RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1941 |
Resumo: | Justificativa e Objetivos: Nos últimos anos, a atual formação das Universidades Brasileiras tem contemplado um modelo de trabalho na saúde que envolve atividades predominantemente curativas e reabilitadoras, onde a maioria dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda seguem esse modelo, curativista, o qual não abre espaço para as práticas de educação em saúde efetiva. Diante disso, esse estudo tem como objetivo relatar a experiência da Implantação do polo de educação permanente em saúde Metodos: Abordando uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, onde o aluno ocupa o lugar de sujeito na construção dos conhecimentos e o professor como facilitador e orientador desse processo. Para conseguir os objetivos ora propostos foram aplicadas intervenções por meio de profissional capacitado que atua como coordenador da atenção básica. Resultados:Apesar de terem sido feitas poucas intervenções, já pode-se vislumbrar resultados positivos, dentre eles aumento dos indicadores, sensibilização das gestantes, organização dos serviços,portanto é imprescindível a continuação das ações visando uma maior participação da comunidade nas execuções dos serviços. Conclusão: Espera-se que os próprios profissionais atribuam a sua práxis ressaltando a importância de vivenciar a construção de conhecimentos em uma perspectiva problematizadora.Palavras chaves: Reflexão.Aperfeiçoamento. Educação.Metodologia. |
id |
UVRV-2_8990e55cb3cc5d2078316a0707df6837 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/1941 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941Ciência da Saúde;EnfermagemReflexão. Aperfeiçoamento.Educação.MetodologiaEducação PermanenteJustificativa e Objetivos: Nos últimos anos, a atual formação das Universidades Brasileiras tem contemplado um modelo de trabalho na saúde que envolve atividades predominantemente curativas e reabilitadoras, onde a maioria dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda seguem esse modelo, curativista, o qual não abre espaço para as práticas de educação em saúde efetiva. Diante disso, esse estudo tem como objetivo relatar a experiência da Implantação do polo de educação permanente em saúde Metodos: Abordando uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, onde o aluno ocupa o lugar de sujeito na construção dos conhecimentos e o professor como facilitador e orientador desse processo. Para conseguir os objetivos ora propostos foram aplicadas intervenções por meio de profissional capacitado que atua como coordenador da atenção básica. Resultados:Apesar de terem sido feitas poucas intervenções, já pode-se vislumbrar resultados positivos, dentre eles aumento dos indicadores, sensibilização das gestantes, organização dos serviços,portanto é imprescindível a continuação das ações visando uma maior participação da comunidade nas execuções dos serviços. Conclusão: Espera-se que os próprios profissionais atribuam a sua práxis ressaltando a importância de vivenciar a construção de conhecimentos em uma perspectiva problematizadora.Palavras chaves: Reflexão.Aperfeiçoamento. Educação.Metodologia.ABECLOPES, Sheila Viviany Lima de M.; FACNORTFREITAS, Ieda Rodrigues de; FACNORTMACIEL, Maria da conceição C.; FACNORT2015-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBase de dados eletrônicos da SciELO.condições favoráveis para o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos profissionais, contribuindo não apenas voltado para os aspectos biológicos, mas, sobretudo, para o contexto social e político que interfere.application/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/194110.5892/ruvrd.v13i1.1941Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 13, n. 1 (2015); 165-1742236-53621517-027610.5892/ruvrd.v13i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1941/pdf_29910.5892/ruvrd.v13i1.1941.g2026Relato de ExperiênciaDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-03T20:22:55Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/1941Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:17.410046Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941 |
title |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941 |
spellingShingle |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941 LOPES, Sheila Viviany Lima de M.; FACNORT Ciência da Saúde;Enfermagem Reflexão. Aperfeiçoamento.Educação.Metodologia Educação Permanente |
title_short |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941 |
title_full |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941 |
title_fullStr |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941 |
title_full_unstemmed |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941 |
title_sort |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: implantação do núcleo de educação permanente em Jataúba -PE DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1941 |
author |
LOPES, Sheila Viviany Lima de M.; FACNORT |
author_facet |
LOPES, Sheila Viviany Lima de M.; FACNORT FREITAS, Ieda Rodrigues de; FACNORT MACIEL, Maria da conceição C.; FACNORT |
author_role |
author |
author2 |
FREITAS, Ieda Rodrigues de; FACNORT MACIEL, Maria da conceição C.; FACNORT |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOPES, Sheila Viviany Lima de M.; FACNORT FREITAS, Ieda Rodrigues de; FACNORT MACIEL, Maria da conceição C.; FACNORT |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da Saúde;Enfermagem Reflexão. Aperfeiçoamento.Educação.Metodologia Educação Permanente |
topic |
Ciência da Saúde;Enfermagem Reflexão. Aperfeiçoamento.Educação.Metodologia Educação Permanente |
description |
Justificativa e Objetivos: Nos últimos anos, a atual formação das Universidades Brasileiras tem contemplado um modelo de trabalho na saúde que envolve atividades predominantemente curativas e reabilitadoras, onde a maioria dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda seguem esse modelo, curativista, o qual não abre espaço para as práticas de educação em saúde efetiva. Diante disso, esse estudo tem como objetivo relatar a experiência da Implantação do polo de educação permanente em saúde Metodos: Abordando uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, onde o aluno ocupa o lugar de sujeito na construção dos conhecimentos e o professor como facilitador e orientador desse processo. Para conseguir os objetivos ora propostos foram aplicadas intervenções por meio de profissional capacitado que atua como coordenador da atenção básica. Resultados:Apesar de terem sido feitas poucas intervenções, já pode-se vislumbrar resultados positivos, dentre eles aumento dos indicadores, sensibilização das gestantes, organização dos serviços,portanto é imprescindível a continuação das ações visando uma maior participação da comunidade nas execuções dos serviços. Conclusão: Espera-se que os próprios profissionais atribuam a sua práxis ressaltando a importância de vivenciar a construção de conhecimentos em uma perspectiva problematizadora.Palavras chaves: Reflexão.Aperfeiçoamento. Educação.Metodologia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Base de dados eletrônicos da SciELO.condições favoráveis para o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos profissionais, contribuindo não apenas voltado para os aspectos biológicos, mas, sobretudo, para o contexto social e político que interfere. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1941 10.5892/ruvrd.v13i1.1941 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1941 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v13i1.1941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1941/pdf_299 10.5892/ruvrd.v13i1.1941.g2026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Relato de Experiência |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 13, n. 1 (2015); 165-174 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v13i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051199826952192 |