Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEIXOTO, Marco Aurélio Nicolato
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: BARBOSA, Ierecê, MAIA, Dayse Peixoto
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/603
Resumo: O presente ensaio aborda a necessidade de uma integração entre os paradigmas que enfocam o ensino de ciências, no sentido de que a aparente dicotomia paradigmática existente entre eles gera uma situação conflituosa para o aluno, ao abordar temas de vanguarda nas ciências, que podem encontrar amparo em ambos os enfoques. Trata-se de dois paradigmas capazes de se integrarem mutuamente, um de cunho mais objetivista, em que prevalece o empirismo e as pesquisas cognominadas quantitativas e outro mais subjetivista com preponderância da fenomenologia, sustentando as pesquisas chamadas qualitativas. O percurso metodológico foi embasado em pesquisa bibliográfica tendo como base Apolinário (2009), Serrano (1998), Sanches (2007), Davydov (1998), Leontiev (1983) dentre outros, e na observação participativa em sala de aula. Os resultados apontam para a necessidade de  um campo educacional devidamente estruturado, em que o discente construa, a partir da autonomia, um caminho “livre” em termos paradigmáticos e metodológicos, por via de uma atuação pedagógica apurada e a utilização dos meios e recursos disponíveis pelas duas correntes. Esse conjunto de estratégias combinadas pode se configurar em um importante método a ser desfrutado, tanto pelas ciências em sua origem intrínseca, quanto pelo seu ensino, trazendo condições e provocando uma postura que poderá ajudar na reflexão e na compreensão dos conceitos de complexos da ciência contemporânea, importantes na cognição dos alunos.
id UVRV-2_b9dda1dbc1f58a75909bfe3c4024a638
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/603
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148O presente ensaio aborda a necessidade de uma integração entre os paradigmas que enfocam o ensino de ciências, no sentido de que a aparente dicotomia paradigmática existente entre eles gera uma situação conflituosa para o aluno, ao abordar temas de vanguarda nas ciências, que podem encontrar amparo em ambos os enfoques. Trata-se de dois paradigmas capazes de se integrarem mutuamente, um de cunho mais objetivista, em que prevalece o empirismo e as pesquisas cognominadas quantitativas e outro mais subjetivista com preponderância da fenomenologia, sustentando as pesquisas chamadas qualitativas. O percurso metodológico foi embasado em pesquisa bibliográfica tendo como base Apolinário (2009), Serrano (1998), Sanches (2007), Davydov (1998), Leontiev (1983) dentre outros, e na observação participativa em sala de aula. Os resultados apontam para a necessidade de  um campo educacional devidamente estruturado, em que o discente construa, a partir da autonomia, um caminho “livre” em termos paradigmáticos e metodológicos, por via de uma atuação pedagógica apurada e a utilização dos meios e recursos disponíveis pelas duas correntes. Esse conjunto de estratégias combinadas pode se configurar em um importante método a ser desfrutado, tanto pelas ciências em sua origem intrínseca, quanto pelo seu ensino, trazendo condições e provocando uma postura que poderá ajudar na reflexão e na compreensão dos conceitos de complexos da ciência contemporânea, importantes na cognição dos alunos.ABECPEIXOTO, Marco Aurélio NicolatoBARBOSA, IerecêMAIA, Dayse Peixoto2012-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/60310.5892/603Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 10, n. 1 (2012); 41-482236-53621517-027610.5892/ruvrd.v10i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/603/pdf10.5892/ruvrd.v10i1.603.g472Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-24T16:17:51ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148
title Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148
spellingShingle Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148
PEIXOTO, Marco Aurélio Nicolato
title_short Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148
title_full Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148
title_fullStr Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148
title_full_unstemmed Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148
title_sort Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148
author PEIXOTO, Marco Aurélio Nicolato
author_facet PEIXOTO, Marco Aurélio Nicolato
BARBOSA, Ierecê
MAIA, Dayse Peixoto
author_role author
author2 BARBOSA, Ierecê
MAIA, Dayse Peixoto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv PEIXOTO, Marco Aurélio Nicolato
BARBOSA, Ierecê
MAIA, Dayse Peixoto
dc.subject.none.fl_str_mv


description O presente ensaio aborda a necessidade de uma integração entre os paradigmas que enfocam o ensino de ciências, no sentido de que a aparente dicotomia paradigmática existente entre eles gera uma situação conflituosa para o aluno, ao abordar temas de vanguarda nas ciências, que podem encontrar amparo em ambos os enfoques. Trata-se de dois paradigmas capazes de se integrarem mutuamente, um de cunho mais objetivista, em que prevalece o empirismo e as pesquisas cognominadas quantitativas e outro mais subjetivista com preponderância da fenomenologia, sustentando as pesquisas chamadas qualitativas. O percurso metodológico foi embasado em pesquisa bibliográfica tendo como base Apolinário (2009), Serrano (1998), Sanches (2007), Davydov (1998), Leontiev (1983) dentre outros, e na observação participativa em sala de aula. Os resultados apontam para a necessidade de  um campo educacional devidamente estruturado, em que o discente construa, a partir da autonomia, um caminho “livre” em termos paradigmáticos e metodológicos, por via de uma atuação pedagógica apurada e a utilização dos meios e recursos disponíveis pelas duas correntes. Esse conjunto de estratégias combinadas pode se configurar em um importante método a ser desfrutado, tanto pelas ciências em sua origem intrínseca, quanto pelo seu ensino, trazendo condições e provocando uma postura que poderá ajudar na reflexão e na compreensão dos conceitos de complexos da ciência contemporânea, importantes na cognição dos alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/603
10.5892/603
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/603
identifier_str_mv 10.5892/603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/603/pdf
10.5892/ruvrd.v10i1.603.g472
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 10, n. 1 (2012); 41-48
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v10i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454435451502592