POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafio para o estágio curricular supervisionadoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2897
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2897 |
Resumo: | Este ensaio tem o objetivo de apresentar experiência desenvolvida, a partir de 2014, no curso Pedagogia (Licenciatura) do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), localizado no município do Rio de Janeiro. A temática central da experiência busca a unidade entre a teoria e a prática na formação de professores para atividades de docência e gestão na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e disciplinas pedagógicas do ensino médio, através das atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado. A experiência questiona senso comum de que para formar professores é necessário muito mais prática, o que significaria muito mais horas de aulas, de elaboração de planos, de preenchimento de diários de classe. A experiência fundamenta-se na perspectiva crítico-reflexiva desenvolvida por autores como Paulo Freire, António Nóvoa, Donald Schon, Ken Zeichner e Selma Garrido Pimenta. Dentre os resultados obtidos identificamos que o Estágio ganhou centralidade na formação de professores para além do cumprimento de carga horária e realização de tarefas, tradicionalmente prescritas e burocratizadas, ao trazer aos cursos de licenciatura discussões sobre múltiplos locais de formação; saberes da docência; identidade de professor (a); conceito de aula; tempos, espaços e modos de ser da prática docente. |
id |
UVRV-2_f7ad97e599e2fb96eed0bf31b9d71e64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/2897 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafio para o estágio curricular supervisionadoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2897EducaçãoFormação de Professores. Estágio Supervisionado. Escola. Educação. Saberes da docência.Este ensaio tem o objetivo de apresentar experiência desenvolvida, a partir de 2014, no curso Pedagogia (Licenciatura) do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), localizado no município do Rio de Janeiro. A temática central da experiência busca a unidade entre a teoria e a prática na formação de professores para atividades de docência e gestão na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e disciplinas pedagógicas do ensino médio, através das atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado. A experiência questiona senso comum de que para formar professores é necessário muito mais prática, o que significaria muito mais horas de aulas, de elaboração de planos, de preenchimento de diários de classe. A experiência fundamenta-se na perspectiva crítico-reflexiva desenvolvida por autores como Paulo Freire, António Nóvoa, Donald Schon, Ken Zeichner e Selma Garrido Pimenta. Dentre os resultados obtidos identificamos que o Estágio ganhou centralidade na formação de professores para além do cumprimento de carga horária e realização de tarefas, tradicionalmente prescritas e burocratizadas, ao trazer aos cursos de licenciatura discussões sobre múltiplos locais de formação; saberes da docência; identidade de professor (a); conceito de aula; tempos, espaços e modos de ser da prática docente. ABECMafra da SILVA, Andréa Villela; Professora do Ensino Superior FAETEC / ISERJde PAIVA, Ana Maria Severiano; Professora do Ensino Superior da FAETEC / ISERJ2017-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/289710.5892/ruvrd.v15i1.2897Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 1 (2017); 576-5802236-53621517-027610.5892/ruvrd.v15i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2897/pdf_65510.5892/ruvrd.v15i1.2897.g3005Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-16T12:39:31ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafio para o estágio curricular supervisionadoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2897 |
title |
POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafio para o estágio curricular supervisionadoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2897 |
spellingShingle |
POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafio para o estágio curricular supervisionadoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2897 Mafra da SILVA, Andréa Villela; Professora do Ensino Superior FAETEC / ISERJ Educação Formação de Professores. Estágio Supervisionado. Escola. Educação. Saberes da docência. |
title_short |
POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafio para o estágio curricular supervisionadoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2897 |
title_full |
POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafio para o estágio curricular supervisionadoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2897 |
title_fullStr |
POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafio para o estágio curricular supervisionadoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2897 |
title_full_unstemmed |
POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafio para o estágio curricular supervisionadoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2897 |
title_sort |
POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: desafio para o estágio curricular supervisionadoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2897 |
author |
Mafra da SILVA, Andréa Villela; Professora do Ensino Superior FAETEC / ISERJ |
author_facet |
Mafra da SILVA, Andréa Villela; Professora do Ensino Superior FAETEC / ISERJ de PAIVA, Ana Maria Severiano; Professora do Ensino Superior da FAETEC / ISERJ |
author_role |
author |
author2 |
de PAIVA, Ana Maria Severiano; Professora do Ensino Superior da FAETEC / ISERJ |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mafra da SILVA, Andréa Villela; Professora do Ensino Superior FAETEC / ISERJ de PAIVA, Ana Maria Severiano; Professora do Ensino Superior da FAETEC / ISERJ |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação de Professores. Estágio Supervisionado. Escola. Educação. Saberes da docência. |
topic |
Educação Formação de Professores. Estágio Supervisionado. Escola. Educação. Saberes da docência. |
description |
Este ensaio tem o objetivo de apresentar experiência desenvolvida, a partir de 2014, no curso Pedagogia (Licenciatura) do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), localizado no município do Rio de Janeiro. A temática central da experiência busca a unidade entre a teoria e a prática na formação de professores para atividades de docência e gestão na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e disciplinas pedagógicas do ensino médio, através das atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado. A experiência questiona senso comum de que para formar professores é necessário muito mais prática, o que significaria muito mais horas de aulas, de elaboração de planos, de preenchimento de diários de classe. A experiência fundamenta-se na perspectiva crítico-reflexiva desenvolvida por autores como Paulo Freire, António Nóvoa, Donald Schon, Ken Zeichner e Selma Garrido Pimenta. Dentre os resultados obtidos identificamos que o Estágio ganhou centralidade na formação de professores para além do cumprimento de carga horária e realização de tarefas, tradicionalmente prescritas e burocratizadas, ao trazer aos cursos de licenciatura discussões sobre múltiplos locais de formação; saberes da docência; identidade de professor (a); conceito de aula; tempos, espaços e modos de ser da prática docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2897 10.5892/ruvrd.v15i1.2897 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2897 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v15i1.2897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2897/pdf_655 10.5892/ruvrd.v15i1.2897.g3005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 1 (2017); 576-580 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v15i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454438070845440 |