ANÁLISE DO MARKETING 1.0, 2.0 e 3.0 E DO NÍVEL DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE GAÚCHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2468

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: ZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, SPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, SAUSEN, Jorge Oneide; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, SCHALLENBERGER, Lucas; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
DOI: 10.5892/ruvrd.v14i1.2468
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2468
Resumo: O presente estudo foi realizado em 30 lojas de eletrodomésticos localizadas em cidades do Noroeste Gaúcho. O objetivo principal que norteou o estudo foi o diagnóstico de como estas empresas aplicam o composto de marketing, os estágios do marketing 1.0, 2.0 e 3.0, e diagnosticar o nível de competitividade das empresas em questão. No referencial teórico foram abordados conceitos sobre marketing, caracterização dos estágios do marketing, composto de marketing e competitividade. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, exploratória, descritiva, bibliográfica, aplicada e não-probabilística – definição da amostra por julgamento. A realização da pesquisa deu-se através de entrevista com questões estruturadas que resultou nos dados primários. Este instrumento foi dirigido aos gestores das lojas. Com os dados levantados, a partir das entrevistas, foi possível o diagnóstico utilizando o método de survey. Os resultados apontam que as lojas possuem visão de que o marketing está relacionado a um conjunto de atributos como produto, preço, definição de preço, escolha de pontos de distribuição, divulgação e análise da concorrência. A maioria das lojas encontra-se no estágio do marketing 2.0, tendo como foco exclusivamente o consumidor. E, segundo, a existência do equilíbrio dos fatores de competitividade (internos, estruturais e sistêmicos) entre as lojas. 
id UVRV-2_6ff9747cd10b711dc1cb3a91dfb502fa
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/2468
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
spelling ANÁLISE DO MARKETING 1.0, 2.0 e 3.0 E DO NÍVEL DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE GAÚCHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2468Interdisciplinar; AdministraçãoMarketing; Eletrodomésticos; Composto de Marketing; Estágios do Marketing; Competitividade.Marketing; Competitividade;O presente estudo foi realizado em 30 lojas de eletrodomésticos localizadas em cidades do Noroeste Gaúcho. O objetivo principal que norteou o estudo foi o diagnóstico de como estas empresas aplicam o composto de marketing, os estágios do marketing 1.0, 2.0 e 3.0, e diagnosticar o nível de competitividade das empresas em questão. No referencial teórico foram abordados conceitos sobre marketing, caracterização dos estágios do marketing, composto de marketing e competitividade. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, exploratória, descritiva, bibliográfica, aplicada e não-probabilística – definição da amostra por julgamento. A realização da pesquisa deu-se através de entrevista com questões estruturadas que resultou nos dados primários. Este instrumento foi dirigido aos gestores das lojas. Com os dados levantados, a partir das entrevistas, foi possível o diagnóstico utilizando o método de survey. Os resultados apontam que as lojas possuem visão de que o marketing está relacionado a um conjunto de atributos como produto, preço, definição de preço, escolha de pontos de distribuição, divulgação e análise da concorrência. A maioria das lojas encontra-se no estágio do marketing 2.0, tendo como foco exclusivamente o consumidor. E, segundo, a existência do equilíbrio dos fatores de competitividade (internos, estruturais e sistêmicos) entre as lojas. ABECCAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍSPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍSAUSEN, Jorge Oneide; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍSCHALLENBERGER, Lucas; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ2016-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/246810.5892/ruvrd.v14i1.2468Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 192-2112236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2468/pdf_43310.5892/ruvrd.v14i1.2468.g2317Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:34Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/2468Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:05.563934Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO MARKETING 1.0, 2.0 e 3.0 E DO NÍVEL DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE GAÚCHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2468
title ANÁLISE DO MARKETING 1.0, 2.0 e 3.0 E DO NÍVEL DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE GAÚCHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2468
spellingShingle ANÁLISE DO MARKETING 1.0, 2.0 e 3.0 E DO NÍVEL DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE GAÚCHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2468
ANÁLISE DO MARKETING 1.0, 2.0 e 3.0 E DO NÍVEL DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE GAÚCHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2468
CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
Interdisciplinar; Administração
Marketing; Eletrodomésticos; Composto de Marketing; Estágios do Marketing; Competitividade.
