PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2859 |
Resumo: | O objetivo principal que norteou o estudo foi analisar a influência da inteligência de mercado na tomada de decisão dos gestores e o diagnóstico do nível de competitividade das lojas de confecções da cidade de Tuparendi, situada na região do Noroeste Gaúcho. No referencial teórico abordou-se conceitos sobre inteligência de mercado, estratégia, competitividade e vantagem competitiva. A metodologia utilizada foi pesquisa aplicada e descritiva. A amostragem compreendendo 10 lojas caracterizou-se não-probabilística por julgamento e aos gestores foi aplicado um questionário com escala Likert, composto por 96 questões. Os resultados apontam que as lojas utilizam do valor da informação, das ferramentas de mercado, do mix de marketing e dos aspectos relacionados à vantagem competitiva como fonte de inteligência de mercado, servindo de apoio no processo decisório da empresa. E, identificou-se que as lojas pesquisadas estão trabalhando de forma competitiva no mercado, considerando os fatores internos, estruturais e sistêmicos. |
id |
UVRV-2_b8651f5dc06d59cef1798586c60cfec0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/2859 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859AdministraçãoConfecções; Inteligência de Mercado; Competitividade; Estratégia.Marketing. Competitividade.O objetivo principal que norteou o estudo foi analisar a influência da inteligência de mercado na tomada de decisão dos gestores e o diagnóstico do nível de competitividade das lojas de confecções da cidade de Tuparendi, situada na região do Noroeste Gaúcho. No referencial teórico abordou-se conceitos sobre inteligência de mercado, estratégia, competitividade e vantagem competitiva. A metodologia utilizada foi pesquisa aplicada e descritiva. A amostragem compreendendo 10 lojas caracterizou-se não-probabilística por julgamento e aos gestores foi aplicado um questionário com escala Likert, composto por 96 questões. Os resultados apontam que as lojas utilizam do valor da informação, das ferramentas de mercado, do mix de marketing e dos aspectos relacionados à vantagem competitiva como fonte de inteligência de mercado, servindo de apoio no processo decisório da empresa. E, identificou-se que as lojas pesquisadas estão trabalhando de forma competitiva no mercado, considerando os fatores internos, estruturais e sistêmicos. ABECCAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍSAUSEN, Jorge Oneide; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍSPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍHAMMES, Maicon Rafael; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ2017-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/285910.5892/ruvrd.v15i1.2859Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 1 (2017); 355-3742236-53621517-027610.5892/ruvrd.v15i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2859/pdf_63710.5892/ruvrd.v15i1.2859.g2978Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-16T12:39:31Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/2859Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:31.047117Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859 |
title |
PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859 |
spellingShingle |
PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859 CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ Administração Confecções; Inteligência de Mercado; Competitividade; Estratégia. Marketing. Competitividade. |
title_short |
PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859 |
title_full |
PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859 |
title_fullStr |
PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859 |
title_full_unstemmed |
PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859 |
title_sort |
PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕESDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859 |
author |
CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ |
author_facet |
CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ SAUSEN, Jorge Oneide; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ SPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ ZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ HAMMES, Maicon Rafael; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ |
author_role |
author |
author2 |
SAUSEN, Jorge Oneide; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ SPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ ZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ HAMMES, Maicon Rafael; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ SAUSEN, Jorge Oneide; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ SPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ ZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ HAMMES, Maicon Rafael; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Confecções; Inteligência de Mercado; Competitividade; Estratégia. Marketing. Competitividade. |
topic |
Administração Confecções; Inteligência de Mercado; Competitividade; Estratégia. Marketing. Competitividade. |
description |
O objetivo principal que norteou o estudo foi analisar a influência da inteligência de mercado na tomada de decisão dos gestores e o diagnóstico do nível de competitividade das lojas de confecções da cidade de Tuparendi, situada na região do Noroeste Gaúcho. No referencial teórico abordou-se conceitos sobre inteligência de mercado, estratégia, competitividade e vantagem competitiva. A metodologia utilizada foi pesquisa aplicada e descritiva. A amostragem compreendendo 10 lojas caracterizou-se não-probabilística por julgamento e aos gestores foi aplicado um questionário com escala Likert, composto por 96 questões. Os resultados apontam que as lojas utilizam do valor da informação, das ferramentas de mercado, do mix de marketing e dos aspectos relacionados à vantagem competitiva como fonte de inteligência de mercado, servindo de apoio no processo decisório da empresa. E, identificou-se que as lojas pesquisadas estão trabalhando de forma competitiva no mercado, considerando os fatores internos, estruturais e sistêmicos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2859 10.5892/ruvrd.v15i1.2859 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2859 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v15i1.2859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2859/pdf_637 10.5892/ruvrd.v15i1.2859.g2978 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 15, n. 1 (2017); 355-374 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v15i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051201451196416 |