O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares Monteiro, Jesus Alexandre; Universidade Vale do Rio Verde
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tavares Monteiro, Danielle Teixeira; Pesquisadora PUC Minas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6420
Resumo: Nesta pesquisa, o conceito de Perejivânie, do teórico russo Vygotsky, é explicitado na prática de educadores sociais musicistas. Há ainda a apresentação de resultados obtidos a partir de pesquisa teórica e prática realizada sobre o fazer destes profissionais em espaços de vulnerabilidade social. Para tanto, utilizamos de entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro educadores sociais musicistas, no formato de histórias de vidas – tais educadores atuam nas áreas de saúde, assistência social, educação e defesa social. Realizada no período de um ano e dois meses, a pesquisa em comento foi sistematizada por transcrições de áudios de 15 entrevistas, totalizando 120 páginas de histórias.  O conceito de Perejivânie é unidade da condição humana e expõe a historicidade plena de afetos em sua relação com os acontecimentos do mundo. É uma vivência única, que pode ser compartilhada no processo educativo. O educador social musicista, por sua vez, no contexto estudado, é a ponte que liga a música e o educando ao ensino e a sua relação com o mundo. O conceito de Perejivânie é um fazer sutil e ritmado com os balanços do mundo e dos afetos.
id UVRV-2_9da83c6510cd8050e0301ce5dad49666
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/6420
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTASPerejivânie. Educação Social. Música. História de vida. VulnerabilidadeNesta pesquisa, o conceito de Perejivânie, do teórico russo Vygotsky, é explicitado na prática de educadores sociais musicistas. Há ainda a apresentação de resultados obtidos a partir de pesquisa teórica e prática realizada sobre o fazer destes profissionais em espaços de vulnerabilidade social. Para tanto, utilizamos de entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro educadores sociais musicistas, no formato de histórias de vidas – tais educadores atuam nas áreas de saúde, assistência social, educação e defesa social. Realizada no período de um ano e dois meses, a pesquisa em comento foi sistematizada por transcrições de áudios de 15 entrevistas, totalizando 120 páginas de histórias.  O conceito de Perejivânie é unidade da condição humana e expõe a historicidade plena de afetos em sua relação com os acontecimentos do mundo. É uma vivência única, que pode ser compartilhada no processo educativo. O educador social musicista, por sua vez, no contexto estudado, é a ponte que liga a música e o educando ao ensino e a sua relação com o mundo. O conceito de Perejivânie é um fazer sutil e ritmado com os balanços do mundo e dos afetos.ABECTavares Monteiro, Jesus Alexandre; Universidade Vale do Rio VerdeTavares Monteiro, Danielle Teixeira; Pesquisadora PUC Minas2021-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/642010.5892/ruvrd.v18i1.6420Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 703-7122236-53621517-027610.5892/ruvrd.v1i18reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6420/pdf_96810.5892/ruvrd.v18i1.6420.g10951972Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-30T13:42:12Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6420Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:47.547914Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS
title O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS
spellingShingle O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS
Tavares Monteiro, Jesus Alexandre; Universidade Vale do Rio Verde
Perejivânie. Educação Social. Música. História de vida. Vulnerabilidade
title_short O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS
title_full O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS
title_fullStr O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS
title_full_unstemmed O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS
title_sort O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS
author Tavares Monteiro, Jesus Alexandre; Universidade Vale do Rio Verde
author_facet Tavares Monteiro, Jesus Alexandre; Universidade Vale do Rio Verde
Tavares Monteiro, Danielle Teixeira; Pesquisadora PUC Minas
author_role author
author2 Tavares Monteiro, Danielle Teixeira; Pesquisadora PUC Minas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares Monteiro, Jesus Alexandre; Universidade Vale do Rio Verde
Tavares Monteiro, Danielle Teixeira; Pesquisadora PUC Minas
dc.subject.por.fl_str_mv Perejivânie. Educação Social. Música. História de vida. Vulnerabilidade
topic Perejivânie. Educação Social. Música. História de vida. Vulnerabilidade
description Nesta pesquisa, o conceito de Perejivânie, do teórico russo Vygotsky, é explicitado na prática de educadores sociais musicistas. Há ainda a apresentação de resultados obtidos a partir de pesquisa teórica e prática realizada sobre o fazer destes profissionais em espaços de vulnerabilidade social. Para tanto, utilizamos de entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro educadores sociais musicistas, no formato de histórias de vidas – tais educadores atuam nas áreas de saúde, assistência social, educação e defesa social. Realizada no período de um ano e dois meses, a pesquisa em comento foi sistematizada por transcrições de áudios de 15 entrevistas, totalizando 120 páginas de histórias.  O conceito de Perejivânie é unidade da condição humana e expõe a historicidade plena de afetos em sua relação com os acontecimentos do mundo. É uma vivência única, que pode ser compartilhada no processo educativo. O educador social musicista, por sua vez, no contexto estudado, é a ponte que liga a música e o educando ao ensino e a sua relação com o mundo. O conceito de Perejivânie é um fazer sutil e ritmado com os balanços do mundo e dos afetos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6420
10.5892/ruvrd.v18i1.6420
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6420
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v18i1.6420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6420/pdf_968
10.5892/ruvrd.v18i1.6420.g10951972
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 703-712
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v1i18
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051203399450624