PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SAUSEN, Jorge Oneide; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, SPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, ZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, HAMMES, Maicon Rafael; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2859
Resumo: O objetivo principal que norteou o estudo foi analisar a influência da inteligência de mercado na tomada de decisão dos gestores e o diagnóstico do nível de competitividade das lojas de confecções da cidade de Tuparendi, situada na região do Noroeste Gaúcho. No referencial teórico abordou-se conceitos sobre inteligência de mercado, estratégia, competitividade e vantagem competitiva. A metodologia utilizada foi pesquisa aplicada e descritiva. A amostragem compreendendo 10 lojas caracterizou-se não-probabilística por julgamento e aos gestores foi aplicado um questionário com escala Likert, composto por 96 questões. Os resultados apontam que as lojas utilizam do valor da informação, das ferramentas de mercado, do mix de marketing e dos aspectos relacionados à vantagem competitiva como fonte de inteligência de mercado, servindo de apoio no processo decisório da empresa. E, identificou-se que as lojas pesquisadas estão trabalhando de forma competitiva no mercado, considerando os fatores internos, estruturais e sistêmicos. 
id UVRV-2_b8651f5dc06d59cef1798586c60cfec0
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/2859
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859AdministraçãoConfecções; Inteligência de Mercado; Competitividade; Estratégia.Marketing. Competitividade.O objetivo principal que norteou o estudo foi analisar a influência da inteligência de mercado na tomada de decisão dos gestores e o diagnóstico do nível de competitividade das lojas de confecções da cidade de Tuparendi, situada na região do Noroeste Gaúcho. No referencial teórico abordou-se conceitos sobre inteligência de mercado, estratégia, competitividade e vantagem competitiva. A metodologia utilizada foi pesquisa aplicada e descritiva. A amostragem compreendendo 10 lojas caracterizou-se não-probabilística por julgamento e aos gestores foi aplicado um questionário com escala Likert, composto por 96 questões. Os resultados apontam que as lojas utilizam do valor da informação, das ferramentas de mercado, do mix de marketing e dos aspectos relacionados à vantagem competitiva como fonte de inteligência de mercado, servindo de apoio no processo decisório da empresa. E, identificou-se que as lojas pesquisadas estão trabalhando de forma competitiva no mercado, considerando os fatores internos, estruturais e sistêmicos. ABECCAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍSAUSEN, Jorge Oneide; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍSPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍHAMMES, Maicon Rafael; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ2017-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/285910.5892/ruvrd.v15i1.2859Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 1 (2017); 355-3742236-53621517-027610.5892/ruvrd.v15i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2859/pdf_63710.5892/ruvrd.v15i1.2859.g2978Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-16T12:39:31Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/2859Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:31.047117Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859
title PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859
spellingShingle PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859
CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
Administração
Confecções; Inteligência de Mercado; Competitividade; Estratégia.
Marketing. Competitividade.
title_short PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859
title_full PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859
title_fullStr PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859
title_full_unstemmed PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859
title_sort PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859
author CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
author_facet CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SAUSEN, Jorge Oneide; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
ZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
HAMMES, Maicon Rafael; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
author_role author
author2 SAUSEN, Jorge Oneide; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
ZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
HAMMES, Maicon Rafael; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SAUSEN, Jorge Oneide; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
ZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
HAMMES, Maicon Rafael; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Confecções; Inteligência de Mercado; Competitividade; Estratégia.
Marketing. Competitividade.
topic Administração
Confecções; Inteligência de Mercado; Competitividade; Estratégia.
Marketing. Competitividade.
description O objetivo principal que norteou o estudo foi analisar a influência da inteligência de mercado na tomada de decisão dos gestores e o diagnóstico do nível de competitividade das lojas de confecções da cidade de Tuparendi, situada na região do Noroeste Gaúcho. No referencial teórico abordou-se conceitos sobre inteligência de mercado, estratégia, competitividade e vantagem competitiva. A metodologia utilizada foi pesquisa aplicada e descritiva. A amostragem compreendendo 10 lojas caracterizou-se não-probabilística por julgamento e aos gestores foi aplicado um questionário com escala Likert, composto por 96 questões. Os resultados apontam que as lojas utilizam do valor da informação, das ferramentas de mercado, do mix de marketing e dos aspectos relacionados à vantagem competitiva como fonte de inteligência de mercado, servindo de apoio no processo decisório da empresa. E, identificou-se que as lojas pesquisadas estão trabalhando de forma competitiva no mercado, considerando os fatores internos, estruturais e sistêmicos. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2859
10.5892/ruvrd.v15i1.2859
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2859
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v15i1.2859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2859/pdf_637
10.5892/ruvrd.v15i1.2859.g2978
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 1 (2017); 355-374
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v15i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051201451196416