ERRO ORTOGRÁFICO: fator sócio-cultural, prática inadequada ou interferência da oralidade na escrita?DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.3111
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Data de Publicação: | 2016 |
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Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3111 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo verificar se os alunos da 5ª série do ensino fundamental, de escola pública, apresentam dificuldades na escrita e investigar se os sons das palavras colaboram com a ocorrência de erros ortográficos. Ao se escolher esse tema, propicia-se uma reflexão sobre um problema que está presente na vida da maioria dos alunos e até mesmo na de muitas pessoas de diferentes raças, regiões e classe social. Este problema é o “erro ortográfico”, que na verdade provém de diversas razões, as quais serão relatadas nessa pesquisa. Como suporte para o desenvolvimento dessa pesquisa, optou-se por utilizar a produção textual, especificamente uma carta, a partir das quais se observou que os erros encontrados provêm da oralidade ou são decorrentes da própria escrita. Espera-se, com este estudo, contribuir de forma significativa para que o educador em sua prática de ensino, tenha consciência de que as atividades mecânicas e repetitivas não gera bom rendimento no processo de ensino ortográfico na escola, e sim apenas uma memorização ineficaz. |
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ERRO ORTOGRÁFICO: fator sócio-cultural, prática inadequada ou interferência da oralidade na escrita?DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.3111Leitura; escrita; erro; correção.Este estudo teve como objetivo verificar se os alunos da 5ª série do ensino fundamental, de escola pública, apresentam dificuldades na escrita e investigar se os sons das palavras colaboram com a ocorrência de erros ortográficos. Ao se escolher esse tema, propicia-se uma reflexão sobre um problema que está presente na vida da maioria dos alunos e até mesmo na de muitas pessoas de diferentes raças, regiões e classe social. Este problema é o “erro ortográfico”, que na verdade provém de diversas razões, as quais serão relatadas nessa pesquisa. Como suporte para o desenvolvimento dessa pesquisa, optou-se por utilizar a produção textual, especificamente uma carta, a partir das quais se observou que os erros encontrados provêm da oralidade ou são decorrentes da própria escrita. Espera-se, com este estudo, contribuir de forma significativa para que o educador em sua prática de ensino, tenha consciência de que as atividades mecânicas e repetitivas não gera bom rendimento no processo de ensino ortográfico na escola, e sim apenas uma memorização ineficaz.ABECCAMPOS JÚNIOR, Dejanir José; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG2016-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/311110.5892/ruvrd.v14i1.3111Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 947-9532236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3111/pdf_49010.5892/ruvrd.v14i1.3111.g2465Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:35ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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