ERRO ORTOGRÁFICO: fator sócio-cultural, prática inadequada ou interferência da oralidade na escrita?DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.3111

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMPOS JÚNIOR, Dejanir José; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3111
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar se os alunos da 5ª série do ensino fundamental, de escola pública, apresentam dificuldades na escrita e investigar se os sons das palavras colaboram com a ocorrência de erros ortográficos. Ao se escolher esse tema,  propicia-se  uma reflexão sobre um problema que está presente na vida da maioria dos alunos e até mesmo na de muitas pessoas de diferentes raças, regiões e classe social. Este problema é o “erro ortográfico”, que na verdade provém de diversas razões, as quais serão relatadas nessa pesquisa. Como suporte para o desenvolvimento dessa pesquisa, optou-se por utilizar a produção textual, especificamente uma carta, a partir das quais se observou que os erros encontrados provêm da oralidade ou são decorrentes da própria escrita. Espera-se, com este estudo, contribuir de forma significativa para que  o educador em sua prática de ensino, tenha consciência de que as  atividades mecânicas e repetitivas não gera bom rendimento no processo de ensino ortográfico na escola,  e sim apenas uma memorização ineficaz.
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