ERRO ORTOGRÁFICO: fator sócio-cultural, prática inadequada ou interferência da oralidade na escrita?DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.3111

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMPOS JÚNIOR, Dejanir José; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3111
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar se os alunos da 5ª série do ensino fundamental, de escola pública, apresentam dificuldades na escrita e investigar se os sons das palavras colaboram com a ocorrência de erros ortográficos. Ao se escolher esse tema,  propicia-se  uma reflexão sobre um problema que está presente na vida da maioria dos alunos e até mesmo na de muitas pessoas de diferentes raças, regiões e classe social. Este problema é o “erro ortográfico”, que na verdade provém de diversas razões, as quais serão relatadas nessa pesquisa. Como suporte para o desenvolvimento dessa pesquisa, optou-se por utilizar a produção textual, especificamente uma carta, a partir das quais se observou que os erros encontrados provêm da oralidade ou são decorrentes da própria escrita. Espera-se, com este estudo, contribuir de forma significativa para que  o educador em sua prática de ensino, tenha consciência de que as  atividades mecânicas e repetitivas não gera bom rendimento no processo de ensino ortográfico na escola,  e sim apenas uma memorização ineficaz.
id UVRV-2_b83545434a68f4bf017b0a8620ebd6aa
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/3111
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling ERRO ORTOGRÁFICO: fator sócio-cultural, prática inadequada ou interferência da oralidade na escrita?DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.3111Leitura; escrita; erro; correção.Este estudo teve como objetivo verificar se os alunos da 5ª série do ensino fundamental, de escola pública, apresentam dificuldades na escrita e investigar se os sons das palavras colaboram com a ocorrência de erros ortográficos. Ao se escolher esse tema,  propicia-se  uma reflexão sobre um problema que está presente na vida da maioria dos alunos e até mesmo na de muitas pessoas de diferentes raças, regiões e classe social. Este problema é o “erro ortográfico”, que na verdade provém de diversas razões, as quais serão relatadas nessa pesquisa. Como suporte para o desenvolvimento dessa pesquisa, optou-se por utilizar a produção textual, especificamente uma carta, a partir das quais se observou que os erros encontrados provêm da oralidade ou são decorrentes da própria escrita. Espera-se, com este estudo, contribuir de forma significativa para que  o educador em sua prática de ensino, tenha consciência de que as  atividades mecânicas e repetitivas não gera bom rendimento no processo de ensino ortográfico na escola,  e sim apenas uma memorização ineficaz.ABECCAMPOS JÚNIOR, Dejanir José; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG2016-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/311110.5892/ruvrd.v14i1.3111Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 947-9532236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3111/pdf_49010.5892/ruvrd.v14i1.3111.g2465Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:35Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/3111Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:10.414377Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv ERRO ORTOGRÁFICO: fator sócio-cultural, prática inadequada ou interferência da oralidade na escrita?DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.3111
title ERRO ORTOGRÁFICO: fator sócio-cultural, prática inadequada ou interferência da oralidade na escrita?DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.3111
spellingShingle ERRO ORTOGRÁFICO: fator sócio-cultural, prática inadequada ou interferência da oralidade na escrita?DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.3111
CAMPOS JÚNIOR, Dejanir José; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Leitura; escrita; erro; correção.
title_short ERRO ORTOGRÁFICO: fator sócio-cultural, prática inadequada ou interferência da oralidade na escrita?DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.3111
title_full ERRO ORTOGRÁFICO: fator sócio-cultural, prática inadequada ou interferência da oralidade na escrita?DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.3111
title_fullStr ERRO ORTOGRÁFICO: fator sócio-cultural, prática inadequada ou interferência da oralidade na escrita?DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.3111
title_full_unstemmed ERRO ORTOGRÁFICO: fator sócio-cultural, prática inadequada ou interferência da oralidade na escrita?DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.3111
title_sort ERRO ORTOGRÁFICO: fator sócio-cultural, prática inadequada ou interferência da oralidade na escrita?DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.3111
author CAMPOS JÚNIOR, Dejanir José; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
author_facet CAMPOS JÚNIOR, Dejanir José; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMPOS JÚNIOR, Dejanir José; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Leitura; escrita; erro; correção.
topic Leitura; escrita; erro; correção.
description Este estudo teve como objetivo verificar se os alunos da 5ª série do ensino fundamental, de escola pública, apresentam dificuldades na escrita e investigar se os sons das palavras colaboram com a ocorrência de erros ortográficos. Ao se escolher esse tema,  propicia-se  uma reflexão sobre um problema que está presente na vida da maioria dos alunos e até mesmo na de muitas pessoas de diferentes raças, regiões e classe social. Este problema é o “erro ortográfico”, que na verdade provém de diversas razões, as quais serão relatadas nessa pesquisa. Como suporte para o desenvolvimento dessa pesquisa, optou-se por utilizar a produção textual, especificamente uma carta, a partir das quais se observou que os erros encontrados provêm da oralidade ou são decorrentes da própria escrita. Espera-se, com este estudo, contribuir de forma significativa para que  o educador em sua prática de ensino, tenha consciência de que as  atividades mecânicas e repetitivas não gera bom rendimento no processo de ensino ortográfico na escola,  e sim apenas uma memorização ineficaz.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3111
10.5892/ruvrd.v14i1.3111
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3111
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i1.3111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3111/pdf_490
10.5892/ruvrd.v14i1.3111.g2465
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 947-953
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v14i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051198724898816