POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafio para o estágio curricular supervisionadoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2897

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra da SILVA, Andréa Villela; Professora do Ensino Superior FAETEC / ISERJ
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de PAIVA, Ana Maria Severiano; Professora do Ensino Superior da FAETEC / ISERJ
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2897
Resumo: Este ensaio tem o objetivo de apresentar experiência desenvolvida, a partir de 2014, no curso Pedagogia (Licenciatura) do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), localizado no município do Rio de Janeiro. A temática central da experiência busca a unidade entre a teoria e a prática na formação de professores para atividades de docência e gestão na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e disciplinas pedagógicas do ensino médio, através das atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado. A experiência questiona senso comum de que para formar professores é necessário muito mais prática, o que significaria muito mais horas de aulas, de elaboração de planos, de preenchimento de diários de classe.  A experiência fundamenta-se na perspectiva crítico-reflexiva desenvolvida por autores como Paulo Freire, António Nóvoa, Donald Schon, Ken Zeichner e Selma Garrido Pimenta. Dentre os resultados obtidos identificamos que o Estágio ganhou centralidade na formação de professores para além do cumprimento de carga horária e realização de tarefas, tradicionalmente prescritas e burocratizadas, ao trazer aos cursos de licenciatura discussões sobre múltiplos locais de formação; saberes da docência; identidade de professor (a); conceito de aula; tempos, espaços e modos de ser da prática docente. 
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