A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA NA POLÍTICA DE PATENTES ATRELADA AOS PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Luana Maria Tavares; Doutoranda em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sabonaro, Debora Zumkeller; Professora e Pesquisadora Ufscar Sorocaba- Programa de Biotecnologia e Monitoramento Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5681
Resumo: A partir dos crescentes processos de desenvolvimento econômico, se evidencia cada vez mais a busca por alternativas que visem suprir a demanda mundial. Neste contexto é possível observar os avanços ocorridos nas áreas da ciência e tecnologia. Desta forma vem sendo adotados diferentes mecanismos e estratégias governamentais com o intuito de proteger e minimizar os possíveis impactos que estes processos podem ocasionar sobre a biodiversidade e a sociedade de modo geral. Assim, o presente estudo avalia o cenário das pesquisas realizadas envolvendo a importância da diversidade biológica vegetal e a influencia dos processos biotecnológicos nas políticas de patentes e seu desenvolvimento ao longo dos anos. O que possibilitou, evidenciar os diferentes aspectos entre o cenário brasileiro com relação as economias internacionais, demonstrando assim a importância da propagação de esforços para a ampliação do conhecimento com relação a biodiversidade brasileira, buscando uma conectividade e valorização entre o conhecimento tradicional e o desenvolvimento tecnológico.
id UVRV-2_916f886b59dd6dd2863749f1b74aa981
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/5681
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA NA POLÍTICA DE PATENTES ATRELADA AOS PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOSPropriedade Intelectual; Biotecnologia; Biodiversidade; Conhecimento tradicional; Desenvolvimento científicoA partir dos crescentes processos de desenvolvimento econômico, se evidencia cada vez mais a busca por alternativas que visem suprir a demanda mundial. Neste contexto é possível observar os avanços ocorridos nas áreas da ciência e tecnologia. Desta forma vem sendo adotados diferentes mecanismos e estratégias governamentais com o intuito de proteger e minimizar os possíveis impactos que estes processos podem ocasionar sobre a biodiversidade e a sociedade de modo geral. Assim, o presente estudo avalia o cenário das pesquisas realizadas envolvendo a importância da diversidade biológica vegetal e a influencia dos processos biotecnológicos nas políticas de patentes e seu desenvolvimento ao longo dos anos. O que possibilitou, evidenciar os diferentes aspectos entre o cenário brasileiro com relação as economias internacionais, demonstrando assim a importância da propagação de esforços para a ampliação do conhecimento com relação a biodiversidade brasileira, buscando uma conectividade e valorização entre o conhecimento tradicional e o desenvolvimento tecnológico.ABECPrograma de Pós em Biotecnologia e Monitoramento ambiental, Ufscar Sorocaba.Rosa, Luana Maria Tavares; Doutoranda em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).Sabonaro, Debora Zumkeller; Professora e Pesquisadora Ufscar Sorocaba- Programa de Biotecnologia e Monitoramento Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).2020-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/568110.5892/ruvrd.v17i2.5681Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 2 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5681/pdf_95710.5892/ruvrd.v17i2.5681.g10951851Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-21T18:05:38Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/5681Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:10.778695Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA NA POLÍTICA DE PATENTES ATRELADA AOS PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS
title A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA NA POLÍTICA DE PATENTES ATRELADA AOS PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA NA POLÍTICA DE PATENTES ATRELADA AOS PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS
Rosa, Luana Maria Tavares; Doutoranda em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Propriedade Intelectual; Biotecnologia; Biodiversidade; Conhecimento tradicional; Desenvolvimento científico
title_short A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA NA POLÍTICA DE PATENTES ATRELADA AOS PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS
title_full A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA NA POLÍTICA DE PATENTES ATRELADA AOS PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA NA POLÍTICA DE PATENTES ATRELADA AOS PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA NA POLÍTICA DE PATENTES ATRELADA AOS PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS
title_sort A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA NA POLÍTICA DE PATENTES ATRELADA AOS PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS
author Rosa, Luana Maria Tavares; Doutoranda em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
author_facet Rosa, Luana Maria Tavares; Doutoranda em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Sabonaro, Debora Zumkeller; Professora e Pesquisadora Ufscar Sorocaba- Programa de Biotecnologia e Monitoramento Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
author_role author
author2 Sabonaro, Debora Zumkeller; Professora e Pesquisadora Ufscar Sorocaba- Programa de Biotecnologia e Monitoramento Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Programa de Pós em Biotecnologia e Monitoramento ambiental, Ufscar Sorocaba.
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Luana Maria Tavares; Doutoranda em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Sabonaro, Debora Zumkeller; Professora e Pesquisadora Ufscar Sorocaba- Programa de Biotecnologia e Monitoramento Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
dc.subject.por.fl_str_mv Propriedade Intelectual; Biotecnologia; Biodiversidade; Conhecimento tradicional; Desenvolvimento científico
topic Propriedade Intelectual; Biotecnologia; Biodiversidade; Conhecimento tradicional; Desenvolvimento científico
description A partir dos crescentes processos de desenvolvimento econômico, se evidencia cada vez mais a busca por alternativas que visem suprir a demanda mundial. Neste contexto é possível observar os avanços ocorridos nas áreas da ciência e tecnologia. Desta forma vem sendo adotados diferentes mecanismos e estratégias governamentais com o intuito de proteger e minimizar os possíveis impactos que estes processos podem ocasionar sobre a biodiversidade e a sociedade de modo geral. Assim, o presente estudo avalia o cenário das pesquisas realizadas envolvendo a importância da diversidade biológica vegetal e a influencia dos processos biotecnológicos nas políticas de patentes e seu desenvolvimento ao longo dos anos. O que possibilitou, evidenciar os diferentes aspectos entre o cenário brasileiro com relação as economias internacionais, demonstrando assim a importância da propagação de esforços para a ampliação do conhecimento com relação a biodiversidade brasileira, buscando uma conectividade e valorização entre o conhecimento tradicional e o desenvolvimento tecnológico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5681
10.5892/ruvrd.v17i2.5681
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5681
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v17i2.5681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5681/pdf_957
10.5892/ruvrd.v17i2.5681.g10951851
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 2 (2019)
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v17i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051198744821760