IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: DIFICULDADES E POTENCIALIDADES doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1609

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Franciele Rodrigues; Universidade Estadual de Montes Claros
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: PRADO, Patrícia Fernandes do; Universidade Estadual de Montes Claros, CARNEIRO, Jair Almeida; Universidade Estadual de Montes Claros, COSTA, Fernanda Marques da; Universidade Estadual de Montes Claros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1609
Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender as dificuldades vivenciadas pela equipe de enfermagem sobre a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na Unidade Pediátrica de um Hospital Universitário. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa realizado com nove profissionais de enfermagem da Pediatria do Hospital Universitário Clemente Faria – HUCF, da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. A coleta dos dados ocorreu entre os meses setembro e outubro 2013. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada, gravada,  após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As entrevistas gravadas foram transcritas e os dados organizados e distribuídos em duas categorias. Na primeira categoria, intitulada “Aspectos dificultadores na implementação da SAE”, as depoentes referem dificuldades de ordem estrutural da organização, como a sobrecarga de trabalho, número insuficiente de profissionais para o desempenho das atividades, estrutura física inadequada e a falta de recursos materiais. Na segunda categoria, que se refere a “Sugestões para superar as dificuldades encontradas na implementação da SAE”, o aumento de recursos humanos, com o dimensionamento adequado de pessoal, mudanças na estrutura física e sensibilização da equipe sobre a importância da SAE, foram citados como estratégias para melhorar esse processo.  O estudo evidencia a necessidade de mudanças no processo de trabalho das profissionais que atuam na unidade, a fim de se criar condições efetivas para o cuidado sistematizado, contribuindo na melhoria da qualidade da assistência de enfermagem pediátrica
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spelling IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: DIFICULDADES E POTENCIALIDADES doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1609Saúde ColetivaEnfermagem. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Pediatria. Cuidados de Enfermagem. Processos de Enfermagem.Sistematização da Assistência de EnfermagemEste estudo tem por objetivo compreender as dificuldades vivenciadas pela equipe de enfermagem sobre a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na Unidade Pediátrica de um Hospital Universitário. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa realizado com nove profissionais de enfermagem da Pediatria do Hospital Universitário Clemente Faria – HUCF, da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. A coleta dos dados ocorreu entre os meses setembro e outubro 2013. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada, gravada,  após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As entrevistas gravadas foram transcritas e os dados organizados e distribuídos em duas categorias. Na primeira categoria, intitulada “Aspectos dificultadores na implementação da SAE”, as depoentes referem dificuldades de ordem estrutural da organização, como a sobrecarga de trabalho, número insuficiente de profissionais para o desempenho das atividades, estrutura física inadequada e a falta de recursos materiais. Na segunda categoria, que se refere a “Sugestões para superar as dificuldades encontradas na implementação da SAE”, o aumento de recursos humanos, com o dimensionamento adequado de pessoal, mudanças na estrutura física e sensibilização da equipe sobre a importância da SAE, foram citados como estratégias para melhorar esse processo.  O estudo evidencia a necessidade de mudanças no processo de trabalho das profissionais que atuam na unidade, a fim de se criar condições efetivas para o cuidado sistematizado, contribuindo na melhoria da qualidade da assistência de enfermagem pediátricaABECnão se aplicaSILVA, Franciele Rodrigues; Universidade Estadual de Montes ClarosPRADO, Patrícia Fernandes do; Universidade Estadual de Montes ClarosCARNEIRO, Jair Almeida; Universidade Estadual de Montes ClarosCOSTA, Fernanda Marques da; Universidade Estadual de Montes Claros2014-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de campo, qualitativaapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/160910.5892/ruvrd.v12i2.1609Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 2 (2014); 580-5902236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1609/pdf_237http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/1609/15710.5892/ruvrd.v12i2.1609.g157010.5892/ruvrd.v12i2.1609.s157RegionalAtualidadessexo e idadeDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-06T20:16:08Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/1609Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:29.489221Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
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