RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Sheila Viviany Lima de M.; FACNORT
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: FREITAS, Ieda Rodrigues de; FACNORT, MACIEL, Maria da conceição C.; FACNORT
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1941
Resumo: Justificativa e Objetivos: Nos últimos anos, a atual formação das Universidades Brasileiras tem contemplado um modelo de trabalho na saúde que envolve atividades predominantemente curativas e reabilitadoras, onde a maioria dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda seguem esse modelo, curativista, o qual não abre espaço para as práticas de educação em saúde efetiva. Diante disso, esse estudo tem como objetivo relatar a experiência da Implantação do polo de educação permanente em saúde Metodos: Abordando uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, onde o aluno ocupa o lugar de sujeito na construção dos conhecimentos e o professor como facilitador e orientador desse processo. Para conseguir os objetivos ora propostos foram aplicadas intervenções por meio de profissional capacitado que atua como coordenador da atenção básica. Resultados:Apesar de terem sido feitas poucas intervenções, já pode-se vislumbrar resultados positivos, dentre eles aumento dos indicadores, sensibilização das gestantes, organização dos serviços,portanto é imprescindível a continuação das ações visando uma maior participação da comunidade  nas execuções dos serviços. Conclusão: Espera-se que os próprios profissionais atribuam a sua práxis ressaltando a importância de vivenciar a construção de conhecimentos em uma perspectiva problematizadora.Palavras chaves: Reflexão.Aperfeiçoamento. Educação.Metodologia.
id UVRV-2_8990e55cb3cc5d2078316a0707df6837
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/1941
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941Ciência da Saúde;EnfermagemReflexão. Aperfeiçoamento.Educação.MetodologiaEducação PermanenteJustificativa e Objetivos: Nos últimos anos, a atual formação das Universidades Brasileiras tem contemplado um modelo de trabalho na saúde que envolve atividades predominantemente curativas e reabilitadoras, onde a maioria dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda seguem esse modelo, curativista, o qual não abre espaço para as práticas de educação em saúde efetiva. Diante disso, esse estudo tem como objetivo relatar a experiência da Implantação do polo de educação permanente em saúde Metodos: Abordando uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, onde o aluno ocupa o lugar de sujeito na construção dos conhecimentos e o professor como facilitador e orientador desse processo. Para conseguir os objetivos ora propostos foram aplicadas intervenções por meio de profissional capacitado que atua como coordenador da atenção básica. Resultados:Apesar de terem sido feitas poucas intervenções, já pode-se vislumbrar resultados positivos, dentre eles aumento dos indicadores, sensibilização das gestantes, organização dos serviços,portanto é imprescindível a continuação das ações visando uma maior participação da comunidade  nas execuções dos serviços. Conclusão: Espera-se que os próprios profissionais atribuam a sua práxis ressaltando a importância de vivenciar a construção de conhecimentos em uma perspectiva problematizadora.Palavras chaves: Reflexão.Aperfeiçoamento. Educação.Metodologia.ABECLOPES, Sheila Viviany Lima de M.; FACNORTFREITAS, Ieda Rodrigues de; FACNORTMACIEL, Maria da conceição C.; FACNORT2015-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBase de dados eletrônicos da SciELO.condições favoráveis para o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos profissionais, contribuindo não apenas voltado para os aspectos biológicos, mas, sobretudo, para o contexto social e político que interfere.application/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/194110.5892/ruvrd.v13i1.1941Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 13, n. 1 (2015); 165-1742236-53621517-027610.5892/ruvrd.v13i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1941/pdf_29910.5892/ruvrd.v13i1.1941.g2026Relato de ExperiênciaDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-03T20:22:55Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/1941Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:17.410046Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941
title RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941
spellingShingle RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941
LOPES, Sheila Viviany Lima de M.; FACNORT
Ciência da Saúde;Enfermagem
Reflexão. Aperfeiçoamento.Educação.Metodologia
Educação Permanente
title_short RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941
title_full RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941
title_fullStr RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941
title_full_unstemmed RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941
title_sort RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941
author LOPES, Sheila Viviany Lima de M.; FACNORT
author_facet LOPES, Sheila Viviany Lima de M.; FACNORT
FREITAS, Ieda Rodrigues de; FACNORT
MACIEL, Maria da conceição C.; FACNORT
author_role author
author2 FREITAS, Ieda Rodrigues de; FACNORT
MACIEL, Maria da conceição C.; FACNORT
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Sheila Viviany Lima de M.; FACNORT
FREITAS, Ieda Rodrigues de; FACNORT
MACIEL, Maria da conceição C.; FACNORT
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da Saúde;Enfermagem
Reflexão. Aperfeiçoamento.Educação.Metodologia
Educação Permanente
topic Ciência da Saúde;Enfermagem
Reflexão. Aperfeiçoamento.Educação.Metodologia
Educação Permanente
description Justificativa e Objetivos: Nos últimos anos, a atual formação das Universidades Brasileiras tem contemplado um modelo de trabalho na saúde que envolve atividades predominantemente curativas e reabilitadoras, onde a maioria dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda seguem esse modelo, curativista, o qual não abre espaço para as práticas de educação em saúde efetiva. Diante disso, esse estudo tem como objetivo relatar a experiência da Implantação do polo de educação permanente em saúde Metodos: Abordando uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, onde o aluno ocupa o lugar de sujeito na construção dos conhecimentos e o professor como facilitador e orientador desse processo. Para conseguir os objetivos ora propostos foram aplicadas intervenções por meio de profissional capacitado que atua como coordenador da atenção básica. Resultados:Apesar de terem sido feitas poucas intervenções, já pode-se vislumbrar resultados positivos, dentre eles aumento dos indicadores, sensibilização das gestantes, organização dos serviços,portanto é imprescindível a continuação das ações visando uma maior participação da comunidade  nas execuções dos serviços. Conclusão: Espera-se que os próprios profissionais atribuam a sua práxis ressaltando a importância de vivenciar a construção de conhecimentos em uma perspectiva problematizadora.Palavras chaves: Reflexão.Aperfeiçoamento. Educação.Metodologia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Base de dados eletrônicos da SciELO.condições favoráveis para o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos profissionais, contribuindo não apenas voltado para os aspectos biológicos, mas, sobretudo, para o contexto social e político que interfere.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1941
10.5892/ruvrd.v13i1.1941
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1941
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v13i1.1941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1941/pdf_299
10.5892/ruvrd.v13i1.1941.g2026
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv

Relato de Experiência
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 13, n. 1 (2015); 165-174
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v13i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051199826952192