Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/603 |
Resumo: | O presente ensaio aborda a necessidade de uma integração entre os paradigmas que enfocam o ensino de ciências, no sentido de que a aparente dicotomia paradigmática existente entre eles gera uma situação conflituosa para o aluno, ao abordar temas de vanguarda nas ciências, que podem encontrar amparo em ambos os enfoques. Trata-se de dois paradigmas capazes de se integrarem mutuamente, um de cunho mais objetivista, em que prevalece o empirismo e as pesquisas cognominadas quantitativas e outro mais subjetivista com preponderância da fenomenologia, sustentando as pesquisas chamadas qualitativas. O percurso metodológico foi embasado em pesquisa bibliográfica tendo como base Apolinário (2009), Serrano (1998), Sanches (2007), Davydov (1998), Leontiev (1983) dentre outros, e na observação participativa em sala de aula. Os resultados apontam para a necessidade de um campo educacional devidamente estruturado, em que o discente construa, a partir da autonomia, um caminho “livre” em termos paradigmáticos e metodológicos, por via de uma atuação pedagógica apurada e a utilização dos meios e recursos disponíveis pelas duas correntes. Esse conjunto de estratégias combinadas pode se configurar em um importante método a ser desfrutado, tanto pelas ciências em sua origem intrínseca, quanto pelo seu ensino, trazendo condições e provocando uma postura que poderá ajudar na reflexão e na compreensão dos conceitos de complexos da ciência contemporânea, importantes na cognição dos alunos. |
id |
UVRV-2_b9dda1dbc1f58a75909bfe3c4024a638 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/603 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148O presente ensaio aborda a necessidade de uma integração entre os paradigmas que enfocam o ensino de ciências, no sentido de que a aparente dicotomia paradigmática existente entre eles gera uma situação conflituosa para o aluno, ao abordar temas de vanguarda nas ciências, que podem encontrar amparo em ambos os enfoques. Trata-se de dois paradigmas capazes de se integrarem mutuamente, um de cunho mais objetivista, em que prevalece o empirismo e as pesquisas cognominadas quantitativas e outro mais subjetivista com preponderância da fenomenologia, sustentando as pesquisas chamadas qualitativas. O percurso metodológico foi embasado em pesquisa bibliográfica tendo como base Apolinário (2009), Serrano (1998), Sanches (2007), Davydov (1998), Leontiev (1983) dentre outros, e na observação participativa em sala de aula. Os resultados apontam para a necessidade de um campo educacional devidamente estruturado, em que o discente construa, a partir da autonomia, um caminho “livre” em termos paradigmáticos e metodológicos, por via de uma atuação pedagógica apurada e a utilização dos meios e recursos disponíveis pelas duas correntes. Esse conjunto de estratégias combinadas pode se configurar em um importante método a ser desfrutado, tanto pelas ciências em sua origem intrínseca, quanto pelo seu ensino, trazendo condições e provocando uma postura que poderá ajudar na reflexão e na compreensão dos conceitos de complexos da ciência contemporânea, importantes na cognição dos alunos.ABECPEIXOTO, Marco Aurélio NicolatoBARBOSA, IerecêMAIA, Dayse Peixoto2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/60310.5892/603Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 10, n. 1 (2012); 41-482236-53621517-027610.5892/ruvrd.v10i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/603/pdf10.5892/ruvrd.v10i1.603.g472Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-24T16:17:51ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148 |
title |
Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148 |
spellingShingle |
Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148 PEIXOTO, Marco Aurélio Nicolato |
title_short |
Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148 |
title_full |
Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148 |
title_fullStr |
Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148 |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148 |
title_sort |
Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148 |
author |
PEIXOTO, Marco Aurélio Nicolato |
author_facet |
PEIXOTO, Marco Aurélio Nicolato BARBOSA, Ierecê MAIA, Dayse Peixoto |
author_role |
author |
author2 |
BARBOSA, Ierecê MAIA, Dayse Peixoto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEIXOTO, Marco Aurélio Nicolato BARBOSA, Ierecê MAIA, Dayse Peixoto |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O presente ensaio aborda a necessidade de uma integração entre os paradigmas que enfocam o ensino de ciências, no sentido de que a aparente dicotomia paradigmática existente entre eles gera uma situação conflituosa para o aluno, ao abordar temas de vanguarda nas ciências, que podem encontrar amparo em ambos os enfoques. Trata-se de dois paradigmas capazes de se integrarem mutuamente, um de cunho mais objetivista, em que prevalece o empirismo e as pesquisas cognominadas quantitativas e outro mais subjetivista com preponderância da fenomenologia, sustentando as pesquisas chamadas qualitativas. O percurso metodológico foi embasado em pesquisa bibliográfica tendo como base Apolinário (2009), Serrano (1998), Sanches (2007), Davydov (1998), Leontiev (1983) dentre outros, e na observação participativa em sala de aula. Os resultados apontam para a necessidade de um campo educacional devidamente estruturado, em que o discente construa, a partir da autonomia, um caminho “livre” em termos paradigmáticos e metodológicos, por via de uma atuação pedagógica apurada e a utilização dos meios e recursos disponíveis pelas duas correntes. Esse conjunto de estratégias combinadas pode se configurar em um importante método a ser desfrutado, tanto pelas ciências em sua origem intrínseca, quanto pelo seu ensino, trazendo condições e provocando uma postura que poderá ajudar na reflexão e na compreensão dos conceitos de complexos da ciência contemporânea, importantes na cognição dos alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/603 10.5892/603 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/603 |
identifier_str_mv |
10.5892/603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/603/pdf 10.5892/ruvrd.v10i1.603.g472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 10, n. 1 (2012); 41-48 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v10i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454435451502592 |