O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6420 |
Resumo: | Nesta pesquisa, o conceito de Perejivânie, do teórico russo Vygotsky, é explicitado na prática de educadores sociais musicistas. Há ainda a apresentação de resultados obtidos a partir de pesquisa teórica e prática realizada sobre o fazer destes profissionais em espaços de vulnerabilidade social. Para tanto, utilizamos de entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro educadores sociais musicistas, no formato de histórias de vidas – tais educadores atuam nas áreas de saúde, assistência social, educação e defesa social. Realizada no período de um ano e dois meses, a pesquisa em comento foi sistematizada por transcrições de áudios de 15 entrevistas, totalizando 120 páginas de histórias. O conceito de Perejivânie é unidade da condição humana e expõe a historicidade plena de afetos em sua relação com os acontecimentos do mundo. É uma vivência única, que pode ser compartilhada no processo educativo. O educador social musicista, por sua vez, no contexto estudado, é a ponte que liga a música e o educando ao ensino e a sua relação com o mundo. O conceito de Perejivânie é um fazer sutil e ritmado com os balanços do mundo e dos afetos. |
id |
UVRV-2_9da83c6510cd8050e0301ce5dad49666 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/6420 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTASPerejivânie. Educação Social. Música. História de vida. VulnerabilidadeNesta pesquisa, o conceito de Perejivânie, do teórico russo Vygotsky, é explicitado na prática de educadores sociais musicistas. Há ainda a apresentação de resultados obtidos a partir de pesquisa teórica e prática realizada sobre o fazer destes profissionais em espaços de vulnerabilidade social. Para tanto, utilizamos de entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro educadores sociais musicistas, no formato de histórias de vidas – tais educadores atuam nas áreas de saúde, assistência social, educação e defesa social. Realizada no período de um ano e dois meses, a pesquisa em comento foi sistematizada por transcrições de áudios de 15 entrevistas, totalizando 120 páginas de histórias. O conceito de Perejivânie é unidade da condição humana e expõe a historicidade plena de afetos em sua relação com os acontecimentos do mundo. É uma vivência única, que pode ser compartilhada no processo educativo. O educador social musicista, por sua vez, no contexto estudado, é a ponte que liga a música e o educando ao ensino e a sua relação com o mundo. O conceito de Perejivânie é um fazer sutil e ritmado com os balanços do mundo e dos afetos.ABECTavares Monteiro, Jesus Alexandre; Universidade Vale do Rio VerdeTavares Monteiro, Danielle Teixeira; Pesquisadora PUC Minas2021-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/642010.5892/ruvrd.v18i1.6420Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 703-7122236-53621517-027610.5892/ruvrd.v1i18reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6420/pdf_96810.5892/ruvrd.v18i1.6420.g10951972Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-30T13:42:12Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6420Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:47.547914Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS |
title |
O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS |
spellingShingle |
O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS Tavares Monteiro, Jesus Alexandre; Universidade Vale do Rio Verde Perejivânie. Educação Social. Música. História de vida. Vulnerabilidade |
title_short |
O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS |
title_full |
O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS |
title_fullStr |
O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS |
title_full_unstemmed |
O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS |
title_sort |
O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS |
author |
Tavares Monteiro, Jesus Alexandre; Universidade Vale do Rio Verde |
author_facet |
Tavares Monteiro, Jesus Alexandre; Universidade Vale do Rio Verde Tavares Monteiro, Danielle Teixeira; Pesquisadora PUC Minas |
author_role |
author |
author2 |
Tavares Monteiro, Danielle Teixeira; Pesquisadora PUC Minas |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares Monteiro, Jesus Alexandre; Universidade Vale do Rio Verde Tavares Monteiro, Danielle Teixeira; Pesquisadora PUC Minas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perejivânie. Educação Social. Música. História de vida. Vulnerabilidade |
topic |
Perejivânie. Educação Social. Música. História de vida. Vulnerabilidade |
description |
Nesta pesquisa, o conceito de Perejivânie, do teórico russo Vygotsky, é explicitado na prática de educadores sociais musicistas. Há ainda a apresentação de resultados obtidos a partir de pesquisa teórica e prática realizada sobre o fazer destes profissionais em espaços de vulnerabilidade social. Para tanto, utilizamos de entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro educadores sociais musicistas, no formato de histórias de vidas – tais educadores atuam nas áreas de saúde, assistência social, educação e defesa social. Realizada no período de um ano e dois meses, a pesquisa em comento foi sistematizada por transcrições de áudios de 15 entrevistas, totalizando 120 páginas de histórias. O conceito de Perejivânie é unidade da condição humana e expõe a historicidade plena de afetos em sua relação com os acontecimentos do mundo. É uma vivência única, que pode ser compartilhada no processo educativo. O educador social musicista, por sua vez, no contexto estudado, é a ponte que liga a música e o educando ao ensino e a sua relação com o mundo. O conceito de Perejivânie é um fazer sutil e ritmado com os balanços do mundo e dos afetos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6420 10.5892/ruvrd.v18i1.6420 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6420 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v18i1.6420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6420/pdf_968 10.5892/ruvrd.v18i1.6420.g10951972 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 703-712 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v1i18 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051203399450624 |