; Metodologia de ensino; Estágio supervisionado.
Relato de Experiência no Estágio Supervisionado em Saúde mental
description RESUMO:A importância do estágio prático não se resume à integração do aluno ao mercado de trabalho ou ao aprimoramento de suas habilidades no âmbito profissional, trata-se também de um aspecto relevante na formação da pessoa. Objetivou-se neste relato descrever a experiência por uma docente e discentes da graduação do Curso de enfermagem no estágio supervisionado IV em saúde mental da Universidade Estadual da Paraíba, nas atividades de educação em saúde nas oficinas terapêuticas do Centro de Atenção Psicossocial II, no município de Campina Grande-PB. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A população alvo foram os usuários atendidos neste serviço, no turno da manhã. Foi realizado no período de fevereiro a junho de 2012, com um total de 24 discentes. O estágio Supervisionado em Saúde Mental possibilitou aos discentes uma oportunidade de desenvolverem atividades direcionadas para assistência dos usuários com sofrimento psíquico, buscando qualificação e humanização em seu atendimento, sob um novo enfoque de sistematização da assistência de enfermagem na prática, e com uma postura ética direcionada a estes clientes. Na avaliação final de cada subgrupo de estágio, eles expressaram que a Saúde mental deve ser trabalhada de forma dinâmica, com estratégias inovadoras e motivadoras, e que todos devem fazer parte da construção deste novo conhecimento. É importante destacar, que no “ensino/ aprendizagem devem-se criar espaços para os processos reflexivos e para a construção da autonomia responsável pelo discente”.PALAVRAS-CHAVES: Saúde mental, Educação em saúde, Assistência de enfermagem.  Metodologia de ensino. Estágio supervisionado. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo descritivo do tipo relato de experiência.
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1438
10.5892/ruvrd.v12i2.1438
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1438
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v12i2.1438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1438/pdf_204
10.5892/ruvrd.v12i2.1438.g1487
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Estudo descritivo
Histórica
Amostra não probabilística
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 2 (2014); 227-235
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v12i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454433396293632