Marketing; Competitividade;
CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
Interdisciplinar; Administração
Marketing; Eletrodomésticos; Composto de Marketing; Estágios do Marketing; Competitividade.
Marketing; Competitividade;
title_short ANÁLISE DO MARKETING 1.0, 2.0 e 3.0 E DO NÍVEL DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE GAÚCHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2468
title_full ANÁLISE DO MARKETING 1.0, 2.0 e 3.0 E DO NÍVEL DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE GAÚCHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2468
title_fullStr ANÁLISE DO MARKETING 1.0, 2.0 e 3.0 E DO NÍVEL DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE GAÚCHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2468
ANÁLISE DO MARKETING 1.0, 2.0 e 3.0 E DO NÍVEL DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE GAÚCHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2468
title_full_unstemmed ANÁLISE DO MARKETING 1.0, 2.0 e 3.0 E DO NÍVEL DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE GAÚCHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2468
ANÁLISE DO MARKETING 1.0, 2.0 e 3.0 E DO NÍVEL DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE GAÚCHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2468
title_sort ANÁLISE DO MARKETING 1.0, 2.0 e 3.0 E DO NÍVEL DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE GAÚCHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIODOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2468
author CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
author_facet CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
ZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SAUSEN, Jorge Oneide; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SCHALLENBERGER, Lucas; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
ZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SAUSEN, Jorge Oneide; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SCHALLENBERGER, Lucas; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
author_role author
author2 ZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SAUSEN, Jorge Oneide; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SCHALLENBERGER, Lucas; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv CAPPELLARI, Gabriela; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
ZAMBERLAN, Luciano; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SPAREMBERGER, Ariosto; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SAUSEN, Jorge Oneide; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
SCHALLENBERGER, Lucas; Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinar; Administração
Marketing; Eletrodomésticos; Composto de Marketing; Estágios do Marketing; Competitividade.
Marketing; Competitividade;
topic Interdisciplinar; Administração
Marketing; Eletrodomésticos; Composto de Marketing; Estágios do Marketing; Competitividade.
Marketing; Competitividade;
description O presente estudo foi realizado em 30 lojas de eletrodomésticos localizadas em cidades do Noroeste Gaúcho. O objetivo principal que norteou o estudo foi o diagnóstico de como estas empresas aplicam o composto de marketing, os estágios do marketing 1.0, 2.0 e 3.0, e diagnosticar o nível de competitividade das empresas em questão. No referencial teórico foram abordados conceitos sobre marketing, caracterização dos estágios do marketing, composto de marketing e competitividade. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, exploratória, descritiva, bibliográfica, aplicada e não-probabilística – definição da amostra por julgamento. A realização da pesquisa deu-se através de entrevista com questões estruturadas que resultou nos dados primários. Este instrumento foi dirigido aos gestores das lojas. Com os dados levantados, a partir das entrevistas, foi possível o diagnóstico utilizando o método de survey. Os resultados apontam que as lojas possuem visão de que o marketing está relacionado a um conjunto de atributos como produto, preço, definição de preço, escolha de pontos de distribuição, divulgação e análise da concorrência. A maioria das lojas encontra-se no estágio do marketing 2.0, tendo como foco exclusivamente o consumidor. E, segundo, a existência do equilíbrio dos fatores de competitividade (internos, estruturais e sistêmicos) entre as lojas. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2468
10.5892/ruvrd.v14i1.2468
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2468
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i1.2468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2468/pdf_433
10.5892/ruvrd.v14i1.2468.g2317
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 192-211
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v14i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1822178735709749248
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i1.2468