BULLYING E A REALIDADE ESCOLAR Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.2962

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FAGUNDES, Andrea Ludugel; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2962
Resumo: Este artigo visa compreender o princípio do respeito e das nossas diversidades culturais, através da atuação do professor em sala de aula e no seu cotidiano da vida escolar, instalando uma educação mais democrática, na qual, seja respeitada as diferenças físicas, ideológicas, culturais e socio-econômicas, contribuindo para uma sociedade mais justa e mais igualitária. O Bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. São todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivo evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro, causando dor e humilhação. Portanto, os atos repetidos entre eles (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características marcantes, que tornam possível a intimidação da vítima. Quando não existem uma chamada contra o Bullying, o ambiente escolar se torna contaminado e ameaçador. Todas as crianças, sem exceção, são afetadas negativamente, passando a experimentar sentimentos de ansiedade, medo e revolta. Portanto, é nosso objetivo conscientizar e mostrar aos educadores, famílias e sociedade para a existência real do problema e suas consequências, buscando a tomada de estratégias e decisões para a solução frente a esse comportamento, onde nossos alunos possam frequentar uma escola segura, solidária e democrática, capaz de gerar cidadãos conscientes do respeito ao seu próximo e as diversidades culturais frente as diferenças.
id UVRV-2_b57c853cc3cb1f9c20af2b8762a3f28b
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/2962
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling BULLYING E A REALIDADE ESCOLAR Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.2962Bullying. Escola. Vítima. Alunos.Este artigo visa compreender o princípio do respeito e das nossas diversidades culturais, através da atuação do professor em sala de aula e no seu cotidiano da vida escolar, instalando uma educação mais democrática, na qual, seja respeitada as diferenças físicas, ideológicas, culturais e socio-econômicas, contribuindo para uma sociedade mais justa e mais igualitária. O Bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. São todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivo evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro, causando dor e humilhação. Portanto, os atos repetidos entre eles (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características marcantes, que tornam possível a intimidação da vítima. Quando não existem uma chamada contra o Bullying, o ambiente escolar se torna contaminado e ameaçador. Todas as crianças, sem exceção, são afetadas negativamente, passando a experimentar sentimentos de ansiedade, medo e revolta. Portanto, é nosso objetivo conscientizar e mostrar aos educadores, famílias e sociedade para a existência real do problema e suas consequências, buscando a tomada de estratégias e decisões para a solução frente a esse comportamento, onde nossos alunos possam frequentar uma escola segura, solidária e democrática, capaz de gerar cidadãos conscientes do respeito ao seu próximo e as diversidades culturais frente as diferenças.ABECFAGUNDES, Andrea Ludugel; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGSOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/296210.5892/ruvrd.v11i2.2962Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 11, n. 2 (2013); 583-5932236-53621517-027610.5892/ruvrd.v11i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2962/238710.5892/ruvrd.v11i2.2962.g2387Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-02T03:05:57Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/2962Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:04.387191Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv BULLYING E A REALIDADE ESCOLAR Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.2962
title BULLYING E A REALIDADE ESCOLAR Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.2962
spellingShingle BULLYING E A REALIDADE ESCOLAR Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.2962
FAGUNDES, Andrea Ludugel; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Bullying. Escola. Vítima. Alunos.
title_short BULLYING E A REALIDADE ESCOLAR Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.2962
title_full BULLYING E A REALIDADE ESCOLAR Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.2962
title_fullStr BULLYING E A REALIDADE ESCOLAR Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.2962
title_full_unstemmed BULLYING E A REALIDADE ESCOLAR Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.2962
title_sort BULLYING E A REALIDADE ESCOLAR Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.2962
author FAGUNDES, Andrea Ludugel; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
author_facet FAGUNDES, Andrea Ludugel; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
author_role author
author2 SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv FAGUNDES, Andrea Ludugel; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
SOUZA, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Bullying. Escola. Vítima. Alunos.
topic Bullying. Escola. Vítima. Alunos.
description Este artigo visa compreender o princípio do respeito e das nossas diversidades culturais, através da atuação do professor em sala de aula e no seu cotidiano da vida escolar, instalando uma educação mais democrática, na qual, seja respeitada as diferenças físicas, ideológicas, culturais e socio-econômicas, contribuindo para uma sociedade mais justa e mais igualitária. O Bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. São todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivo evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro, causando dor e humilhação. Portanto, os atos repetidos entre eles (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características marcantes, que tornam possível a intimidação da vítima. Quando não existem uma chamada contra o Bullying, o ambiente escolar se torna contaminado e ameaçador. Todas as crianças, sem exceção, são afetadas negativamente, passando a experimentar sentimentos de ansiedade, medo e revolta. Portanto, é nosso objetivo conscientizar e mostrar aos educadores, famílias e sociedade para a existência real do problema e suas consequências, buscando a tomada de estratégias e decisões para a solução frente a esse comportamento, onde nossos alunos possam frequentar uma escola segura, solidária e democrática, capaz de gerar cidadãos conscientes do respeito ao seu próximo e as diversidades culturais frente as diferenças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-02
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2962
10.5892/ruvrd.v11i2.2962
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2962
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v11i2.2962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2962/2387
10.5892/ruvrd.v11i2.2962.g2387
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 11, n. 2 (2013); 583-593
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v11i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051197991944192